Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Cumprimentos ao forum!
    Gostaria da opinião dos mais entendidos - executantes, proprietários de soluções,... - para a nossa situação em concreto:
    Pretende-se uma solução para aquecimento de um apartamento T3 de 96 m2;
    Espaço a aquecer: 260m3 no piso + 150m3 no sotão;

    O apartamento é a única fração do 1º andar e tem parede simples (bloco cimento 20cm) construído em 1995 e sótão sobre todo o apartamento acrescentado em 2005 com bloco de cimento de 30cm; a cobertura tem algum isolamento térmico (bolha de ar e folha de alumínio) e subtelha; boa exposição solar; caixilharia de alumínio com vidro duplo; sistema solar de termossifão 300l para AQS com apoio a gás;

    Sem qualquer aquecimento a habitação mantêm-se nos meses de novembro a março entre os 13 e os 17 graus, com temperaturas exteriores entre os 8 e os 18 graus; Não se pretende ter a casa a mais de 19 graus;

    A nossa opção até melhor carteira e conselho balança entre as salamandras hidro e as caldeiras a pellet. Caldeira a lenha, ar condicionado, radiadores elétricos não são opção.

    Bomba de calor parece-nos bem, mas o orçamento não permite. Uma bomba de calor para AQS (tipo Aquasmart) poderia cumprir a função? Será que gasta tanto quanto a solução de pellet? A electricidade não obriga a armazenamento de combustível... devo considerar a caldeira a gás?

    A ideia seria encontrar uma boa relação entre o custo de aquisição e a manutenção atendendo a que se procura uma casa "pouco" aquecida...
  2.  # 2

    Ar condicionado. qual a dúvida!?
  3.  # 3

    ar condicionado não é dúvida... é opção riscada pela cara metade (é pena, eu sei...).
  4.  # 4

    uma boa solução é uma salamandra ou recuperador a agua queimando pellets ou lenha, com distribuição de calor por radiadores,

    aproveitava e trocava esse termosifão por uma coisa mais eficiente em circulação forçada com apoio a ser feito pela salamandra\recuperador,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelnobre
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesuma boa solução é uma salamandra ou recuperador a agua queimando pellets ou lenha, com distribuição de calor por radiadores,

    aproveitava e trocava esse termosifão por uma coisa mais eficiente em circulação forçada com apoio a ser feito pela salamandra\recuperador,


    Sr. Jorge explique -me mas porque fazer a troca do termosifão ?

    Nao pode continuar com o mesmo?

    Vantagens e desvantagens de um e outro sistema entre termosifão em relaçao ao forçado ?
    • eu
    • 6 março 2015

     # 6

    Uma vez que a casa não tem isolamento, eu começaria por esse problema.

    É que, se instalar aquecimento sem colocar isolamento, vai ter aí condensações e bolores por todo o lado.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  6.  # 7

    Caros senhores:

    Os bolores nunca foram grande problema por aqui (a casa tem de facto uma boa exposição solar: sol pela casa dentro das 8 às 19) e um personagem que anda sempre atrás do sol e a arejar a casa como as lagartixas!, mas o isolamento ETICs não está descartado. É para ser feito nem que seja com uma espessura de 3 cm. O alumínio não é grande espingarda, mas é para manter.

    Se eu quiser trocar o sistema termossifão por um circulação forçada, tenho de comprar um sistema integralmente novo ou os coletores mantêm-se e só se altera o reservatório? Que outro equipamento adicional é que posso precisar?

    Se optar pelo pellet, há conveniência em ficar com uma caldeira em vez de uma salamandra na sala? Não tenho a percepção do ruído que uma salamandra hidro possa fazer... (é tipo máquina de lavar na centrifugação, frigorífico, ar condicionado?... ). Há espaço para uma ou outra solução.

    A ideia de adaptar uma bomba de calor de AQS ao aquecimento da água dos radiadores em circuito fechado é exequível? Rentável? ou pura idiotice...?

    Obrigado pelos contributos.
  7.  # 8

    Colocado por: nelnobreCaros senhores:

    Os bolores nunca foram grande problema por aqui (a casa tem de facto uma boa exposição solar: sol pela casa dentro das 8 às 19) e um personagem que anda sempre atrás do sol e a arejar a casa como as lagartixas!, mas o isolamento ETICs não está descartado. É para ser feito nem que seja com uma espessura de 3 cm. O alumínio não é grande espingarda, mas é para manter.

    Se eu quiser trocar o sistema termossifão por um circulação forçada, tenho de comprar um sistema integralmente novo ou os coletores mantêm-se e só se altera o reservatório? Que outro equipamento adicional é que posso precisar?

    Se optar pelo pellet, há conveniência em ficar com uma caldeira em vez de uma salamandra na sala? Não tenho a percepção do ruído que uma salamandra hidro possa fazer... (é tipo máquina de lavar na centrifugação, frigorífico, ar condicionado?... ). Há espaço para uma ou outra solução.

    A ideia de adaptar uma bomba de calor de AQS ao aquecimento da água dos radiadores em circuito fechado é exequível? Rentável? ou pura idiotice...?

    Obrigado pelos contributos.


    Não é suposto a salamandra fazer ruído. Esteticamente é muito melhor que uma caldeira.
    • eu
    • 6 março 2015

     # 9

    Colocado por: nelnobreOs bolores nunca foram grande problema por aqui

    Se aquecer o ar interior da casa, acredite que vai passar a ter ;)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelnobre
  8.  # 10

    Pois, com ar quente e paredes frias, lá vêm as condensações...
    Colocado por: eu
    Se aquecer o ar interior da casa, acredite que vai passar a ter ;)
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelnobre
  9.  # 11

    Colocado por: marcoaraujoNão é suposto a salamandra fazer ruído

    se for ventilada, faz sim senhor, pode ser até bastante audivél nas de baixa qualidade,

    Colocado por: marcoaraujoEsteticamente é muito melhor que uma caldeira

    uma caldeira convencional é para aquecer grandes volumes de agua e geralmente tem grande potencia em que a estectica é relativa pois é um equipamento para estar dentro de um espaço técnico.
    Concordam com este comentário: Lmt.Resende
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nelnobre
  10.  # 12

    Caros Senhores

    Considerando a planta do nosso apartamento (o sotão corresponde a toda a área do apartamento) como fariam a distribuição dos radiadores? Por onde passavam a canalização?
    Pelo exterior ou pelo teto do corredor que é de teto falso (pladur)?

    Uma caldeira e uma salamandra com iguais potências têm na prática o mesmo rendimento?

    Considerando paredes exteriores isoladas com capoto de 4 cm, que potência considerariam instalar?
      P_20150216_165345.jpg
 
0.0169 seg. NEW