Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Vivo num apartamento no último andar de um prédio.
    O telhado do prédio é plano e é constituido (mais ou menos) por placa + placa isolamento tipo XPS + tela + godo.

A minha opinião é que o calor da habitação se perde sobretudo pelo meu tecto e gostava de melhorar este ponto.
    Para isso, pensei em colocar uma placa adicional tipo XPS entre a tela e o godo.

Seria algo relativamente fácil e acessível ($$) para eu fazer... bastaria aceder ao telhado, afastar o godo por fases, colocar as placas e voltar a espalhar o godo por cima.

As minhas perguntas são: é uma solução aceitável e isso melhoraria a perda térmica da minha habitação?

Obrigado pelas respostas e cumprimentos,
    Ricardo Ferreira
  2.  # 2

E fazer pelo interior?
    Concordam com este comentário: AMCP
    •  
      FD
    • 3 março 2015 editado

# 3

Colocado por: jfkptAs minhas perguntas são: é uma solução aceitável e isso melhoraria a perda térmica da minha habitação?

Antes de gastar dinheiro, gaste umas dezenas de euros e compre um medidor térmico infravermelhos.
    É a pistola de que anexo a imagem.
    Há umas caras (FLUKE) mas, não ligue a essas para o que precisa. No eBay encontra disto por uns 40€ a 50€.
    Assim que fizer o que tem a fazer, coloque à venda no OLX para recuperar algum do investimento.

Esta maquineta permite-lhe ver a temperatura das diversas superfícies da sua casa e perceber por exclusão de partes, por onde é que "sai" o calor (não é a forma correcta de dizer as coisas mas, dá para perceber melhor).
    Basta apontar e diz-lhe a temperatura das superfícies.
    Faz um pequeno esquema das divisões, aponta para diversos pontos no tecto, de forma a mapeá-lo, anota as temperaturas a diversas horas do dia, de seguida faz o mesmo para as janelas e para as paredes.
    Depois de recolher os diversos dados, consegue perceber o que se passa mais ou menos - deverá haver erros na medição, nos cálculos (porque estas pistolas não são grande pistola) mas, sempre é melhor que ir às cegas.
    De forma simples: onde a temperatura for inferior, é onde precisa de isolar.
    Concordam com este comentário: riscos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfkpt
      L-P.jpg
  3.  # 4

eu comprei um desses no ebay por 8€
  4.  # 5

Colocado por: fsilva106eu comprei um desses no ebay por 8€

É útil, ou dá valores irreais!?!?
  5.  # 6

Colocado por: Rodri12

É útil, ou dá valores irreais!?!?
    É util, é tal e qual o FD diz. Com paciência pode fazer a "imagem térmica" das temperaturas.
    Tenho um manhosito, e fácilmente se identificam as zonas de pilares pelas diferenças de temperatura 2º/3º de variação em curto espaço. Na mesma divisão já apanhei diferenças de temperatura das paredes de exterior/interior na ordem dos 5º. Por exemplo o teto da minha casa de banho apanha parte de um terraço e parte do piso superior, a diferença de temperatura é evidente.
  6.  # 7

onde compraram esses medidores? ebay? podem mandar ai uns links? obg
    •  
      FD
    • 4 março 2015

# 8

Colocado por: thekillerptonde compraram esses medidores? ebay? podem mandar ai uns links? obg

Tem em montes de sítios, por exemplo:
    http://www.ebay.com/sch/i.html?_from=R40&_trksid=p2050601.m570.l1313.TR0.TRC0.H0.Xinfrared+thermometer.TRS0&_nkw=infrared+thermometer&ghostText=&_sacat=0
  7.  # 9

Colocado por: Rodri12É útil, ou dá valores irreais!?!?

para mim é util, até serve para ver a temperatura dos alimentos, por exemplo o leite e as papas para os putos!!!!
    o que comprei foi este
    http://www.ebay.com/itm/LCD-IR-Laser-Infrared-Nice-Non-Contact-Digital-Temperature-Thermometer-Gun-/251414659430?pt=LH_DefaultDomain_15&hash=item3a897b4166

0.0135 seg. NEW