Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas,

A quem adquiriu terreno rústico, pretendia saber em que serviço fizeram e quanto gastaram com a vossa escritura.

Segundo a DECO, pode-se fazer a escritura através de vários Serviços e cada um tem valores distintos:
    1 - Balcão Único na Conservatória (com documento particular autenticado);
    2 - Balcão Único em Advogados (balcão único em advogados, notários privados, solicitadores ou câmaras de comércio e indústria)
    3 - Casa Pronta (com documento particular).
    4 - Notário Público (com escritura).
    5 - Notário Privado (com escritura).

Agradecida ;)
  2.  # 2

Colocado por: almeida1 3 - Casa Pronta (com documento particular).

Casa Pronta, na conservatória do registo predial onde lhe dão todas as informações inerentes à escritura: documentos necessários, os custos associados e as pessoas que devem comparecer no acto da escritura. Ou seja: serviço completo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: almeida1
  3.  # 3

Obrigada, maria, pelo seu testemunho. E quanto pagou?

Pretendia saber onde é, efectivamente, mais barato porque tb já ouvi dizer que os notários para concorrerem com o Casa Pronta, criaram o Casa Segura.
  4.  # 4

A nível de escritura, através do Serviço Casa Pronta, os custos são os seguintes (http://www.casapronta.pt/CasaPronta/conteudos/faq.jsp):

700€+impostos, se no “Casa Pronta” for efetuado mais que um registo (ex.: é o caso da compra e venda com financiamento bancário em que são efetuados vários registos);
    500€+impostos, se, no “Casa Pronta”, estiver em causa a compra e venda de uma casa com financiamento bancário em que tenha sido utilizada uma Conta Poupança-Habitação;
    255€+impostos, se, no “Casa pronta”, estiver em causa a compra e venda de uma casa sem financiamento bancário em que tenha sido utilizada uma Conta Poupança-Habitação;
    375€+impostos, se no “Casa Pronta” for efetuado apenas um registo (ex.: a maioria dos casos de compra e venda sem financiamento bancário e a maioria dos casos em que se procede à transferência do empréstimo para compra de casa de um banco para outro)
  5.  # 5

Hum, então, no meu caso, que não vou recorrer ao financiamento bancário, seria 375eur + Impostos.

Resta saber se ainda existe mais barato do que isso.

Agradecida ;)
    •  
      FD
    • 2 março 2015

# 6

Desculpe ser tão seco mas, poupar nisto são "trocos".
    O que vai poupar hão-de ser dezenas de euros, se chegar à centena.
    Todos eles estão mais ou menos equiparados.
    É preferível escolher um sítio de confiança, cómodo para si e onde lhe expliquem e a ajudem naquilo que precisa, sem olhar muito ao preço.
    Concordam com este comentário: Picareta
  6.  # 7

Compreendo o que diz mas, como não sei se são trocos ou não e o que tenho ouvido dizer é que a diferença é significativa, gostaria de ler sobre a experiência dos outros membros.

O que conseguir poupar na escritura, dependendo do valor já dará para pagar ao topógrafo, por exemplo.

E por acaso, este assunto, das escrituras, é pouco divulgado no Fórum...
  7.  # 8

Colocado por: almeida1Hum, então, no meu caso, que não vou recorrer ao financiamento bancário, seria 375eur + Impostos.

Isso é preço que qualquer notário, advogado ou solicitador lhe faz...como disse o FD os preços estão todos mais ou menos iguais...150€ escritura e € 225 o registo...
  8.  # 9

Obrigado, Erga Omnes.

Depois de fazer a minha, coloco aqui quanto paguei.
  9.  # 10

Conforme combinado, aqui venho dizer quanto custou a compra do terreno rústico.

Valor do Terreno: 70.000eur
    Imposto de selo (0,8% x 70.000) = 560eur
    IMT (5% x 70.000) = 3500eur
    Escritura = 375eur**
    Cheque bancário + Imposto selo = 8,32eur
    Total = 74.443,32eur

Antes do proprietário marcar as escritura, desloquei-me a um balcão "Casa Pronta" e pedi uma estimativa de custos para a mesma. Como não recorri ao crédito, neste balcão, a escritura mais o registo ficar-me-ia por 375eur. De seguida, informei o proprietário que tinha preferência que a mesma se realizasse neste tipo de balcão.

A escritura, acabou por se realizar num notário privado, por conveniência do proprietário e, por isso, paguei apenas, 375eur, ficando o restante a cargo do proprietário ;)
  10.  # 11

Colocado por: almeida1A escritura, acabou por se realizar num notário privado, por conveniência do proprietário e, por isso, paguei apenas, 375eur, ficando o restante a cargo do proprietário ;)

A diferença não devia ser grande...Obrigado pelo testemunho.

Cumps
  11.  # 12

Boas Erga

A diferença não foi grande (cento e tal eur) mas, é dinheiro e, uns eur aqui, outros ali...(foi assim que consegui juntar o $ para o terreno).

Cumpts ;)
    Concordam com este comentário: Erga Omnes

0.0157 seg. NEW