Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu possuo um apartamento em Albufeira, comprado ha 12 anos por 62500 euros . (12500 contos ) . Passados 12 anos, vejo apartamentos parecidos ao meu a venda por 55.000 €. Realmente quando penso nisto, da muito que pensar, em relacao aos investimentos que fazemos.
    Comprei caro, mas nao sei se estou arrependido. Se pudesse , neste momento comprava ate acabar o dinheiro. Senao reparem: o meu apartamento so vale 55.000, e comprei por 62500. Mas neste momento devo apenas 38,000 ao banco, ou seja, se o vender ainda encaixo 17.000 euros, e ao mesmo tempo, por acaso esta arrendado, o que mais que cobre a prestacao que devo ao banco, o que significa que todos os meses estou a abater 200 euros na divida.
    Penso que nunca houve tao boa altura para investir em imoveis no nosso Pais, para quem tem capital disponivel, pois os bancos estao a cobrar um spread bastante alto nos emprestimos a habitacao. Mas lembrem-se que, quando os spreads estiverem de volta aos 0,85%, os precos dos imoveis irao comecar a disparar de novo.
  2.  # 2

Seria bom investimento se não tivesse existido a especulação imobiliária que houve, em que predominou o desordenamento urbano e a falta de qualidade dos imóveis. Tem sido está a política das câmaras e governo.
    O povo, esse continua a pagar e não protesta.
  3.  # 3

Colocado por: exlybrisEu possuo um apartamento em Albufeira, comprado ha 12 anos por 62500 euros . (12500 contos ) . Passados 12 anos, vejo apartamentos parecidos ao meu a venda por 55.000 €. Realmente quando penso nisto, da muito que pensar, em relacao aos investimentos que fazemos.
    Comprei caro, mas nao sei se estou arrependido. Se pudesse , neste momento comprava ate acabar o dinheiro. Senao reparem: o meu apartamento so vale 55.000, e comprei por 62500. Mas neste momento devo apenas 38,000 ao banco, ou seja, se o vender ainda encaixo 17.000 euros, e ao mesmo tempo, por acaso esta arrendado, o que mais que cobre a prestacao que devo ao banco, o que significa que todos os meses estou a abater 200 euros na divida.
    Penso que nunca houve tao boa altura para investir em imoveis no nosso Pais, para quem tem capital disponivel, pois os bancos estao a cobrar um spread bastante alto nos emprestimos a habitacao. Mas lembrem-se que, quando os spreads estiverem de volta aos 0,85%, os precos dos imoveis irao comecar a disparar de novo.

O investimento em imóveis tem de ser muito ponderado, as contas fáceis de pago 100 ao banco e pagam-me uma renda de 150 pode não ser tão linear.

No fim do empréstimo (25 anos?) caso tivesse investido o dinheiro em depósitos a prazo com rentabilidades de 2% teria cerca de 100.000€, ou seja quase o dobro do que vale actualmente o imóvel.
    Existe quem simplesmente prefira não arriscar e obter uma rentabilidade certa sem os possíveis inconvenientes do arrendamento.
    Concordam com este comentário: adias, Serge
    •  
      FD
    • 20 abril 2015

# 4

Colocado por: RodasrO investimento em imóveis tem de ser muito ponderado, as contas fáceis de pago 100 ao banco e pagam-me uma renda de 150 pode não ser tão linear.

No fim do empréstimo (25 anos?) caso tivesse investido o dinheiro em depósitos a prazo com rentabilidades de 2% teria cerca de 100.000€, ou seja quase o dobro do que vale actualmente o imóvel.
    Existe quem simplesmente prefira não arriscar e obter uma rentabilidade certa sem os possíveis inconvenientes do arrendamento.

E nem falemos da liquidez - não me canso de o repetir.
    Com 100.000€ no banco, tem sempre que comer, basta levantar algum do dinheiro.
    Com 100.000€ em casas, não tem nada com que comer.
  4.  # 5

Colocado por: eu
    Comprar casa de férias pode não ser uma boa ideia. Aquilo que se gasta com o condomínio, impostos, manutenção e o investimento, dá bem para passar umas boas férias num sítio diferente todos os anos.
    Concordam com este comentário:FD,miguelg,jorgferr,fsilva106,parrana,Bricoleiro,almeida1

Aplico a mesma ideia a auto caravanas e roulotes.
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

# 6

Colocado por: BricoleiroAplico a mesma ideia a auto caravanas e roulotes.

Em tempos ainda andei curioso quanto a isto.
    A liberdade de estacionar onde se quer, ficar com vista para a praia sem a pagar, andar com a casa às costas...

Depois vi os preços, tanto de compra como de aluguer.
    Concordam com este comentário: LuisPereira, Bricoleiro
  5.  # 7

Colocado por: FD
    E nem falemos da liquidez - não me canso de o repetir.
    Com 100.000€ no banco, tem sempre que comer, basta levantar algum do dinheiro.
    Com 100.000€ em casas, não tem nada com que comer.

E ainda, além de não ter que comer ainda tem que dar de comer a terceiros para impostos e manutenções.
  6.  # 8

O boom atualmente está no alojamento local nos centros históricos de Porto e Lisboa usando sites como o Airbnb ou o Booking. Com a nova lei a fiscalidade é bastante baixa e consegue-se retornos interessantes, embora desconfie que não tarda muito vai ser outra bolha a rebentar.
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

# 9

Colocado por: rjmsilvaembora desconfie que não tarda muito vai ser outra bolha a rebentar.

Já está a rebentar.
    Ando com alguma atenção e já há muitos "últimos a chegar", ou seja, há muita gente que já desistiu do negócio porque chegaram tarde ou porque iam encantados com maravilhas desconhecidas.
    O que quer normalmente dizer que o mercado está saturado - pelo menos na zona de Lisboa.
    Concordam com este comentário: Paramonte, treker666
  7.  # 10

Eu comecei em Agosto passado e até agora não me posso queixar, embora esteja fora desses dois grandes centros, apanho muitos que desembarcam no Porto e vão descendo de comboio em direção a Lisboa e também há muitos espanhóis em escapadinhas de fim de semana.
    • JPN761
    • 20 abril 2015 editado

# 11

em relação ao topico inicial ao pesquisar o portal que foi indicado no link percebo que eram maioritariamente casas do condominio da praia da rocha e "googlando" sobre o assunto...

http://www.condominio-cpr3.com/

http://condominioclubepraiadarocha3.blogspot.com
  8.  # 12

parece ter havido muita confusão nos ultimos tempos e fornecedores a arder, pisicna e restauração de momento nao há...
    •  
      FD
    • 20 abril 2015

# 13

Colocado por: JPN761parece ter havido muita confusão nos ultimos tempos e fornecedores a arder, pisicna e restauração de momento nao há...

Ou seja, confirma-se o que eu tinha dito anteriormente:

Colocado por: FDIsso podia ser naqueles condomínios brutais com centenas de proprietários onde ninguém se entende e falta tudo.
    Há uns anos havia alguns desses em que tudo parecia abandonado... agora não sei como é que está.
  9.  # 14

Colocado por: napenergiaSeria bom investimento se não tivesse existido a especulação imobiliária que houve, em que predominou o desordenamento urbano e a falta de qualidade dos imóveis. Tem sido está a política das câmaras e governo.
    O povo, esse continua a pagar e não protesta.

É pá, tambem ninguém obrigou o povo a comprar as casas
    • pom
    • 20 abril 2015 editado

# 15

A liberdade de estacionar onde se quer, ficar com vista para a praia sem a pagar, andar com a casa às costas...

Os parques de campismo têm de justificar investimento.

http://www.correiodominho.pt/noticias.php?id=30020
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

# 16

A maravilha arquitectónica que é o Allgarve...
      algarve.jpg
    •  
      FD
    • 20 abril 2015 editado

# 17

Colocado por: JPN761em relação ao topico inicial ao pesquisar o portal que foi indicado no link percebo que eram maioritariamente casas do condominio da praia da rocha e "googlando" sobre o assunto...
    http://www.condominio-cpr3.com/

Valores da quota do condomínio, tirados desse site:

Os valores quotizações aprovados para 2015 por trimestre são:
    T0 - 158,11 €
    T1 - 171,28 €
    T2 - 197,63 €

790€ por ano para um T2. Já dá para umas férias razoáveis...
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  10.  # 18

Depois vi os preços, tanto de compra como de aluguer.
    Concordam com este comentário:LuisPereira,Bricoleiro

Não é bem assim, existem parques próprios para admitir estacionamentos de auto caravanas, não podem ficar a fazer sala onde bem querem. Dá multa.
    Além disso podemos ter isso tudo com 1 automóvel normal, estacionar onde quisermos bla bla bla, vamos mais depressa aonde queremos a consumir muito menos, a pagar menos portagens e no fim o bolo todo sai mais barato ir para um hotel ou turismo rural e estamos sem preocupações, férias é férias! Se quisesse cozinhar todas as refeições numa camioneta parada ao frio e calor, dormir e tomar banho num espaço que mal dá para me mexer não lhe chamava férias! :) Férias é para usufruir e sair da rotina.
  11.  # 19

Comprar um apartamento, também acho que não é um bom investimento. Agora se encontrar uma casa, pequena que seja, ou em ultimo caso um apartamento num prédio com 4-6 apartamentos , desde que a bom preço acho que é de investir.

Hoje em dia ter os €€€ no banco não rende nada nem 1% ao ano chega e depois com 20% de impostos sobre os juros...
    Qualquer arrendamento paga mais do que os juros do banco e se comprar bem, em principio se vender dentro de alguns anos irá vender por mais do que comprou.
    Se tiver 100.000€ no banco, com a inflação daqui a 10 anos valem muito menos e a casa valerá mais, repito desde que o preço de compra seja razoável.

Comprar um apartamento na praia da rocha acho que é um erro, nesta zona há construções a mais, na rocha e em portimão há centenas de apartamentos por vender, quem tem algum dinheiro prefere comprar noutro local, logo os apartamentos não iram valorizar. Agora uma casa não muito distante da praia 6-10 kms ,sem condomínio, que só paga as obras referentes ao que decidir fazer , poderá ser uma boa opção.
  12.  # 20

Falando ainda de casas ao preço da uva mijona, mas indo para norte: o que se passa/passou em Braga? Estou de queixo caído com o preço dos apartamentos, são baratíssimos!

0.0232 seg. NEW