Iniciar sessão ou registar-se
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015 editado

# 1

Boa tarde caros amigos do fórum
    Gostaria se possível se alguém me podia ajudar na seguinte dúvida
    Para assinar alvara até classe 1 nessecita de ser um engenheiro ou poder ser um técnico e condutor de obra?
    Obrigado
    Cumprimentos para todos
  1.  # 2

Pode ser técnico com CAP nivel II ou III
    O problema é que estes CAP´S estão quase todos no fim do prazo de validade e até ao momento não hà menhuma entidade designada para fazer a sua renovação.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CZR
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015

# 3

Colocado por: zedasilvaPode ser técnico com CAP nivel II ou III
    O problema é que estes CAP´S estão quase todos no fim do prazo de validade e até ao momento não hà menhuma entidade designada para fazer a sua renovação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CZR

Muito obrigado zedasilva
    Já agora mas caso eu quisesse tirar o cap ainda daria ?
    Cumprimentos
  2.  # 4

Creio que não.
    Que eu saiba tb não existe nenhuma entidade a dar curso de acesso ao CAP.
    Pode é tentar fazer um curso de nivel IV e depois tentar equiparação a Agente Técnico de arquitetura e engenharia, com esta habilitação pode assinar até classe IV e dirigir obras até classe II.
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015

# 5

Colocado por: zedasilvaCreio que não.
    Que eu saiba tb não existe nenhuma entidade a dar curso de acesso ao CAP.
    Pode é tentar fazer um curso de nivel IV e depois tentar equiparação a Agente Técnico de arquitetura e engenharia, com esta habilitação pode assinar até classe IV e dirigir obras até classe II.

Pois eu tenho uma pequena empresa de construção civil e tenho título de registo mas devido a me estarem a surgir pedido de orçamento para obras de valor mais elevado terei mesmo de tirar o alvará classe 1 e o que pretendida era mesmo evitar ter um engenheiro para assinar pois era mais um encargo grande para a empresa
    Concordam com este comentário: PedroRR
  3.  # 6

É um investimento CRZ, imagine que esse Engº contratado trás trabalho para a sua empresa!!depende de quem vai contratar.
  4.  # 7

Pois esse é o drama de muitos colegas seus que investiram dinheiro e tempo nos cursos e que neste momento estão numa situação complicada.
    Ceio que existe agora uma altrenativa que permite que o tecnico não tenha que fazer parte do quadro da empresa, basta que seja apresentado um contrato de prestação de serviços.
    Isso pode poupar-lhe alguns euros.
    Tente um ATAE (dizem que existe 5000 no desemprgo) ou outro técnico que já tenha garantida a contribuição para a segurança social e o seguro de acidentes pessoais.
  5.  # 8

riscos
    Um engenheiro mesmo a ganhar só 600€ custa à empresa no minimo 1000 + carro e telefone.
    Se for só para orcamentar e dirigir 2 obras por ano é um investimento que numa primeira fase nem todos podem suportar.
  6.  # 9

Então mas o CRZ não está a procura de um engº para assinar o alvará? o eng pode estar a recibos verdes, e estar nos quadros da empresa a part-time, classe I tem engenheiros recém licenciados e muitos outros por 150 euros/mês.

Agora se quer contratar um engº para estar na empresa acompanhar as obras, etc 600euros é um ordenado miserável para um engº, apesar de infelizmente no nosso país se praticar esses preços.
  7.  # 10

Esta coisa dos técnicos para assinar os alvarás é outra estupidez. Na prática o técnico é apenas um custo que não traz qualquer valor acrescentado para a empresa.
    Para que esse técnico possa ser uma mais valia teria que estar a tempo inteiro, dirigir e gerir obras, orçamentar, contactar fornecedores e sub empreiteiros, no fundo fazer aquilo que faz o patrão.
    O patrão deveria estar apenas focalizar em definir e programar estratégias para a empresa no fundo ser gestor e não trabalhador.
    Concordam com este comentário: FD, Pedro Barradas, CZR
  8.  # 11

Concordo consigo zédasilva, mas é o país que temos e a solução que referi é o que se pratica entre pequenas empresas de construção.
  9.  # 12

Nas pequenas empresas sim.
    O problema é que neste setor 90% são micro empresas. Sem gestão, sem gestores e por consequência sem estratégias.
    Estes cursos que se fizeram par dotar os empreiteiros de capacidade técnica para assinar os alvarás, foram na minha opinião uma estupidez. O que eles necessitavam era de conhecimentos e capacidade técnica para gerir as suas empresas.
    Um bom gestor com estratégias rapidamente reconhece a necessidade de contratar pelo preço justo técnicos competentes nas diversas áreas.
    Concordam com este comentário: CZR
  10.  # 13

Colocado por: zedasilvaNas pequenas empresas sim.
    O problema é que neste setor 90% são micro empresas. Sem gestão, sem gestores e por consequência sem estratégias.
    Estes cursos que se fizeram par dotar os empreiteiros de capacidade técnica para assinar os alvarás, foram na minha opinião uma estupidez. O que eles necessitavam era de conhecimentos e capacidade técnica para gerir as suas empresas.
    Um bom gestor com estratégias rapidamente reconhece a necessidade de contratar pelo preço justo técnicos competentes nas diversas áreas.

Já estamos a entrar em areias movediças....
    Concordam com este comentário: jafn
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015

# 14

Colocado por: zedasilvariscos
    Um engenheiro mesmo a ganhar só 600€ custa à empresa no minimo 1000 + carro e telefone.
    Se for só para orcamentar e dirigir 2 obras por ano é um investimento que numa primeira fase nem todos podem suportar.

Exatamente zedasilva é esse o meu medo
    Mas terei de optar pela melhor solução
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015

# 15

Colocado por: riscosEntão mas o CRZ não está a procura de um engº para assinar o alvará? o eng pode estar a recibos verdes, e estar nos quadros da empresa a part-time, classe I tem engenheiros recém licenciados e muitos outros por 150 euros/mês.

Agora se quer contratar um engº para estar na empresa acompanhar as obras, etc 600euros é um ordenado miserável para um engº, apesar de infelizmente no nosso país se praticar esses preços.

O que eu pretendo e mesmo esse sua primeira opção apenas ter o engenheiro para assinar o alvará
    De momento não preciso de um engenheiro a tempo inteiro pois também o custo já seria mais elevado, mas claro que também poderia ter vantagens com isso
  11.  # 16

Se procurar no INCI, existe uma lista de engº disponíveis para assinar alvará. Ou então procure um, é uma boa solução. mete 50 paus na folha e paga o resto por fora. epa estas coisas não se dizem, peço desulpa, lol
    Concordam com este comentário: CZR
    • CZR
    • 24 fevereiro 2015

# 17

Colocado por: riscosSe procurar no INCI, existe uma lista de engº disponíveis para assinar alvará. Ou então procure um, é uma boa solução. mete 50 paus na folha e paga o resto por fora. epa estas coisas não se dizem, peço desulpa, lol
    Concordam com este comentário:CZR
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CZR

Boa ideia lol
  12.  # 18

Bom dia CZR

Vou entrar em contacto consigo, porque sou da sua zona e em janeiro a empresa que assinava o alvará, tambem de Arcos de Valdevez, cancelou o mesmo.

cumps
    •  
      FD
    • 25 fevereiro 2015

# 19

Colocado por: zedasilvaEsta coisa dos técnicos para assinar os alvarás é outra estupidez. Na prática o técnico é apenas um custo que não traz qualquer valor acrescentado para a empresa.

É mesmo... uma grande treta. Mais um papel porque sim.
  13.  # 20

Colocado por: FDÉ mesmo... uma grande treta. Mais um papel porque sim.

apesar de assinar, também concordo.... pois a classe 1 não deveria necessitar de engenheiro.....

0.0196 seg. NEW