Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Mas porque é que tem de ir as Finanças a Portugal? isso tambem me tinha sido dito por um agente das Finanças, ah e tal se quer efetuar transferençia da sua residençia fiscal como tem ca representante fiscal tem de vir ca! afinal basta ir ao portal das Finanças para saber o endereço que deve contacter, enviei todos os dados passados 2 tinha a transferençia da residençia Fiscal efetuada
    Mais quem é que lhe disse que deve declarar os rendimentos de Inglaterra em Portugal? Isso nem pensar!
  2.  # 22

Colocado por: LuisGBJá me informei como mudar a residência fiscal e nas finanças informaram-me que tenho de mudar o cartão de cidadão e depois ir ás finanças.
    Aqui começam os problemas e a s dificuldades, pelo que percebi só posso mudar o cartao de cidadão para a morada inglesa no consulado oq ue é coisa que nao quero fazer.

Tanto quanto sei, a morada no cartão de cidadão pode ser mudada no consulado, online ou então em Portugal.

Se optar online, apenas precisa de um leitor de cartões, vulgarmente conhecido como smartcard reader.

Se for em Portugal, diriga-se à Conservatória do Registo Civil e pede para actualizar a sua morada. A morada, depois de actualizada, esta é propagada pelas restantes instituições: Finanças, Segurança Social, etc...

http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt/Dossiers/DOS_alteracao+de+morada+no+cartao+de+cidadao.htm
    http://www.cartaodecidadao.pt/index.php%3Foption=com_content&task=category§ionid=5&id=62&Itemid=35&lang=pt.html

cumps
  3.  # 23

No Consulado nao pode efetuar a transferençia da morada, isso nao é com eles! é so com a AT! seio porque estive em Estrasburgo no Consulado, e foi eles que me informaram disso
  4.  # 24

Colocado por: de jesus mendesMais quem é que lhe disse que deve declarar os rendimentos de Inglaterra em Portugal? Isso nem pensar!

se faz IRS em Portugal, porque não o deverá fazer?

https://www.portaldasfinancas.gov.pt/de/impressos/Mod3AnxJ.pdf

http://saldopositivo.cgd.pt/emigrantes-o-que-fazer-para-evitar-dupla-tributacao/

cumps
  5.  # 25

Eu fasso IRS em Portugal , e pago os meus impostos de rendimento françeses em Franca, onde esta o problema?
  6.  # 26

Colocado por: de jesus mendesNo Consulado nao pode efetuar a transferençia da morada, isso nao é com eles! é so com a AT!

será que é mesmo com a AT?

Eu quando fui mudar a minha morada do cartão de cidadão, fiz em Portugal. Quando tentei fazer nas Finanças disseram-me:
    - Tem cartão de Cidadão?
    - Sim
    - Então diriga-se à Conservatória que eles depois transmitem pelos restantes serviços. Nós aqui não o podemos fazer, a não ser que tenha Bilhete de Identidade.

Encerro o meu caso. :)
  7.  # 27

Tenho bilhete de identidade so ha cerca de uns 5 anos, estou em Franca a mais de 50 anos , e nunca tive a necessidade de ter esse bilhete de identidade Portugues, agora com isto da herança fui obrigado a pedir 1 se nao com essa papelada toda ai nesse Pais nao podia faze nada lol
  8.  # 28

Colocado por: de jesus mendesEu fasso IRS em Portugal , e pago os meus impostos de rendimento françeses em Franca, onde esta o problema?

Eu pago os meus impostos em Portugal e na Alemanha. No IRS de Portugal fiz o anexo J, no IRS alemão juntei uma declaração da DSRI que certificou o meu IRS português e declarou ao estado alemão que os rendimentos já tinham sido tributados.

Tudo funciona bem até os vários estados começarem a cruzar informação.

Veja lá se as declarações de IRS (PT e FR) não consta que está a declarar TODOS OS SEUS RENDIMENTOS?

cumps
  9.  # 29

Ja vi isso aqui nas Finanças, pagando o IRS em Portugal de rendimentos em Portugal, o Pais onde habito nao tem nada a ver com isso,pago imposto do que reçebo aqui em França e fica tudo perfeitamente legal
  10.  # 30

Colocado por: de jesus mendeso Pais onde habito nao tem nada a ver com isso,pago imposto do que reçebo aqui em França e fica tudo perfeitamente legal

É bom o sistema françês...

cumps
  11.  # 31

é bom é ..quando vejo que o inquilino aqui paga a taxa de habitaçao, e em Portugal nao pagam lol, ou seja se for proprietario paga o equivalente do IMI mais essa famosa taxa de habitaçao, se for inquilino obviamente so paga a taxa de habitaçao
  12.  # 32

Obrigado a todos mas conseguiram-me baralhar ainda mais.

Tenho de mudar a residência ou não?
    Para mudar basta apenas mudar no CC?
    Se for a uma loja do cidadão em Portugal e dizer que moro na china eles mudam assim sem amis nem menos?
    Tenho depois de informar as finanças de alguma coisa ou é feito automáticamente?
  13.  # 33

Espera la que ja lhe dou o e mail do Portal das Finanças onde pode tratar disso, se tem a intençao de ficar em inglaterra um par de anos o melhor é mudar a sua residençia fiscal, sabendo que quando efetua essa transferençia de residente fiscal, vai depender do Serviço das Finanças de Lisboa3
  14.  # 34

Respostas a preto:

Tenho de mudar a residência ou não? É consigo. Cada um sabe ou deveria tentar saber qual o melhor enquadramento fiscal/legal.
    Para mudar basta apenas mudar no CC? Sim
    Se for a uma loja do cidadão em Portugal e dizer que moro na china eles mudam assim sem amis nem menos? É mandada uma carta para a nova morada e depois tem de ser novamente validada.
    Tenho depois de informar as finanças de alguma coisa ou é feito automáticamente? Automaticamente

cumps
  15.  # 35

Aqui vai, [email protected], o chefe de seccao é o Sr Arlindo Rodrigues em 2 ou 3 dias tem o seu assunto tratado envie-lhe a sua morada atual o seu NIF informando que quer efetuar a transferençia da sua residençia fiscal e tem o assunto arrumado lol
  16.  # 36

Isto faz-me uma confusão que nem lhes digo...

Há aqui pessoas que teimam em misturar "alhos com bugalhos"...

O que é que o englobamento ou não das rendas tem a ver com o facto de se ser ou não Residente Fiscal?

A figura do NÃO RESIDENTE FISCAL não é nada do que vocês estão aqui a alvitrar, nem tem nada a ver com isto.

Os Impostos são pagos no local onde geram rendimentos. Qual é a dúvida? Se trabalha em Inglaterra, paga os seus impostos lá. Se trabalha em Portugal, paga cá. E tudo isto, independentemente de onde está a chamada "morada fiscal".

No caso deste tópico, volto a referir e a reafirmar, se o unico rendimento que existe é o rendimento predial, NÃO pode haver englobamento de rendimentos, ponto final!
    Concordam com este comentário: A. Madeira, de jesus mendes
    •  
      FD
    • 6 março 2015 editado

# 37

Colocado por: El_58No caso deste tópico, volto a referir e a reafirmar, se o unico rendimento que existe é o rendimento predial, NÃO pode haver englobamento de rendimentos, ponto final!

Completando a informação, pelo que acabei agora de ler, os não residentes nem podem englobar, mesmo que tenham outros rendimentos:

Artigo 72.º
    Taxas especiais

(...)

7 - Os rendimentos prediais são tributados autonomamente à taxa de 28 %.

8 - Os rendimentos previstos nos n.os 4 a 7 podem ser englobados por opção dos respetivos titulares residentes em território português.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/irs/irs76.htm

Ou seja, paga 28% e mais nada.
    Concordam com este comentário: electrao, de jesus mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: electrao
  17.  # 38

Exatamente a residençia fiscal nao tem nada a ver com o pagamento dos impostos, a unica coisa que tem é que, nao preçisa de representante fiscal em Portugal! e transferindo a sua residençia fiscal para o Pais onde habito, tem acesso ao Portal das Finanças, para efetuar tudo o que é relaçionado com os imoveis que teem em Portugal, efetuar declaraçao de IRS , caderneta predial etc etc!
  18.  # 39

Colocado por: El_58Os Impostos são pagos no local onde geram rendimentos. Qual é a dúvida? Se trabalha em Inglaterra, paga os seus impostos lá. Se trabalha em Portugal, paga cá. E tudo isto, independentemente de onde está a chamada "morada fiscal".

Já agora, e para que fique claro:

No caso de pessoas que têm rendimentos prediais em Portugal, terão de declarar (declarar não é pagar) os rendimentos no estrangeiro ou não?

obrigado
  19.  # 40

Nao!

0.0209 seg. NEW