Iniciar sessão ou registar-se
    • DvrcJ
    • 24 março 2009 editado

# 1

Saudações,

Graças ao meu divorcio fiquei o unico proprietario de 2 imoveis (T3 e T1) nas caldas da rainha.
    O t3 está disponivel e o t1 estará em breve.
    A minha ideia inicial é sempre vender ambos, mas visto o estado do mercado de casas usadas estou tambem a alugar. Tanto em nome individual como em varias imobiliarias.
    Uma Imobiliaria sugeriu alugar o T3 a estudantes. A minha questão é: qual a melhor forma e/ou mais segura de o fazer? Será boa ideia? cobro o total do apartamento ou por estudante? com ou sem e como se faz um contrato dessa natureza? Compensa?

Sei que são imensas perguntas mas queria mesmo ler sugestões e conselhos pois não me posso dar ao luxo de me acomodar e apenas esperar que alguem se lembre de comprar os imóveis. Sei que são de boa qualidade mas, com a mudança na vida não me interessam minimamente.

Obrigado
  1.  # 2

Caro DvrcJ,
    Na minha opinião, se não houver urgência, arrendar é melhor que vender.
    E. neste momento em particular, vender deve ser mesmo a última coisa a fazer.

Se não, repare. Em circunstâncias normais, as rendas sobem todos os anos (é melhor que ter o mesmo dinheiro no banco, que cada vez rende menos!), e as casas também valorizam ao longo do tempo (ok... ultimamente não tem sido assim, mas tem de ser visto no longo prazo). O que quer dizer que quanto mais tempo a casa estiver na sua mão ALUGADA, mais você tira benefício, ao mesmo tempo que o seu património também aumenta de valor

Tenho uma amiga que também tem um apartamento T4 (novo, de há 5 anos) que também "não lhe interessa". Em vez de vender, mobilou aquilo com moveis IKEA-Moviflor-Conforama e alugou 3 quartos (individualmente) a estudantes.
    FALOU COM O ADVOGADO, que a aconselhou e fez uns contratos muito bem redigidos, etc.
    Como ficou com UM QUARTO para ela (para arrumos), permite-se entrar por ali dentro quando lhe apetece e, por outro lado, não ultrapassa o número máximo de pessoas (3) que legalmente podem arrendar partes da casa sem que aquilo se torne numa hospedaria.
    A única coisa que acho excepcional é que ela paga a uma senhora para ir fazer limpezas todos os sábados (nomeadamente a roupas de cama, cozinha, etc.).
    Este negócio já dura há 5 anos, e parece-me que ela está muito satisfeita (ainda por cima, e apesar da crise, a casa vale neste momento mais 50% do que quando a comprou!)
    •  
      FD
    • 25 março 2009

# 3

Se não precisa de realizar dinheiro, ou seja, se não precisa do dinheiro da venda: arrende, torne-se um senhorio e ponha os comunistas e bloquistas a espumar da boca! Eheheheh... Estou a brincar. :)

Subscrevo inteiramente tudo o que o Luis disse. E verá que a longo prazo terá feito uma excelente opção.
    Eu nem pensaria noutra coisa se estivesse na sua posição.

0.0096 seg. NEW