Iniciar sessão ou registar-se
    • stc
    • 2 março 2015 editado

     # 1

    Estou a reabilitar uma moradia, para casa própria e estou com algumas dúvidas para as quais preciso de ajuda.

    janelas de sacada, de duas folhas de abrir com 1,40m largura por 2,00 de altura.

    Preciso de uma opinião relativamente ao tipo de portadas interiores a instalar. Não quero de alumínio e sei que a madeira pode trazer problemas, nomeadamente com a deformação do material consoante a estação do ano.

    Pensei então em portadas em mdf hidrófugo ou contraplacado marítimo, pintadas ou lacadas a branco, divididas em 4 folhas de 35cm cada (2m de altura), i.e., abertura ao meio com 2 folhas para cada lado.

    Não sei se será o material mais indicado nem se os vãos serão demasiado largos para o uso destes materiais.

    Peço a vossa opinião.

    Obrigada.
    STC
  1.  # 2

    O Contraplacado é mais leve, solicita menos as ferragens... utilize no minimo de 22mm de espessura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: andante, stc
    • stc
    • 2 março 2015

     # 3

    Obrigada Pedro Barradas...

    Já agora,
    Pintadas ou lacadas?

    3 pontos de fixação?

    Obrigada mais uma vez.
    STC
  2.  # 4

    conforme o seu gosto. 3 pontos de fixação (normal)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: stc
  3.  # 5

    Bom dia,

    Vim ressuscitar este tópico porque preciso de colocar portadas interiores em casa. Pedi o orçamento a um carpinteiro, e ele deu-me 3 opções MDF Melaminado, MDF Lacado, ou Contraplacado Lacado (isto do mais barato ao mais caro). O carpinteiro disse que achava que o contraplacado compensava, mas eu estou a achar o trabalho caríssimo (sei que é a lei do mercado, os carpinteiros estão cheios de trabalho), mas estamos a falar de 520€ por portada para o MDF melaminado e 820€ para o contraplacado lacado. Vale a pena a diferença?

    E a questão do revestimento? É só uma questão de aspecto? Ou o lacado oferece mais garantias que a melamina?

    Observação: As portadas são de 4 folhas.

    Obrigado
  4.  # 6

    Em melamina, do meu ponto de vista, fica horrivel!!?, nunca vi portadas de janelas interiores revestidas a melamina...e depois como é feito a orlagem? em PVC, em fita de melamina colada!!!? já pensou com o aspecto que isso vai ficar!!? Material colado em zonas de grandes amplitudes termicas e sob raios solares... hummm... ;(
    Make it simple, e meta o MDF, ou HDF lacado ou mesmo pintado.
    E qual o desenho dessas portadas? e qual a espessra do material, que ferragens levará?
  5.  # 7

    Colocado por: Pedro BarradasEm melamina, do meu ponto de vista, fica horrivel!!?, nunca vi portadas de janelas interiores revestidas a melamina...e depois como é feito a orlagem? em PVC, em fita de melamina colada!!!? já pensou com o aspecto que isso vai ficar!!? Material colado em zonas de grandes amplitudes termicas e sob raios solares... hummm... ;(
    Make it simple, e meta o MDF, ou HDF lacado ou mesmo pintado.
    E qual o desenho dessas portadas? e qual a espessra do material, que ferragens levará?


    A orlagem pode ser feita com orlas de madeira que tapam os topos da melamina... um "U" de madeira maciça que protege a portada...

    Mas meter portadas em melamina? Nem que mas dessem. Ainda por cima de 4 folhas? as 2 folhas do meio vão ficar seguras na melamina das folhas laterais, isso com o tempo vai ganhar folgas por todo o lado... vai parecer as cozinhas de antigamente, onde as portas passados alguns anos perdiam os alinhamentos todos... e eram portas pequenas... agora imagine uma folha de portada montada em cima doutra!!!
  6.  # 8


    E qual o desenho dessas portadas? e qual a espessra do material, que ferragens levará?


    As portadas seriam lisas. Não faço ideia se se fazem, ou se ficam bem com aquele almofadado tradicional em 4 folhas.

    Sobre a espessura e ferragens, não perguntei. Não sou entendido na matéria mas vou agora abrir a pestana. Sobre essas questões tenho de ter atenção com o quê?
  7.  # 9

    Colocado por: RuySanNão faço ideia se se fazem, ou se ficam bem com aquele almofadado tradicional em 4 folhas.

    depende da casa.... do que pretende..
    as ferragens, se serão em inox, em latão, se serão dobradiças visíveis ou dobradiças ocultas...

    PS: veja exemplos, fale com o caprinteiro e discuta as opções...
    Skinkx, painéis em melaminico com orlagem em madeira maciça pintada, deve ficar lindo ;)
  8.  # 10

    É tipo porta de roupeiro à antiga. Mas essas portas eram de 1 folha simples, sempre eram fixadas à estrutura do roupeiro... montar uma porta em cima da outra, não me parece ter resistência suficiente...
 
0.0144 seg. NEW