Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    20m2 de sala nem para os sofas vai dar!
    E olhe que uma cozinha de 30m2 também não é assim tão grande se vai fazer nela sala de jantar!
    Pense bem naquilo que quer!
  2.  # 42

    Reformule, Ricardo...se não ainda se arrepende...a proporção entre quartos e sala deve ser de 1 para 2 em casos correntes...
  3.  # 43

    Não á terreno que chegue para aumentar a largura
    para isso tinha que virar os vao com vidro para poente ainda pior noroeste e fazer sobre o comprido
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2015

     # 44

    Por pouco tem uma lavandaria quase do mesmo tamanho da sala...
    Já é a segunda lavandaria enorme que vejo por aqui.

    Têm assim tanta coisa para lavar?!
  4.  # 45

    Por experiência própria um sala de 20m2 é tudo menos prática...

    Claro que depende sempre da vivência de cada um... Costuma fazer jantares/almoços de família, amigos?!? Gosta de ter gente em casa em dias festivos?? Se sim, então vai sentir muito a falta de um espaço na sala.

    Se realmente a sua vida em casa é mesmo só para comer e dormir, então a sala de 20m2 chega e sobra.
    Concordam com este comentário: electrao
  5.  # 46

    lavandaria e casa das maquinas

    Bomba de calor para aguas sanitárias, possível caldeira pellets para aquecimento, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa

    inicialmente era para ser assim quartos e sala virados a poente e cozinha a sul mas entretanto o terreno aumentou de largura ao fundo e resolvi virar tudo a sudoeste pois o terreno só tem vista de sudoeste a noroeste o resto é monte
      100_7771 (Medium).JPG
  6.  # 47

    mas não gostei a poente por ter medo do sol a bater nos vidos da parte de tarde o que teria se ser um vidro muito bom para que não passa-se nada para dentro
    assim tenho sol quando é bom de inverno e de verão quando baixar apanha de lado é já não deve ser muito grave.
      100_7772 (Medium).JPG
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2015

     # 48

    Colocado por: nelson__ricardolavandaria e casa das maquinas

    Bomba de calor para aguas sanitárias, possível caldeira pellets para aquecimento, maquina de lavar roupa, maquina de secar roupa

    14m2 parecem-me muito para só essas coisas... uns 7 ou 8 m2 acho que chegavam perfeitamente, especialmente com uma garagem de 30m2 logo ali.
  7.  # 49

    para mim sala é para ver tv e mais nada
    onde estamos não temos tv nos quartos nem cozinha por opção só temos na sala
    na nova poderei ter uma também ma cozinha mas será uma coisa ainda a ver
    não recebemos nenhumas visitas e se vier a receber são família e poucas vezes e poucas pessoas e serão recebidas na cozinha e se houver jantar será na cozinha la tem ilha mas em principio não a colocarei.
    vejo por varias pessoas da família com salas enormes e mobiladas e depois ninguém as utiliza, acabamos por estar sempre na cozinha
    mas tarde até me poderei vir à arrepender, concordo que deveria ter mais largura 1m mas teria que tirar à cozinha ou garagem e já só tem 3,20 de largura
  8.  # 50

    Colocado por: nelson__ricardopara mim sala é para ver tv e mais nada
    onde estamos não temos tv nos quartos nem cozinha por opção só temos na sala
    na nova poderei ter uma também ma cozinha mas será uma coisa ainda a ver
    não recebemos nenhumas visitas e se vier a receber são família e poucas vezes e poucas pessoas e serão recebidas na cozinha e se houver jantar será na cozinha la tem ilha mas em principio não a colocarei.
    vejo por varias pessoas da família com salas enormes e mobiladas e depois ninguém as utiliza, acabamos por estar sempre na cozinha
    mas tarde até me poderei vir à arrepender, concordo que deveria ter mais largura 1m mas teria que tirar à cozinha ou garagem e já só tem 3,20 de largura


    Nelson, por isso referi que depende tudo das vivências de cada um...

    Para mim a cozinha é local pouco acolhedor para visitas, mas lá está se com a sua maneira de viver a casa, ficar com a sala só para "exposição" então acho que faz bem em cortar a esse espaço e aumentar a outros cómodos que lhe sejam mais úteis.

    O que interessa é que casa sirva as suas pretenções e não as nossas, cada um de nós tem a sua forma de viver e como tal a casa deve estar preparada o melhor possível para esse nossos estilo de vida.

    Eu não fiz casa ao meu gosto mas felizmente consegui uma que tem o que eu mais pretendia numa casa, vistas desafogadas tanto nos quartos como na sala e cozinha e acesso direto da sala e cozinha para o jardim e estes com as medidas certas para o nosso estilo de vida ;)
  9.  # 51

    Eu percebo as suas condicionantes, mas acho que poderia ser feito mais e melhor e mais barato ( menos areas desperdiçadas e melhor qualidade de espaços)
    Gosto mais da ideia da volumetria actual... quanto ao sol de Poente.. amigo para isso servem os estores exteriores. e pode sempre complementar com vidros reflectantes (que também garantem alguma privacidade durante o dia)
  10.  # 52

    Já agora Nelson, só consultou a opinião de um arq.?? Dentro daquilo que pretende devem haver 1001 soluções, acho que não perdia nada (talvez € e certamente que não é fácil estar a pagar por um estudo que depois não vão querer) e teria sempre outras ideias para comparação
  11.  # 53

    Rodri
    estas imagem e plantas estão a ser feitas por um arquiteto e que será o que vai fazer o projeto e depois a casa.
    já coloquei aqui a localização do terreno e respetivo levantamento topográfico.

    Pedro Barradas
    a parte de cima para mim está bom pois o único desperdício é o corredor que tem 5,5m e a caixa das escada
    na parte de baixo a garagem não a posso tirar, poderia tirar os armários junto às escada para aumentar a sala mas seria sempre ao comprido e ela perde mais pela largura
    poderia aproveitar o triangulo da sacada da cozinha e depois meter na sala mas acho que ate fica interessante como está a minha duvida é se coloco uma janela estreita mas comprida à altura da cabeça para ter vista a poente
    Concordam com este comentário: Rodri12
  12.  # 54

    Não tenho muito mais a comentar, acho que o arquiteto esta preso a uma única solução, não sei se por opção sua, se por falta de capacidade, não sei a razão, mas reafirmo que esse projeto tem pouca utilidade e qualidade. acho que deveria pedir alternativas e existem milhares delas. gastar 130000 mil euros para uma casa que tem uns 170m2 é viável, não esta assim tão limitado.Não posso dizer mais!!
  13.  # 55

    bem sem me alongar muito:

    tem ai um terreno com uns declives complicados e sinceramente ainda não acho que o seu arquitecto tenha agarrado a coisa. por exemplo qual o acesso ao pátio a sul?
    este é um daqueles casos em que se tem que "domar" muito bem o terreno dai que esses exercícios das plantas me pareçam muito no ar para não falar também na solução funcional interna que me parece também algo "angustiada" nem se percebe bem onde é a entrada da casa.
    aqueles toques de parede na esquina da cozinha a tentar disfarçar os ângulos diz muito da pouca força ou convicção da solução volumétrica
    não leve a mal estas criticas mas esse projecto precisa de se ligar mais ao terreno, precisa que se trabalhe as plantas em cima do levantamento topográfico, precisa de se ligar á estrada por exemplo, talvez como o Pedro Barradas já disse, se der para aceder com o carro pelo norte então faça ai a garagem cá em cima.
  14.  # 56

    eu sei que o ideal seria por norte o carro mas o caminho que este de inverno só de galochas ate ao joelho pois está em terrano e teria que fazer uns 250m a mais para entrar com o carro, para já só estamos a trabalhar as divisões.
    da cota 94 que vai iniciar a casa é 4m mais baixo que o caminho a este que se perlonga ate sul(caminho em terra aberto à 2meses) e não sei se algum dia será alcatroado pois só vserve para um monte que está como reserva florestal
    foto da entrada do caminho a sul e que delimita o terreno a sul e a este ate à ponta norte
    sábado vou ao terreno e vou tirar varias fotos, as imagem do Google estão desatualizadas
    a entrada será sempre entrar de carro e passar para dentro de casa, aqui vá onde for tem que ser de carro.
      IMG20141114_005.jpg
  15.  # 57

    riscos
    tenho de afastar 8m ao eixo na estrada e 4m ao eixo do caminho
    a frente não pode ser nem a este nem a norte
    faça um rabisco par de um sitio onde a possa virar
    •  
      FD
    • 26 fevereiro 2015

     # 58

    Acho que nunca é demais avisar: cuidado com as casas demasiado ajustadas à nossa vivência!
    Amanhã, por causa de algum imprevisto, precisa de a vender e ninguém lhe toca!
    A casa "personalizada" em excesso pode muito bem tornar-se invendável ou sofrer uma grande depreciação.

    Estou farto de as ver nos classificados à venda durante anos...
    Concordam com este comentário: Italiano, sergio_pintas, cpneves68
  16.  # 59

    hoje surgiu-me uma ideia que seria trocar as paredes de vidro da parte de baixo e colocar janelas de 3 folhas principalmente na cozinha, mas na sala também não seria mau no inverno que vai ficar o vidro todo sujo na parte perto do chão
    que dizem?
  17.  # 60

    a minha "crítica" não é o a localização, mas sim o realizar outra arquitetura diferente dessa, não se limitando só a essa casa.
 
0.0273 seg. NEW