Andei a pesquisar no forum mas não encontrei resposta para um dúvida sobre isolamento acústico.
Qual a forma mais eficaz de reduzir o barulho do vizinho de baixo (sons de transmissão aérea)?
Actualmente tenho soalho flutuante e vi alguma informação relacionada com Espuma de polietileno colocada por baixo desse tipo de soalho. Creio que esta solução tenha melhores resultados nos sons de percurssão para a casa do meu vizinho.
Será que compensa fazer este tipo de aplicação, colocar tapetes por cima do soalho ou nenhuma destas 2 opções vai ter resultados? Sei que não vai reduzir muito e para a coisa ficar bem feita até tinha que isolar as paredes mas se o som ficar mais abafado já é qualquer coisa.
Penso que em vez de optar pela espuma,tem revestimento de cortiça de 3mm, é mais dispendioso, mas obtém melhores resultados, tanto térmico, como acústico.
Colocado por: JackBauerQual a forma mais eficaz de reduzir o barulho do vizinho de baixo (sons de transmissão aérea)?
Na fonte. Ou seja, na casa do seu vizinho.
Na sua casa é difícil, por duas razões: - tem pouco espaço de trabalho sem que tenha que fazer modificações avultadas - o barulho não é transmitido só pelo tecto/chão, as paredes também são importantes
Coloque o que colocar no seu chão, lembre-se que a espessura tem que ser mínima para não exigir mais intervenções em consequência de subir o piso. O que faz isolamento acústico em condições é a "massa" de um material. Ora, com espessura mínima, não há nenhum material milagroso, estilo uma folha absorvedora de ruído. A lã rocha, um material isolador por excelência, tem sempre que ter alguns centímetros. Se avançar para soluções com mais espessura, vai ter que ajustar todas as portas e aduelas para receberem os centímetros a mais que o chão vai ganhar. Depois, ou nivela apenas algumas divisões, com a chatice dos "degraus" entre elas, ou nivela toda a casa com os ajustamentos necessários que daí advêm - subir a porta da rua, desfazer o chão das casas de banho, da cozinha, "subir" os móveis da cozinha, "subir" as loiças sanitárias, etc.
Do que sei e do que tenho lido, a cortiça é boa para reduzir os ruídos de percussão. No seu caso seria bom para o vizinho de baixo não ouvir os seus passos. Para o que se queixa, e falando numa espessura de 3 mm, não sei se iria resolver muito...
Nem falo da espuma que, não deve servir mesmo para nada no seu caso.
Esta situação é daquelas que, para resolver, exige muito trabalho e muito investimento. É capaz de ficar mais barato mudar de casa...