Boas! já andei a procurar aqui no forum, mas nao me consegui safar =\ é o seguinte tenho uma salamdra da red pod comprada no verao do ano passado, instalei-a eu mesmo, a salamadra tens da rua ate ao telhado cerca de 7m de tubo, no entanto esse mesmo tubo nao passa do telhado pra cima, mas fica a uns 3m+/- da varada pra cima. Eu sei que é melhor passar do telhado pra cima, mas como tenho a varanda nao é muito facil conseguir mais essa altura extra, por causa dessa varanda. e entao minha salamdra começou de vez enquando, quando faço fogo a fazer muito fumo que entra dentro de casa, fumo esse que sai pela porta, pelo respirador abaixo da porta e ate mesmo pelo vidro da porta =o
andei a pesqusiar aqui no forum e pelo google e vi falar sobre a condensação na tubagem, principalmente quando é muita, fui ver então a tubagem ca fora e detectei que estava a criar muita condensação, inclusive com alguma agua até, fiz um furinho por baixo do "T" que se encontra na rua para que essa condensação "passe". agora com o furinho no T ela continua-me a fazer um pouco de fumo, logo de inicio quando a acendo. sera que tenho mesmo que meter mais tubo e passar do telhado pra cima?
é que ela de inicio nao me fazia isto e agora é quase sempre dia sim dia não, actualmente só a acendo 1/2 vezes por semana, mas de inverno quando estive de ferias acendia praticamente todos os dias e nao me fazia isto.
Tenho uma 2º salamandra no andar de cima, esta tem tubagem a passar do telhado pra cima, e nao faz nada fumo dentro de casa.
boas, acho que vou ter mesmo que mandar o tubo lá pra cima ela esta afazer-me muito fumo dentro de casa. o que me faz impresao é porque que ela agora faz me isto. durante o inverno tive a fazer fogo quase todos os dias e nao fazia.
o meu receio é que mesmo com a tubagem continue a fazer o mesmo =\
já agora como limpo os tubos? com aqueles troncos que se colca dentro da salamandra ou com um tipo de "espanadores/vasouras"? é que se for com isso nao tou a ver bem como faço porque já tenho cerca de 7m e assim talvez tenha que meter mais uns 5m.
Amigo isso está medonho, tem aí um risco iminente em várias frentes, monoxido de carbono, risco de incendio ,, etc. deve de ter a chaminé obstruida, nos bricos vendem estes kits limpachaminés, faça isso rápido, por bem da vossa segurança e saude, se acha que não é capaz neste caso aconselho vivamente chamar um tecnico para ver o q se passa... abraço
vou passar por uma maxmat ou leroy que é o que tenho mais perto de casa e comprar daqueles troncos de limpesa, salvo erro aquilo é só mter lá dentro quando esta a arder. mas o estranho é que ela tambem depois de tar bem quente e ja a arder bem, nao faz isto e só a montei no verao passado, fiz acendia 30x se tanto até hoje, é possivel ja estar suja???
Então faça o seguinte, tem somente problemas de extração , . como o calor sobre devido a densidade do ar, , enquanto o tubo de saida de fumos não estiver quente deixe o ar inferior(gaveta) aberto, isso vai evitar que o fumo entre casa a dentro, quando a temperatura subir o proprio fumo desaparece e o calor sai pela conduta, outra coisa que reparei, a porta da sua salamandra não tem cordel de estanquicidade, aquela volta que corda em fibra que ao fechar a porta faz pressão e evita que quando houver ligeira depressão o fumo não entre em casa.
Por norma abro sempre a gaveta inferior quando a acendo só depois de ja tar bem quente e com brazas é que a fecho e deixo só o respirador de cima aberto, entretanto já comprei um tronco limpa chamines e um saco de paletes para ver o resultado, continua a deitar-me fumo dentro. acho que vou deixa-la em standby e no verao meto o cordel na porta e troco lhe a tubagem toda por tudo dupla camada.
è que ela agora fui la fora e abri a parte de baixo do T onde ja tinha feito um furinho por causa da condensaçao e esta a escorrer agua
acho que sem querer já resolvi o problema, mas ainda é cedo para gritar vitoria haha lá pra meio do mês que vêm se continuar tudo em ordem mostro o que fiz
Estas pessoas agradeceram este comentário: Dmartinho