Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Antes de mais parabéns a todos por este fórum fantástico que tanta ajuda as pessoas que pouco ou nada percebem de construção, engenharia ou arquitectura.
    Tenho lido nos últimos meses variadíssimos tópicos a ver se apanho algumas dicas, ideias e boas práticas e espera a vossa ajuda agora wue a minha aventura vai começar.

Comprei um terreno com 1000m2, no baixo tâmega, Distrito do Porto, e mais não digo ;) e depois de escolher o arquiteto, obtivemos o resultado que eu vou apresentar dentro de breve. O projecto está aprovado, aguardo a finalização das especialidades para finalizar a parte do projeto.

Estou a abrir o post para recolher ideias, críticas construtivas e também pudermos todos passar umas horas bem passadas em frente aos nossos monitores.

Comprometo-me documentar o post, com fotografias, plantas e etc para tornar também o post mais interessante possível.

Até Já!
  2.  # 2

podiamos começar pelas plantas :D

boa sorte
  3.  # 3

planta piso 0 - anónima.
  4.  # 4

planta piso 1 - anónima
  5.  # 5

3D
      25.jpg
  6.  # 6

3D
      6 cópia.jpg
  7.  # 7

Boa pinta...
    Concordam com este comentário: jorgealves, 07, valtores, Rodri12
  8.  # 8

hummm

assim de repente parece ter áreas com desperdício e também não percebo a implantação, uma vez que faz o corpo dos quartos a meio terreno "matando" ou seja dividindo a área exterior em dois e não tendo por isso uma única área exterior mas grande.
    quanto á opção estética e volumetria não me pronuncio pois será certamente a seu gosto embora eu não o partilhe.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, A&J
  9.  # 9

Uma casa dessas aqui na zona, custaria so em isolaçao, ventilaçao e aqueçimento, uma pipa de massa, ai nao?
  10.  # 10

a garagem parece-me um pouco apertada... nao? consegue colocar 2 carros lá dentro?
  11.  # 11

o closet parece um pouco claustrofóbico!!! é muito estreito... deve ter uns 80cm de largura?
  12.  # 12

Cascão...
    eu com um projecto destes, voltava ao principio...não acerta uma, desde a implantação à racionalidade do espaço interior, passando pelo impacto volumétrico e até na economica da cosntrução propriamente dita...
    de qualquer modo, desejo-lhe boa sorte mas não ficava de consciência tranquila se não deixasse este comentário...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

Parece.me um pouco estranha!
    Essa fachada, parece uma entrada de uma fábrica!
    Eu tenho a minha casa numa sitiação de terreno parecida com a sua, tenho a garagem "pequena" na cave e uma rampa para o terrono mais acima mas penso que o meu arquitecto consegui trabalhar melhor o espaço e o volume da casa.
    A sua parece-me que caiu aí nesse terreno.

N~sao vejo qualquer protecção em nenhuma das fachadas para a exposição solar... tenha atenção a isso!

A zona da cozinha e de jantar parece-me desproporcional (enorme) relativamente ao resto da casa.
  14.  # 14

Numa visualização rápida da planta, achei o local de janrar da sala demasiado grande em comparação com o local de lazer da sala.

Quanto à garagem acredito que caibam os dois carros embora necessite de algumas manobras (aparentemente)

Quanto à cozinha e o modo como a sala de jantar e de estar estão dispostas não sei se me agrada muito ser open space.

Resumindo e concluindo: se fosse para mim haveria algumas coisas aí a corrigir sem dúvida, mas como a casa não é para mim mas sim para si, acredito que a planta esteja elaborada de acordo com aquilo que pretende e isso é que interessa porque quem vai lá viver e quem tem que se sentir bem lá é você.

P.S.: quanto às questões técnicas da planta e do projeto em, si não falo porque não tenho conhecimento profissional para o fazer.

Quanto à obra vou acompanhar e que corra tudo pelo melhor. ;)
  15.  # 15

Quanto à suite, porque não colocou a casa de banho como sendo privada desta?
  16.  # 16

A suite não me parece bem conseguida, o closet parece pequeno, a casa de banho está fora, aquela parede diagonal não ajuda!
    Muitos corredores, para que serve aquela parede na entrada da casa? talvez ficasse mais bem conseguida se ao subir a escada lhe aparecesse o opon space da sala.

Vejo algum cuidado com as cadeiras de rodas, pelo menos circulos e bonecos estão marcados, mas por onde entram as cadeiras de ordas na casa?

As portas, por exemplo aquela na cozinha não são um bocado para o estreito?

Desculpe as minhas notas, não leve a mal, a casa é para quem vai viver nela... se mesmo depois das sugestões e opiniões aqui colocadas continuar convicto de que é a SUA casa... força e vá colocando aqui o desenvolvimento da mesma!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xana
  17.  # 17

A rampa para o relvado para que serve? a rampa termina logo no jardim?
    Porque não faz a entrada da casa no piso 1, aproveira a rampa, prolonga o patio até á casa e a entrada principal é feita por aí.

Alargue um pouco a garagem, veja se cabe dois caros com as portas abertas... esse é o tamanho ideal!

Casa de banho na garagem?
  18.  # 18

Colocado por: marco1hummm

assim de repente parece ter áreas com desperdício e também não percebo a implantação, uma vez que faz o corpo dos quartos a meio terreno "matando" ou seja dividindo a área exterior em dois e não tendo por isso uma única área exterior mas grande.
    quanto á opção estética e volumetria não me pronuncio pois será certamente a seu gosto embora eu não o partilhe.

Ora bem vou tentar contextualizar:

- o terreno é uma espécie de losango que "afunila" nas costas da casa.
    - o arquitecto teve de seguir os alinhamentos impostos pela câmara. Uma vez que os alinhamentos estão em função do perímetro do terreno, quanto mais se chegava para trás a casa mais se encurtava. Acreditem que não dava mesmo.
    - Não se puxou a casa a frente por um motivo muito forte. Se repararem a fachada não está perpendicular aos limites do terreno, isto porque está virado para uma paisagem magnífica do rio e da minha cidade.
    - Outra questão importantíssima é que o terreno tem um desnível de cerca de 6 m, do portão às costas da casa.
    - A casa está orientada para Nordeste, por causa das vistas claro.

Espero ter elucidado!
  19.  # 19

Colocado por: sergyioa garagem parece-me um pouco apertada... nao? consegue colocar 2 carros lá dentro?

Eu pedi assim para não tornar a casa grande demais. Cabem perfeitamente dois carros na garagem.
  20.  # 20

Colocado por: Rafael FortesCascão...
    eu com um projecto destes, voltava ao principio...não acerta uma, desde a implantação à racionalidade do espaço interior, passando pelo impacto volumétrico e até na economica da cosntrução propriamente dita...

Boas Rafael,

Agradeço o comentário mas depois da minha explicação acima ainda é dessa opinião.

Pode ser mais específico por favor?

0.0216 seg. NEW