Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

cascão

o alinhamento do terreno do lado do escritório corredor dos quartos e wc ao fundo, tinha mesmo que ser assim??
    a vista é do lado da rampa não ?
    e o norte??
    Concordam com este comentário: 8421
  2.  # 2

Colocado por: m.arq

Escolheu as vistas. Isso vai significar o sol na paisagem, pq na casa só mesmo de manhã mt cedo e em poucos dias do verão.
    Cmps!

Vai ter uma casa fria e humida... com essas vidraças para norte... venha aquecimento!
    Podia ter ficado com as vistas e aproveitar melhor so sol...
    Tenha atenção á protecção desses vidraçados!
  3.  # 3

Colocado por: m.arq

Escolheu as vistas. Isso vai significar o sol na paisagem, pq na casa só mesmo de manhã mt cedo e em poucos dias do verão.
    Cmps!

Eu também concordo mas é realmente tentador optar por ficar com aquelas vistas o dia todo ;)

Por falar em vistas, Cascão não pensou na possibilidade de fazer casa de 2 andares, digamos que uma estrutura tipo, em baixo colocava garagem, cozinha e sala e por cima destes os quartos...
    Assim ficava com sem ângulos mortos e com todas as divisões com a vista que quer.
    É pena realmente essa vista não ser a sul, por causa do solinho ;)
  4.  # 4

A sala mantem-se como está na planta, no entanto poderei sempre dar o espaço que entender a sala de estar bastando para isso puxar o sofá para tras ou para a frente.

Tenho noção que a casa estará exposta a mais humidade que qualquer até pelo simples facto de estar num vale e perto do rio.

Quanto a exposição solar, no verão é a ideal. De inverno terei sol na parte de tras, a partir das 22h aproximadamente até ao final do dia. A parte de trás de casa, exterior parece-me que será bastante agradável uma vez que terá sombra e estará abrigada a ventos. Estamos a pensar fazer dessa parte uma zona de refeiçoes para o verão com um pequeno pomar.
  5.  # 5

Colocado por: marco1cascão

o alinhamento do terreno do lado do escritório corredor dos quartos e wc ao fundo, tinha mesmo que ser assim??
    a vista é do lado da rampa não ?
    e o norte??

Sim tinha, não havia qualquer hipótese. As vistas são do lado da fachada, claro, onde está a rampa.

Como disse anteriormente, A casa está projetada para nordeste (Norte a frente da casa, Sul na parte de trás).
  6.  # 6

Colocado por: Cascão De inverno terei sol na parte de tras, a partir das 11h aproximadamente até ao final do dia. A parte de trás de casa, exterior parece-me que será bastante agradável uma vez que terá sombra e estará abrigada a ventos. Estamos a pensar fazer dessa parte uma zona de refeiçoes para o verão com um pequeno pomar.

Correção, é das 11 e não das 22h :D
  7.  # 7

Isto é a proposta final ou um "esboço 3D"?

Extremamente caprichoso este projecto... Palas reduzidas, inúteis e injustificadas. Espaços mal resolvidos distribuídos pela lógica de corredor. Implantação injustificada e suas torções. Volume proeminente fora de escala com os espaços menos altos. Guardas fora da legislação....

Isto foi mesmo de um arquitecto? Começo a ficar preocupado... Faz-me lembrar os meus projectos de 2º ano da faculdade...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, LuisPereira
  8.  # 8

Boas, Cascão

mesmo com esses condicionalismos seria possivel fazer algo que se fundisse mais com o terreno, que ligasse os espaços sociais de forma mais franca com o espaço exterior de estar , eventualmente poderia passar por criar uns socalcos, não sei...isto no que se refere à implantação. No que diz respeito à distribuição do espaço interior, parece-me um pouco caótica e desierarquizada com torções que condicionam o aproveitamento do espaço e com ângulos mortos desnecessários...a relação com a garagem também não é feliz, e vai-me desculpar a honestidade, parece que montou a casa em cima de um pátio de cargas e descargas...No que diz respeito ao desenho do exterior, parece-me desproporcionado o vão envidraçado na entrada, não existe uma hierarquia clara das aberturas, existem umas micro palas que só servirão para gastar dinheiro (funcionalmente não estão a fazer nada) e creio que o enorme potencial que têm as vistas não está a ser potenciado da melhor forma...como umas vistas destas, é dificil fazer um mau projecto, mas na minha opinião creio que foi o que aconteceu...mais uma vez peço desculpa pela sinceridade, mas há ocasiões em que um tipo não se consegue conter face à falta de cuidado que certos projectistas têm em ter um pouco de brio naquilo que fazem...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

Casas de Banho muito grandes o Cascão (turma da Mônica) que eu conheço não toma banho por isso pode poupar ai alguma área.
    Concordam com este comentário: tostex
    •  
      Mk Pt
    • 2 março 2015 editado

# 10

Colocado por: nuperCasas de Banho muito grandes o Cascão (turma da Mônica) que eu conheço não toma banho por isso pode poupar ai alguma área.
    Concordam com este comentário:tostex

Uma das casas de banho tem que ser grande, é a legislação que temos.

Mas podia ser um pouco mais pequena sim, e principalmente... está muito mal resolvida. Tão mal resolvida que, imagine-se, não cumpre com a legislação - apesar de lá ter o bonequito com a cadeira.
    Julgo que em algumas Câmaras seria suficiente para indeferimento do projecto - a não ser que a planta apresentada seja para cliente ver e fazer depois de licença de habitabilidade, e o projecto para a Câmara M. e execução até vistoria tenha i. sanitária com arrumação diferente.

De resto há umas quantas coisas que podiam/deviam estar diferentes. Principalmente pelo posicionamento de espaços/vãos em relação ao sol.
    Podia usufruir de boa vista e ao mesmo tempo de maior conforto térmico [ou gastar muito, muito mesmo, menos em aquecimento]. O 3d pode parecer bonito, mas é para 'inglês ver', visto que todo aquele vidro a nordeste..será uma fachada 'fria', sem sol nenhum no inverno - e eventualmente exposta a ventos [dominantes].

A vista pode ser muito boa, mas quartos virados a nordeste?....
    Imagine-se num quarto com bela vista...mas friooo..

Mas se o Cascão gosta..
    Não fique chateado com as críticas, negativas ou não. É a apenas a opinião de terceiros, alguns deles técnicos, a alertar para coisas que escapam a quem não é da área.
  10.  # 11

Colocado por: CascãoA sala mantem-se como está na planta, no entanto poderei sempre dar o espaço que entender a sala de estar bastando para isso puxar o sofá para tras ou para a frente.

Tenho noção que a casa estará exposta a mais humidade que qualquer até pelo simples facto de estar num vale e perto do rio.

Quanto a exposição solar, no verão é a ideal. De inverno terei sol na parte de tras, a partir das 22h aproximadamente até ao final do dia. A parte de trás de casa, exterior parece-me que será bastante agradável uma vez que terá sombra e estará abrigada a ventos. Estamos a pensar fazer dessa parte uma zona de refeiçoes para o verão com um pequeno pomar.

Ok! dá para perceber q qnd diz 22h quer dizer 10h. No demais há grande confusão na sombra e acessibilidade á refeição no pomar.
    Repare, a luminosidade nas imagens 3D que apresenta só acontece em junho/julho, na 1ªimagem ás 8h da tarde e na 2ªimagem ás 8h da manhã nada mais.
    Cmps!
    • Paio
    • 2 março 2015

# 12

Altamente esta casa, boa sorte, e preços quanto pensa em gastar??
  11.  # 13

De acrescentar que a parte de 'trás' da casa só terá sombra de verão se for com chapéus ou outra cobertura amovível, porque a casa não faz sombra e, estando essa zona abrigada de ventos, no verão vai ser bastante quente, pelo menos entre as 11h [hora a partir da qual a casa não fará sombra nessa zona] e as 18/19h [quando as árvores, a ser plantadas, irão fazer sombra].
  12.  # 14

Ora bem, para começar obrigado pela participação, apesar das críticas, porque foi por isso mesmo que abri esta discussão.

Colocado por: Rafael FortesBoas, Cascão

mesmo com esses condicionalismos seria possivel fazer algo que se fundisse mais com o terreno, que ligasse os espaços sociais de forma mais franca com o espaço exterior de estar , eventualmente poderia passar por criar uns socalcos, não sei...isto no que se refere à implantação. No que diz respeito à distribuição do espaço interior, parece-me um pouco caótica e desierarquizada com torções que condicionam o aproveitamento do espaço e com ângulos mortos desnecessários...a relação com a garagem também não é feliz, e vai-me desculpar a honestidade, parece que montou a casa em cima de um pátio de cargas e descargas...No que diz respeito ao desenho do exterior, parece-me desproporcionado o vão envidraçado na entrada, não existe uma hierarquia clara das aberturas, existem umas micro palas que só servirão para gastar dinheiro (funcionalmente não estão a fazer nada) e creio que o enorme potencial que têm as vistas não está a ser potenciado da melhor forma...como umas vistas destas, é dificil fazer um mau projecto, mas na minha opinião creio que foi o que aconteceu...mais uma vez peço desculpa pela sinceridade, mas há ocasiões em que um tipo não se consegue conter face à falta de cuidado que certos projectistas têm em ter um pouco de brio naquilo que fazem...

Tenho no entanto que defender o arquitecto numa ou outra situação. Destaco as seguintes:

- As palas foram opção nossa, aliás opção da minha esposa, e na planta final, são mais comprimdas;
    - Pedimos uma distinção clara entre a parte dia e parte noite.
    - Os quartos aproveitando as vistas - essa é minha :).
    - E que não existisse qualquer degrau na casa, situação que não era fácil contornar.

A fachada, ou aquele volume da casa, isso é toque do arquitecto e sinceramente, eu e a minha esposa gostamos bastante. Por ser diferente e por esteticamente atraente (gostos...).

Colocado por: Mk PtMas podia ser um pouco mais pequena sim, e principalmente... está muito mal resolvida. Tão mal resolvida que, imagine-se, não cumpre com a legislação - apesar de lá ter o bonequito com a cadeira.
    Julgo que em algumas Câmaras seria suficiente para indeferimento do projecto - a não ser que a planta apresentada seja para cliente ver e fazer depois de licença de habitabilidade, e o projecto para a Câmara M. e execução até vistoria tenha i. sanitária com arrumação diferente.

Quanto ao WC posso garantir-lhes que foi aprovada e conforme está.

Colocado por: Mk Ptserá uma fachada 'fria', sem sol nenhum no inverno - e eventualmente exposta a ventos [dominantes].

Sim temos noção disso, mas para se aproveitar as vistas, temos de ter vidro, não vejo grandes alternativas nesse caso.
  13.  # 15

Colocado por: Mk PtDe acrescentar que a parte de 'trás' da casa só terá sombra de verão se for com chapéus ou outra cobertura amovível, porque a casa não faz sombra e, estando essa zona abrigada de ventos, no verão vai ser bastante quente, pelo menos entre as 11h [hora a partir da qual a casa não fará sombra nessa zona] e as 18/19h [quando as árvores, a ser plantadas, irão fazer sombra].

Posso acrescentar que o terreno ja tem dois liquiambares com cerca de 5m de altura que vão ajudar nas sombras! ;)
  14.  # 16

Colocado por: PaioAltamente esta casa, boa sorte, e preços quanto pensa em gastar??

Cerca de 150.000€ + IVA.
    • Paio
    • 2 março 2015

# 17

Colocado por: Cascão

Cerca de 150.000€ + IVA.

Já com muros, projetos,licença,arranjos exteriores???
  15.  # 18

Colocado por: Paio
    Já com muros, projetos,licença,arranjos exteriores???

Não, apenas a casa.
  16.  # 19

Jesus Christ! Isso é uma casa!!! Parece o esconderijo do joker.
  17.  # 20

É uma pena não ter atenção a alguns comentários, de profissionais, sobre alguns erros de concepção da sua casa.
    Se o Cascão está contente... força com isso!
    Daqui a uns anos, quando estiver a viver na sua casa, não se esqueça de passar por aqui e procure o tópico "o que faria diferente" e diga-nos quanto gasta em aquecimento por ter uma casa com essa fachada virada a Norte!

150 mil? Qual a Area? Parece-me muito curto, muito curto mesmo, só essa fachada em vidro são uns mmilhares de euros e for algo com a qualidade que merece para essa fachada a Norte!

Boa sorte!
    Concordam com este comentário: jorgealves, SG_arquitecto

0.0257 seg. NEW