Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: pauloagsantoso facto de existir uma serventia (pelo seu terreno) não quer dizer que ele tenha direito a ela.

    Existir não existe, ele é que decidiu que aquilo era tudo dele e que podia passar onde apetecesse, lá por não estar lavrado(aquela zona até tem 3 ou 4 azinheiras) não quer dizer que não tem dono e que se posso passar e fazer portões e passagens!
    Colocado por: pauloagsantosquanto ás valas e aos pedragulhos, foi exactamente o que fizeram ao terreno do meu avo (que já contei atrás), comprada a serventia de boca, usada durante 60 anos, como nunca foi escriturada era como se ela não existisse, inutilizaram a serventia com dois pedragulhos e que remédio tivemos se não usar a verdadeira serventia do terreno.

    Eu até andava a pensar plantar uns sobreiros e umas azinheiras, já sei onde vai ser.. De qualquer das maneiras vou la meter o portão assim sei que não passa, a não ser que estrague o portão e ai, vamos ter problemas(graves)!
    Colocado por: pauloagsantosEsta situação parece-me muito semelhante, o único problema é se a pessoa é conflituosa ao ponto de pegar numa caçadeira e começar a dar chumbo a torto e a direito

    Muitos desses é só garganta(claro que também existem os que não é, mas este não deve ser o caso).. Só são malucos até aparecer um mais maluco que eles!
  2.  # 22

    Colocado por: ktm333De qualquer das maneiras vou la meter o portão assim sei que não passa, a não ser que estrague o portão e ai, vamos ter problemas(graves)!

    Por acaso não tem fotografias do seu terreno antes do seu vizinho colocar a cerca e o portão? Se tiver guarde-as para o que der e vier. Se colocar o portão, não se esqueça de tirar fotos, depois, e peça a factura - com o seu/vosso NIF - ao fornecedor dos materiais.
  3.  # 23

    Colocado por: maria rodriguesPor acaso não tem fotografias do seu terreno antes do seu vizinho colocar a cerca e o portão?

    Agora que fala nisso, no ano de 2007 uns artistas com um balão de ar quente, tocaram num fio da eletricidade(EDP) e provocaram um incêndio, queimaram-me as oliveiras todas e ninguém pagou nada lol mas isso é outra história, e na altura tirei fotos, mas já nem sei onde é que elas andam, tenho de ir procurar e ver se apanham o terreno sem a cerca..
    Colocado por: maria rodriguesSe colocar o portão, não se esqueça de tirar fotos, depois, e peça a factura - com o seu/vosso NIF - ao fornecedor dos materiais.

    Eu vou colocar na parte que é minha, e devo usar restos de material que tenho lá por casa, ferros e rede não falta! Mas caso compra, quero ver se não me esqueço da fatura, para ver se ganho o carro lol
  4.  # 24

    Colocado por: ktm333Mas caso compra, quero ver se não me esqueço da fatura, para ver se ganho o carro lol

    Não é tanto pelo carro, mas para ter prova de que gastou dinheiro na compra do portão.
    • ktm333
    • 24 março 2015 editado

     # 25

    Colocado por: maria rodriguesNão é tanto pelo carro, mas para ter prova de que gastou dinheiro na compra do portão.

    Eu percebi, mas estava na brincadeira.. :)
    O portão consiste numa rede com 2 ferros espetados de cada lado, atravessado com um cabo de aço, e um cadeado.. Vai ser feito ainda esta semana, depois trago mais fotos, do portão dele, e do sitio onde tem a serventia dele, por um lado espero que ele esteja lá para ver, mas por outro espero que não esteja porque já sei como é o meu pai com estas "brincadeiras"..
    Por agora deixo aqui para os mais entendidos na matéria.. Sou eu que sou muito estúpido e não vejo ali caminho nenhum, ou não existe mesmo ali caminho nenhum na minha propriedade?
    A minha(e do meu familiar)é a 307, e a do outro é a 13.
      dddddd.JPG
    • ktm333
    • 29 março 2015 editado

     # 26

    Colocado por: ktm333depois trago mais fotos

    Aqui estão as fotos, acho que dá para perceber, se tiverem alguma duvida perguntem.. :)
    Poderá um terreno ter duas serventias? Chegou-me aos ouvidos que ele até levou lá o presidente, mas que me parece que não vai conseguir nada dali, os ferros já lá foram colocados ontem, o cimento ficou a secar, para a semana já leva a corrente, o cadeado, e a rede..
    As primeiras 5 é da serventia que sempre foi a daquele terreno.. A ultima é o sitio onde o terreno vai ser fechado, como é a única entrada para o meu, já não passa em mais lado nenhum a não ser pela serventia dele..
      IMG049.jpg
      IMG051.jpg
      IMG052.jpg
      IMG055.jpg
      IMG057.jpg
      IMG0572.jpg
      IMG061.jpg
      IMG064.jpg
      IMG065.jpg
  5.  # 27

    Colocado por: ktm333 (...) As primeiras 5 é da serventia que sempre foi a daquele terreno.. A ultima é o sitio onde o terreno vai ser fechado, como é a única entrada para o meu, já não passa em mais lado nenhum a não ser pela serventia dele..

    Se bem percebo o seu vizinho tem serventia disponível embora me pareça, pelas fotos, que o acesso ao terreno não lhe pertence. Se assim não fosse ele não vedaria o terreno do lado desse acesso (1ª, 2ª e 3ª fotos) ). Falta saber se aquele acesso tem dono (?) conhecido e se é o caminho mais curto. Mesmo não sendo, aparentemente, nada obsta a que aquele não passe por ali. Não sei se interpretei bem as fotografias, porque me parece que o caminho já está adaptado à circulação de veículos agrícolas. Sim ou não...?
    • ktm333
    • 30 março 2015 editado

     # 28

    Colocado por: maria rodriguesSe bem percebo o seu vizinho tem serventia disponível embora me pareça, pelas fotos, que o acesso ao terreno não lhe pertence. Se assim não fosse ele não vedaria o terreno do lado desse acesso (1ª, 2ª e 3ª fotos) ). Falta saber se aquele acesso tem dono (?) conhecido e se é o caminho mais curto. Mesmo não sendo, aparentemente, nada obsta a que aquele não passe por ali. Não sei se interpretei bem as fotografias, porque me parece que o caminho já está adaptado à circulação de veículos agrícolas. Sim ou não...?

    Tem disponível, e sempre foi por ali.. Não, não lhe pertence(acho que é de um familiar), mas o meu terreno também não lhe pertence e ele quer fazer lá caminho... Aquele acesso é para os terrenos ao lado e para aquele, o que aconteceu foi quem lhe foi lá levar cimento, e blocos, não consegui passar por lá, porque tem de passar pela aldeia, e por uma curva apertada, depois também é a subir, enquanto que pelo meu é a descer.. isso da distancia, é da via publica, ou do caminho mais próximo(Naquele caso do caminho ao terreno dele são cerca de 6 metros mais coisa menos coisa, para passar no meu que tem acesso à via publica, são alguns 20 ou 30..)? O caminho está adaptado a circulação de veiculos agricolas, como já tinha dito, no ano passado em outubro, andava lá no meu terreno, e passou um homem com o trator pelo meu terreno para ir para aquele, ainda nem vedação tinha, e depois ao sair, saiu pelo outro lado depois de ver que havia lá gente..
  6.  # 29

    Portanto, pode cortar-lhe as voltas, à vontade, uma vez que a distância ao vosso terreno é maior, não é? Acredito que esse senhor não vai querer problemas convosco porque implicaria meter-se em despesas, digo eu! Para mais tem uma serventia à disposição(?) sem ter de passar pelo vosso terreno. Pode ser que corra bem, faça-se votos!
  7.  # 30

    Já ca tinha colocado, mas meto outra vez, o caminho é esse que se vê do lado esquerdo, acho que com as fotos dá para ter uma ideia do que lá está.. O meu terreno fica fechado ainda esta semana, no máximo no fim de semana, já é só meter a rede!
    Colocado por: maria rodriguesPortanto, pode cortar-lhe as voltas, à vontade, uma vez que a distância ao vosso terreno é maior, não é?

    Da via Publica ao terreno, ou os caminhos(terra) também contam?
    Colocado por: maria rodriguesAcredito que esse senhor não vai querer problemas convosco porque implicaria meter-se em despesas, digo eu! Para mais tem uma serventia à disposição(?) sem ter de passar pelo vosso terreno.

    É mesmo só porque pensa que aquilo é tudo dele, toda a gente na aldeia diz que nunca conheceu ali caminho, mas ele diz que sim.. Enfim! Agora ficaram lá 2 papéis com fotocópia do mapa da caderneta onde se vê bem que não existe ali caminho nenhum, fico a espera que ou meta lá a dele para me dizer onde está o caminho, ou tire de lá a m... do portão! Também já está planeado o muro com cerca de 50cm a 1m de altura a frente do portão, para ser um portão a abrir para "lado nenhum", as pedras já lá estão ao lado, só se gasta tempo, cimento e areia..
      ssddsddds.JPG
  8.  # 31

    é assim o que a lei obriga é que eu saiba não pode haver um terreno fechado por outro , fora isso não tem nada a ver com distancias , se o terreno do seu vizinho tem outra via de acesso tape a sua ...
  9.  # 32

    Colocado por: rafaelisidoroé assim o que a lei obriga é que eu saiba não pode haver um terreno fechado por outro , fora isso não tem nada a ver com distancias , se o terreno do seu vizinho tem outra via de acesso tape a sua ...

    Mas ai, acho que a lei diz que se houver um terreno "encravado", tenho direito de o comprar, certo?
  10.  # 33

    Colocado por: ktm333
    Mas ai, acho que a lei diz que se houver um terreno "encravado", tenho direito de o comprar, certo?
    nao , só tem direito de o comprar se o dono quiser vender , o que a lei diz é que pode ser você a ceder a passagem isso se não houver algo partilhado anos atrás ... por exemplo se aquilo for uma partilha antiga quem a herdou deveria ter herdado com passagem do proprietario antigo percebe ... e ai se o seu terreno for o melhor por varios factores é a si que cabe ceder a passagem , mas acho que não é o caso uma vez que já mostrou aqui que o homem tem outra passagem e falta só um metro né ainda se calhar um metro de uma partilha enfim ...já o disserem vá ao registo predial ou lá coisa parecida veja papeis antigos , cadernetas e peça um levantamento ...
  11.  # 34

    Colocado por: ktm333
    Da via Publica ao terreno, ou os caminhos(terra) também contam?

    Da via pública ao terreno; e não é absolutamente indispensável que conte a menor distância. Pode ser maior, não importa. São tidas em conta outras condicionantes. Se bem me lembro, li, escrito aqui por si, que ao seu vizinho faltariam alguns (poucos) metros para entestar no público; portanto ele que se desunhe e que procure as alternativas sem prejudicar terceiros.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
    • ktm333
    • 30 março 2015 editado

     # 35

    Colocado por: rafaelisidoronao , só tem direito de o comprar se o dono quiser vender , o que a lei diz é que pode ser você a ceder a passagem isso se não houver algo partilhado anos atrás ... por exemplo se aquilo for uma partilha antiga quem a herdou deveria ter herdado com passagem do proprietario antigo percebe ... e ai se o seu terreno for o melhor por varios factores é a si que cabe ceder a passagem , mas acho que não é o caso uma vez que já mostrou aqui que o homem tem outra passagem e falta só um metro né ainda se calhar um metro de uma partilha enfim ...já o disserem vá ao registo predial ou lá coisa parecida veja papeis antigos , cadernetas e peça um levantamento ...

    Li por ai qualquer coisa assim, claro que só vende se quiser, mas eu tenho o direito de apresentar uma proposta de compra.. Aquilo nem chego a saber se foi herdado ou comprado, mas também não interessa.. Faltam cerca de 6 a 7 metros(do caminho de terra das fotos, até ao dele), mas é uma distancia muito menor do que passar no meu terreno!
    Colocado por: maria rodriguesDa via pública ao terreno; e não é absolutamente indispensável que conte a menor distância. Pode ser maior, não importa. São tidas em conta outras condicionantes. Se bem me lembro, li, escrito aqui por si, que ao seu vizinho faltariam alguns (poucos) metros para entestar no público; portanto ele que se desunhe e que procure as alternativas sem prejudicar terceiros.

    Não é no publico, é no outro caminho de terra, que se vê nas fotos que coloquei aqui ontem(2ª foto, do poste até à azinheira), são cerca de 6 a 7 metros, mas como se pode ver, já fez um "caminho" por lá até ao dele..
  12.  # 36

    Passado 6 anos, processo iniciado em tribunal, onde afirmam aquilo que não é verdade, vamos aguardar desenvolvimentos..
  13.  # 37

    Estava a ler e nem vi a data 😅
    6 anos e ainda nisso!?

    Como é que o homem se tem servido do terreno? E quem foi para tribunal?
    Alguma vez lhe destruiu o que você construiu no seu terreno (que o impossibilitava de ter ter serventia)
  14.  # 38

    Colocado por: casinhaDaAvo
    6 anos e ainda nisso!?

    Parece que sim, pensei que estava "resolvido"...

    Colocado por: casinhaDaAvoComo é que o homem se tem servido do terreno? E quem foi para tribunal?

    Não têm, porque não quiseram. Os outros, por nós estava tudo bem como estava..
 
0.0255 seg. NEW