Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos!
    Frequento este forum por curiosidade há já algum tempo. Não sou profissional de construção embora tenha tido trabalhos de férias de verão nas obras :).
    Neste momento vou iniciar a remodelação do sotão da minha casa e umas das primeiras questões que me surgiu, é o nivelamento do piso do sotão para posterior aplicação de piso flutuante (piso do sotão é a lage de betão do R/C). Qual a melhor solução custo/beneficio para fazer o nivelamento/preparação do chão para aplicar o piso flutuante? A casa tem toda a estrutura em betão armado. Se alguém pretender dar orçamento pode faze-lo, a área é de aprox. 100m2.

Muito obrigado
    •  
      FD
    • 4 março 2015

# 2

Colocado por: zxalvesQual a melhor solução custo/beneficio para fazer o nivelamento/preparação do chão para aplicar o piso flutuante?

Betonilha de regularização.

Por exemplo: http://www.secilargamassas.pt/pt/produtos-20121220-181446/solucoes-para-pavimentos/produtos-de-enchimento-e-regularizacao/betonilha
  2.  # 3

Faltou-me dizer que não pretendo passar cabos electricos e tubos de agua pelo chão, mas sim pelas paredes, por forma a não subir muito o chão o que acabaria sempre por roubar alguns cms de pé direito.

Faltou-me tb dizer que a obra é na zona de Lisboa.
  3.  # 4

Boa tarde,

Com autonivelante, penso ser a melhor solução.
    Dará menos altura que a betonilha de regularização, e de mais fácil aplicação.[pub][/pub]
  4.  # 5

Não perguntou mas acho que não deve descurar o isolamento térmico do sótão que deve tratar nesta fase para o tornar habitável.
  5.  # 6

Aos users FD e ao Lmt.Resende, conseguem dar-me uma ideia do valor de material e mão de obra para cada uma das soluções apresentadas, considerando uma espessura de 1-2cm (não sei se será o indicado)? Neste momento o sotão está amplo e sem qualquer divisoria...

Mariana Araujo, o isolamento do sotão também está a ser pensado, atualmente a casa já tem placas de roofmate entre as telhas e a laje de betão do telhado. Ainda assim estou a pensar colocar xps ou lã mineral para melhorar termicamente, quer na laje do telhado quer nas paredes de contorno do sotão, sendo depois acabado com pladur.

Muito obrigado pelas contribuições
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vpalmeira
    •  
      FD
    • 4 março 2015

# 7

Colocado por: zxalvesconseguem dar-me uma ideia do valor de material e mão de obra para cada uma das soluções apresentadas

Não faço ideia.
  6.  # 8

Isso depende , se for so para regularizar, mete um pedreiro a fazer uma aguada de 0,5 cm, com 300 euros!!
  7.  # 9

Pode fazer uma betunilha fina, mas deve ter todos os cuidados necessarios;
    1º Limpar bem a superficie
    2º Aplicar um ligante
    3º Aplicar uma betunilha fina
    Se não tiver estes cuidados corre o risco de a betunilha desligar da superficie.
    CPS
    Ivo Silva, Ladrilhador
  8.  # 10

Colocado por: zxalvesAos users FD e ao Lmt.Resende, conseguem dar-me uma ideia do valor de material e mão de obra para cada uma das soluções apresentadas, considerando uma espessura de 1-2cm (não sei se será o indicado)? Neste momento o sotão está amplo e sem qualquer divisoria...

Muito obrigado pelas contribuições

Em termos de custo o autonivelante com aplicação pode-se situar entre os 20€/m2 e 40€/m2, dependendo da espessura que pode ir de 2mm, até 5mm ou mais... e do local onde será feita a aplicação. Mas talvez seja a solução com menor espessura que consiga.
    Quanto a soluções mais económicas, tem as betonilhas regularização como mencionado pelo Sr. FD, mas em compensação terá mais altura na massa de regularização.
  9.  # 11

Colocado por: riscosIsso depende , se for so para regularizar, mete um pedreiro a fazer uma aguada de 0,5 cm, com 300 euros!!
    e faz um projecto de establidade por 100 .
  10.  # 12

Uma aguada de cimento. parece que feri suscetibilidades com o preço que dei de 3€m2 para uma aguada!!
  11.  # 13

betonilhas autonivelantes para execução de camada até 1 cm?? normalmente tenho ideia que betonilha autonivelantes são para camadas superiores a 2 cm, mas posso estar enganado. existem sem duvida argamassas autonivelantes para dar camada de 5 a 15mm sem duvida, mas assim o bolso tem de ser maior para o zxalves. Não percebo qual o problema de uma aguada "massa " para fazer um enchimento de 5mm ou 10 mm...
    Concordam com este comentário: Arts
  12.  # 14

fissuras que podem ocorrer sim sr, mínimas, com cortiça ou espuma e piso flutuante por cima. não me parece nada problemático. fazendo as contas para 100m2, 10mm de espessura, precisávamos de 20kg/m2 ou seja se as contas não me enganam 80 sacos, mais uma xx so em material uns 1500 euros. prefiro o pedreiro por 300:))
  13.  # 15

para fazer 10mm/m2 é necessário 20kg/m2,para fazer 100 m2 dá aproximadamente 80 sacos *19.35=....
  14.  # 16

A solução do Anonimo16062021 é cara e a solução do riscos vai estalar toda....eu também preciso de encontrar a melhor solução para fazer isso.
  15.  # 17

Colocado por: PicaretaA solução do Anonimo16062021 é cara e a solução do riscos vai estalar toda....eu também preciso de encontrar a melhor solução para fazer isso.

Aderida ao betão ou sobre isolamento térmico e acústico?
  16.  # 18

Colocado por: pc ferreiraAderida ao betão ou sobre isolamento térmico e acústico?

Eu refiro-me a regularização de pavimentos em betão/betonilha, é esse o assunto discutido neste tópico.
  17.  # 19

Colocado por: Picareta
    Eu refiro-me a regularização de pavimentos em betão/betonilha, é esse o assunto discutido neste tópico.

No inicio o user nao sabia se queria regularizar directo ao betão ou eventualmente aumentar o isolamento térmico. Mas isso nao interessa.

E porque nao fazer assim:
    Pincelar a base com a mistura do pci emulsao em 2 de agua vs 1 de produto;
    Fazer uma "aguada" com pci emulsao aditivada na cosntrucao da armassa, reduzindo a água.
  18.  # 20

Colocado por: pc ferreirapci

???

0.0169 seg. NEW