Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Este é o meu primeiro post neste fórum, mas a julgar pelo que já consultei pelas minhas pesquisas há aqui gente bem conhecedora e disposta a ajudar, e julgo que me podem ajudar nesta questão...

    Adquiri recentemente uma moradia que tem construído dentro do lote um anexo que originalmente era apenas um barracão de tijolo, que foi crescendo, e hoje (já na minha posse) está destinado a ser uma espécie de cozinha de apoio à churrasqueira que fica mesmo ao lado. A minha duvida prende-se com a instalação elétrica... A casa tem um único contador elétrico (ainda dos antigos, de "disco") localizado no interior da habitação principal. Deste saem os fios para o disjuntor principal - também da EDP/selado, com a indicação "25" no quadradinho vermelho - que depois seguem para os disjuntores "individuais" das divisões. Estão lá 4 destes, 2 para a cozinha (cada um controla metade das tomadas) e os outros dois para as tomadas e iluminação do resto da casa, respetivamente. Até aqui tudo bem... agora vem o "gato": do mesmo contador que referi saem outros 2 fios que alimentam o anexo ... sem qualquer disjuntor! Já testei e comprovei esta situação, e confirma-se: se desligar o disjuntor principal (o da EDP) a casa fica toda sem luz, mas o anexo continua a ter corrente, e o disco do contador continua a girar. Questionei o antigo proprietário e ele disse-me que a instalação ficou feita assim a pedido do próprio, isto porque o Sr. ausentava-se durante longos períodos e como o antigo barracão fica na frente do terreno, ele tinha lá uma única lâmpada programada para se acender e apagar sozinha e assim dar a ilusão de que estava gente em casa... tudo isto com a corrente cortada na habitação principal. Bem pensado, até... mas muito pouco seguro - digo eu!



    Agora a verdadeira questão: Como já disse, o meu projeto é transformar o anexo numa cozinha de apoio e para isso trouxe alguns eletrodomésticos e armários da minha antiga casa, nomeadamente a placa de indução e o forno elétrico. Posso não ser especialista de eletricidade nem nada que se pareça, mas nunca na vida ia ligar estes equipamentos sem nenhuma proteção! A ideia era colocar 3 disjuntores já no interior do anexo, um para a placa (que tem uma potência assim pro alta..), outro para o forno só por precaução, e o terceiro para a iluminação e a tomada suplente. Contudo, ao fazer isto a corrente continua a vir diretamente do contador, sem um disjuntor principal... isto é possível/seguro?

    Obrigado.

    PS.: na imagem não pus as ligações à terra para não complicar, mas elas estão lá: uma para cada divisão da casa e outra vinda do anexo, todas ligadas a um ponto de terra junto ao contador
  2.  # 2

    Colocado por: RFNSilva82Contudo, ao fazer isto a corrente continua a vir diretamente do contador, sem um disjuntor principal... isto é possível/seguro?

    Possível é, está feito... Seguro? Nem por isso!
    Aconselho-o a fazer um novo quadro nesse anexo, basta montar um disjuntor diferencial, depois de acordo com o que necessita, 16A para tomadas, com cabo 2,5mm e 10A para iluminação, cabo 1.5mm, quanto a placa tem de ver a potencia, e fazer as contas ao disjuntor que necessita por exemplo se for de 4000W tem de fazer a Potencia/Tensão=Corrente, ou seja 4000/230 = 17,40A, vai necessitar de um disjuntor de 20A..
  3.  # 3

    O disjuntor diferencial da EDP limita a corrente máxima a consumir. qualquer derivação anterior é ilegal. Um dia a EDP descobre e sobra para si!!. Tem é de criar um circuito próprio para o anexo depois do disjuntor da EDP. Fale com a EDP para desligar o circuito "extra" e resselar o contador e/ou o Diferencial.

    Imagine que tem contratada a potencia mínima e nesse circuito liga todo o tipo de maquinas pesadas que não tem limitação. Se a EDP descobre sozinha vai pensar assim... e cai-lhe em cima!!
    Concordam com este comentário: r_m_f_f
  4.  # 4

    Colocado por: ktm333
    Possível é, está feito... Seguro? Nem por isso!
    Aconselho-o a fazer um novo quadro nesse anexo, basta montar um disjuntor diferencial, depois de acordo com o que necessita, 16A para tomadas, com cabo 2,5mm e 10A para iluminação, cabo 1.5mm, quanto a placa tem de ver a potencia, e fazer as contas ao disjuntor que necessita por exemplo se for de 4000W tem de fazer a Potencia/Tensão=Corrente, ou seja 4000/230 = 17,40A, vai necessitar de um disjuntor de 20A..


    Antes de mais, obrigado pela resposta/ajuda!

    Esse disjuntor diferencial de que me falou... é daqueles maiores, idêntico ao geral que tenho dentro de casa (tirando o regulador de potência)? E qual é a diferença entre esses e os mais pequenos? Um não substitui o outro?
    E quanto à placa, é um pouco mais pesada que isso... a indicação da etiqueta técnica que está na parte de baixo indica 7400w, e se a memória não me falha, na casa antiga tinha um disjuntor só pra ela, de 32 ou 36 amp... já não me recordo bem.

    ---

    Colocado por: system32O disjuntor diferencial da EDP limita a corrente máxima a consumir. qualquer derivação anterior é ilegal. Um dia a EDP descobre e sobra para si!!. Tem é de criar um circuito próprio para o anexo depois do disjuntor da EDP. Fale com a EDP para desligar o circuito "extra" e resselar o contador e/ou o Diferencial.

    Imagine que tem contratada a potencia mínima e nesse circuito liga todo o tipo de maquinas pesadas que não tem limitação. Se a EDP descobre sozinha vai pensar assim... e cai-lhe em cima!!


    Igualmente, muito obrigado pela ajuda!
    A minha preocupação principal é mesmo a segurança... Quanto à legalidade da instalação, já me precavi: tenho fotos explicitas das ligações já feitas e bem visíveis com o contador e disjuntor selados, inclusive com os números dos selos (já são dos vermelhos em plástico, por isso acho que isto nem é assim tão antigo). O que estiver feito lá dentro é da responsabilidade deles. E quanto à outra questão que levantou, a corrente máxima estará sempre limitada a 50amp pelo fusível de corte colocado ainda antes do contador.... digo eu.....
  5.  # 5

    Caro RFNSilva82,

    a ligação para o anexo sai directamente no contador ou tem algum T a partir do fio que sai do contador? Embora esteja "selado" os selos estão intactos? outra coisa que na minha opinião está a pensar mal é que as fotos podem servir para sua proteção para alegar culpa do anterior proprietário mas também confirma que você estava a par de tal situação, pode jogar para os dois lados tenha cuidado.
    Com o fusivel de 50A a sua futura cozinha arde antes de ele fundir.
    Siga o concelho do system32
 
0.0122 seg. NEW