Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, estou a efectuar obras de reconstrucção total de uma moradia. Estamos interessados em madeiras claras, Riga nova e Maple são duas opções que nos agradam.

Pelo que tenho lido o flutuante (com folha de madeira nobre) é uma escolha mais segura, mas estamos abertos a opção de maciço caso o preço e o profissional nos deem segurança!

Já consultei o tópico dos profissionais recomendados mas não tem nada desta área, recomendam alguma empresa?

Obrigado pela eventual ajuda.
    • AMCP
    • 2 março 2015

# 2

Segurança?
  2.  # 3

Segurança no sentido que saiba transmitir competencia e saber, para o resto temos cão e alarme ;-)

Zona do grande porto, esqueci de referir.
  3.  # 4

nao o posso ajudar com empresas mas na minha opiniao deve considerar o seguinte:

o soalho flutuante é mais estável, fácil de aplicar, apenas precisa de uma base plana e como tal "rouba" menos altura. todavia é mais dificil de reparar:
    caso seja necessário afagar e dependendo da espessura da folha de madeira pode nao ser possível faze-lo.
    estéticamente apresenta geralmente pouco caracter, parecendo no final que se aplicou um soalho vinilico a imitar madeira.

o soalho maciço é mais caro, necessita geralmente de serrafos onde é aplicado o que pode subir consideravelmente o nível do chão. na aplicação devem ser deixadas folgas entre as tábuas para permitir a expansão da madeira com as variaçoes de humidade. a largura das folgas é maior qto maior for a largura das tábuas a aplicar, por isso nao aconselho larguras mto superiores a 100mm. se tiver uma casa climatizada este problema nao é tao relevante.

antes da aplicação o material deve ficar a aclimatizar-se no local durante umas semanas para que o teor de humidade fique estabilizado.

outra madeira clara e mto resistente que pode considerar mas nao é mto comum em Portugal é o freixo. a riga que referiu é mais macia e menos tolerante a pancadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: msilvapt
  4.  # 5

Obrigado pelas dicas e sugestão do freixo, poderá ser uma opção!

O flutuante terá uns 4mms de madeira, julgo que é espessura que dará para uma renovação/afagamento? Temos limites de budget logo o flutuante parece ser o melhor compromisso preço/qualidade.
  5.  # 6

Colocado por: gazeboo soalho flutuante é mais estável, fácil de aplicar, apenas precisa de uma base plana e como tal "rouba" menos altura. todavia é mais dificil de reparar:
    caso seja necessário afagar e dependendo da espessura da folha de madeira pode nao ser possível faze-lo.

Já alguma vez afagou um flutuante de madeira?
  6.  # 7

eu optei por castanho,
    eu considero uma madeira clara, fica com uma tonalidade mel, optei por soalho de 20mm.
    se pretende alguma cor, isto é, escurecimento, é só pedir ao aplicador que deia um pouco de produto para escurecer
  7.  # 8

Colocado por: Picareta
    Já alguma vez afagou um flutuante de madeira?

não tenho experiencia com afagadoras para o fazer, mas já vi executar em flutuante com 3mm de folha de madeira. segundo o que na altura apurei em conversa, é necessário em 1o lugar que o soalho esteja bem assente sem zonas ocas pq estas ao passar a afagadora vao comprimir-se sob o peso e permitir deixar marcas do rolo de lixa.
    depois (e o mais importante) é a técnica para usar a lixadora. a que eu vi usar utilizava uma cinta de lixa e permitia com uma alavanca levantar e baixar o rolo. a técnica consiste em baixar o rolo com a maquina em movimento e levantá-lo qdo se chega perto da parede, sempre em movimento. se isto nao é feito vao ser deixadas zonas em q é retirado muito material. se acontecer 2 ou 3 vezes no mesmo sitio arrisca-se a remover a folha toda. também convém começar com lixa de grao nao inferior a 60. para os cantos, a utilização da afagadora de cantos (de disco) pareceu-me mais pacifica.

do que eu vi deve ter sido removido em média 1mm a 1.5mm o que de facto naquele soalho nao deixará muita margem para um segundo restauro no futuro, mas ficou bom. em suma tudo depende do profissional q executa.

0.0118 seg. NEW