Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Eu utilizei o valor de 700 euros mensais a titulo exemplificativo...
    sendo o valor normal de uma casa nessas condiçoes 1200 euros entao vantagem sera maior perece me ser um bom negocio sem duvida...
    sera que o proprietario nao tera interesse numa venda? por um valor acessivel_? poderia tornar se um negocio melhor ainda...
    eu entendo o e estou numa situaçao semelhante, pagar 650 euros por 18m2 mensais, tambem me faz dar voltas e voltas a cabeça a fim de arranjar uma soluçao melhor...
    ja me surgiram varias ideias desde encontrar uma casa para recuperar, comprar um mobile home, ate um camping car ja me passou pela ideia...
    mas deparo me sempre com o problema da morada fixa para impostos principalmente...
  2.  # 2

Colocado por: DR1982problema da morada fixa para impostos principalmente...
    Isso é fácil de resolver. Aluga um apartado na post.
    Concordam com este comentário: rui coutinho
  3.  # 3

Colocado por: DR1982Eu utilizei o valor de 700 euros mensais a titulo exemplificativo...
    sendo o valor normal de uma casa nessas condiçoes 1200 euros entao vantagem sera maior perece me ser um bom negocio sem duvida...
    sera que o proprietario nao tera interesse numa venda? por um valor acessivel_? poderia tornar se um negocio melhor ainda...
    eu entendo o e estou numa situaçao semelhante, pagar 650 euros por 18m2 mensais, tambem me faz dar voltas e voltas a cabeça a fim de arranjar uma soluçao melhor...
    ja me surgiram varias ideias desde encontrar uma casa para recuperar, comprar um mobile home, ate um camping car ja me passou pela ideia...
    mas deparo me sempre com o problema da morada fixa para impostos principalmente...

Comprar...só o terreno vale 300.000 euros.
  4.  # 4

Colocado por: FranklinIsso é fácil de resolver. Aluga um apartado na post.

ja tinha pensado nessa opçao, nao sei é se posso fazer os impostos com essa morada, utilizar essa morada para por no livrete do carro, etc etc
  5.  # 5

Colocado por: DR1982
    ja tinha pensado nessa opçao, nao sei é se posso fazer os impostos com essa morada, utilizar essa morada para por no livrete do carro, etc etc

Colocado por: DR1982

Tem que ter uma morada fisica. Esse é o problema de muito boa gente.
    Você mora onde mesmo? vou ver se lhe posso indicar alguma solução.
  6.  # 6

Colocado por: Anonimo16062021
    Isso é ordenado de mulher..

Estamos a falar de 4200 euros mês...limpos, isto é uma referencia de trabalho efetivo. Claro que conheço quem ganha bem mais, eu mesmo já fiz trabalhos a ganhar bem mais, mas são situações pontuais.
  7.  # 7

Bordeus,
    pois esse é exatamente o problema, tenho de ter uma morada fisica para os impostos , a morada de "um amigo" tbm nao da porque vai ter complicaçoes com a taxa de habitaçao por exemplo...
    a soluçao é estar com tudo direitinho, ou seja morada fisica, pagar taxa de habitaçao anual, impostos etc etc
    que faz com que se chegue ao fim do mes e se ganhe para as despesas, mais alguma coisa mas pouco mais...
  8.  # 8

Isso é ordenado de mulher..

Entao ordenado de homem é o que?
    aqui onde estou da para ganhar o ordenado de meia mulher pouco mais, eu bem digo ganhar dinheiro é na suiça...
  9.  # 9

Colocado por: Anonimo16062021Isso é ordenado de mulher..

Você vai dizer uma coisa destas no dia da mulher!!!!!....já vai apanhar nas orelhas :-)))
  10.  # 10

Limpos como assim?
    Nao faz descontos dos 25 Fr?

Era o que eu ganhava na empresa que trabalhei e eles faziam os descontos diretamente. E é a media que pagam na Suiça, Geneve pois em outras zonas ganha-se um pouco menos, aqui é uma zona muito valorizada. Mas tudo também é muito caro como é óbvio.
  11.  # 11

Colocado por: DR1982Bordeus,
    pois esse é exatamente o problema, tenho de ter uma morada fisica para os impostos , a morada de "um amigo" tbm nao da porque vai ter complicaçoes com a taxa de habitaçao por exemplo...
    a soluçao é estar com tudo direitinho, ou seja morada fisica, pagar taxa de habitaçao anual, impostos etc etc
    que faz com que se chegue ao fim do mes e se ganhe para as despesas, mais alguma coisa mas pouco mais...

...Pois, esse foi o meu problema, tive que pagar 6000 euros para uma filha minha vir fazer um curso de linguas numa universidade,(só para 3 meses), casa incluida,pois a universidade faculta casa aos alunos, depois tive a sorte de conseguir ficar por a casa não estar a ser precisa, mas pago 800 euros. E assim tivemos as nossas atestação de residencia, abri conta no banco, fiz dossier de empresa etc.
  12.  # 12

35- 40 FR mas desse valor quanto se retira para impostos?
    essa valor é para ue tipo de professional? ... obras? vulgo oficial ou chefe ?
    empresa de trabalho temporario ?
    é o valor final ou seja faz 160 horas x35 fr ganha 5600 fr?
    aqui por exemplo recebe se o valor por cada hora a 100% ate as 35h semanais, 35-43 125% +44 150%
    + 0.10% (IFM) + 0.10% (ICP) + panier + deslocaçao...
    sobre o preço de hora + IFM + ICP desconta se cerca de 22.7%
    pelo menos é este o meu caso...
    como é que funciona isso na suiça?

desculpem todas as minhas perguntas, mas ando seriamente a pensar em "trocar de pais" ou "zona de frança" pelos motivos que ja referi atras...
  13.  # 13

as horas extra ficarem para as ferias é como aqui os que trablham em empresa fixa, acumula as ferias ou se precisarem de tirar um dia para resolver alguma coisa ou para as "pontes dos feriados por exemplo, chamam lhe por ca horas para RTT acho eu...

os descontos sao por que ordem de valores para uma pessoa com 30 anos por exemplo? se souber claro...

e qual a diferença entre custos de alugueres de casa e alimentaçao por exemplo? acho que ja li por algum lado que o sr Dias tambem ja trabalhou ca por frança, como tal penso que podera saber responder a essa questao... ou seja se o ordenado de 5600 francos - impostos na suiça e 2400 euros Limpos em frança depois com a diferença no custo de vida dos dois paises se é vantajoso estar na suiça

quanto a entrar na suiça para trabalhar tera de ser sempre com alguma " cunha" ou ainda ha empresas a recrutar pessoas?

grato pelas suas respostas...
  14.  # 14

Não,nunca trabalhei na franca,dai não lhe saber dizer a diferença entre custos de alugueres de casa e alimentação Franca/Suíça

Na ordem dos 8/9% + uns 200 Fr mensais (quer tenha ou nao trabalho) para segurança social

Sim,e saber falar a língua do cantão para onde pertende ir trabalhar..caso contrario será muito mais difícil arranjar trabalho sem as ditas *cunhas"

aqui por frança gasto cerca de 1000/1100 euros casa + alimentaçao (1 pessoa)...
    a questao da lingua vou dando uns toques no frances longe de ser fluente mas vou me desenrascando...

obrigado pelas respostas senhor dias, estou tentado a no proximo verao visitar a suiça de ferias umas 2 semanitas, pode ser que as ferias dêm alguns frutos...

cumprimentos
  15.  # 15

Por ca sera um pouco mais.casa entre 1300/1400..

eu escrevi mal, ou seja por ca gasto cerca de 1000/1100 no total de casa + alimentaçao, 650 casa e restante para alimentaçao de uma pessoa ao ganhar cerca de 2400 restam cerca de 1300 euros mensais

se por ai se ganha em torno dos 5600 fr - os 200 fr de impostos restam cerca de 5000 euros mensais... se 2500 euros chegarem para casa mais alimentaçao de uma pessoa sobram outros 2500 por assim dizer, ou seja o dobro do que sobra ca em frança...

asim compreendo o nivel de vida que os que trabalham na suiça conseguem, desde carros topo de gama a construir belas casas em pt, assim claro é possivel...
  16.  # 16

Acho muito positivo que os portugueses em França ou na Suiça expliquem aos daqui como se reabilita nesses países.

Na Suiça praticamente não há construção, só reabilitação. Casas pequenas, mas com muito conforto e excelentes acabamentos, como se vê nas fotos.

É um "savoir faire" que urge transpor para os portugueses que desconhecem essas realidades.

Rui, continue a mostrar como é que se faz aí. E são os portugueses que fazem bem, se bem orientados.
    Parabéns pela moradia!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui coutinho
  17.  # 17

Colocado por: rui coutinho,,,boas, consegui meu projeto de vida, consegui uma empresa de renovação de casas em França. Fiz já umas boas obras e tenho outras em projeto, neste momento tenho obras em Paris, Bordéus, Montpellier, Collonges, e Geneve. O mercado obrigou-me a constituir uma empresa também na Suiça. E o futuro será pormissor.
    Obras:

Rui, já agora pode dizer-me que madeira é que estão a colocar no soalho (foto do post #42)? Qual a madeira que mais coloca aí na Suiça?

Obrigado.
  18.  # 18

Colocado por: luis_guilherme

Rui, já agora pode dizer-me que madeira é que estão a colocar no soalho (foto do post #42)? Qual a madeira que mais coloca aí na Suiça?

Obrigado.

Este projeto foi em frança: mas...na suiça se faz do mesmo modo, aqui utilizei madeira de pinho tratado de emalhetar com 23 mm de espessura e por cima apliquei parquet flutuante de caravalho. De referir que todas as madeiras são de excelente qualidade e tratadas convenientemente. Na generalidade se usa o pinho francês e nórdico, para definição simples , para coisas mais sofisticadas se usa o "chene"(carvalho), e depois madeiras nativas que são muito boas por sinal.
    Fui hoje fazer outro "devi "(orçamento) para outro sotão que será feito do mesmo jeito. Realmente por aqui se aposta muito na remodelação, tenho uma outra cliente que comecei a trabalhar com ela a fazer seu jardim, agora também quer aproveitar o espaço por baixo da cobertura, mas esse irá para perto de 100.000 euros.
  19.  # 19

Muito obrigado pela partilha. Gostava de saber sua opiniao sobre o pinho para colocar soalho. Pinho Frances, nordico ou portugues? Ha diferenca grande entre precos? Tem opiniao sobre eucalipto ou freixo? Dizem-me que pinho e muito macio e estraga com tempo.
    Obrigado
  20.  # 20

Ja agora, Rui. Que isolamento costume colocar entre cobertura e piso? E la de Rocha? Qual a espessura? Qual costumam usar ai como isolamento acustico e termico? Obg.

0.0251 seg. NEW