Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas

    Tenho k procurar um Arquitecto ou um Eng.º?! Ou "ambos os dois"?!
    E como funciona?!

    Tanto os arquitectos como os engenheiros podem fazer o projecto de arquitectura. Já para os projectos de especialidades (estrutura, água, saneamento, gás, acústico, térmico, etc.) vai necessitar de (pelo menos) um engenheiro. Pessoalmente ( e sou eng.) prefiro os projectos de arquitectura feitos por arquitectos; embora até já tenha visto projectos feitos por engenheiros de que gostei e outros feitos por arquitectos que detestei, a verdade é que a arquitectura para além de técnica (que se aprende), é também arte. E um engenheiro até pode desenhar construções mas, em minha opinião, não faz arquitectura.
    Voltando à sua questão, o melhor é contratar um arquitecto e contactar também o engenheiro para que o projecto seja feito de forma integrada e coordenada, o que lhe vai poupar muitas chatices no futuro. Já agora, aproveite para negociar os projectos, direcção técnica da obra e fiscalização (se a deseja) em conjunto que aumenta o seu poder negocial e consegue um preço mais simpático.

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 22

    a Direcção Tecnica de Obra... nem é assunto para discutirem fase de projectos.. é um assunto do foro do Técnico pertencente ao Quadro do Empreiteiro Geral... A fiscalização, ja é outra conversa...

    Para salvaguardar uma série de problemas, é melhor contactar um gabinete multidisciplinar... com Arquitectos e Eng.ºs habituados a colaborarem e a acertarem agulhas...
  3.  # 23

    Boas

    a Direcção Tecnica de Obra... é um assunto do foro do Técnico pertencente ao Quadro do Empreiteiro Geral

    Não necessariamente. Pessoalmente, nunca deixaria a direcção técnica da obra nas mão de um técnico com ligações ao empreiteiro. Mas é apenas uma opinião pessoal.

    E como funciona?!
    Eu digo +/- o k pretendo e o arqº/engº "desenha"?! Ou através das medidas do terreno o arqº/engº "apresenta propostas"?!

    O técnico que escolher vai por certo fazer várias perguntas, nomeadamente a composição do agregado familiar, necessidades, hábitos e gostos, disponibilidade financeira, etc. É aí que você pode expor as suas ideias e gostos. O técnico irá então elaborar um estudo que lhe apresentará e discutirá consigo. E assim, com diálogo, o projecto avança.
    Sei que muitas pessoas, quando avançam para a construção da casa com que sonharam, têm já ideias muito próprias daquilo que querem, quase impondo ao técnico que passem para papel aquilo que eles (clientes) idealizaram. Não sei se é o seu caso, mas porque não experimenta dizer ao arquitecto algo do género:
    - Já sabe as minhas necessidades, disponibilidade financeira, já conhece o local, agora apresente-me uma proposta arquitectónica que considere adequada.
    Quem sabe, poderá até confrontar-se com algo em que nunca tinha pensado e gostar. Ou, mesmo que não esteja de acordo com algumas coisas, haverá sempre pormenores que não conhecia e que poderá aproveitar. Para além disso quem trabalha com liberdade criativa trabalha com mais gosto e melhor.

    Cumps
    José Cardoso
  4.  # 24

    Colocado por: j cardoso
    a Direcção Tecnica de Obra... é um assunto do foro do Técnico pertencente ao Quadro do Empreiteiro Geral

    Não necessariamente. Pessoalmente, nunca deixaria a direcção técnica da obra nas mão de um técnico com ligações ao empreiteiro. Mas é apenas uma opinião pessoal.

    Está a confundir Direcção Técnica com Fiscalização, não está? :-)
  5.  # 25

    Boas

    Não estou a confundir. Vou contar, em traços gerais, um caso que conheço: X (cliente) celebra um contrato com um empreiteiro para a construção de um edifício de habitação colectiva. No final da obra desentendem-se e entram em litígio. A direcção técnica da obra esteve a cargo de um técnico do empreiteiro, que não faz o fecho do livro de obra nem as fichas técnicas de habitação. Por via disso, o cliente ainda não conseguiu licenças de habitabilidade nem consegue celebrar escrituras. Complicado, não acham?

    Cumps
    José Cardoso
  6.  # 26

    Colocado por: j cardosoBoas

    Não estou a confundir. Vou contar, em traços gerais, um caso que conheço:X(cliente) celebra um contrato com um empreiteiro para a construção de um edifício de habitação colectiva. No final da obra desentendem-se e entram em litígio. A direcção técnica da obra esteve a cargo de um técnico do empreiteiro, que não faz o fecho do livro de obra nem as fichas técnicas de habitação. Por via disso, o cliente ainda não conseguiu licenças de habitabilidade nem consegue celebrar escrituras. Complicado, não acham?

    Cumps
    José Cardoso


    Também tenho a mesma opinião.
    Mas com a ultima legislação surge a obrigação da DIrecção Técnica da Obra e da Direcção de Fiscalização da Obra (que ainda está um pouco em discussão que faz o que)
  7.  # 27

    Já tive uma situação identica.
    O Dono de Obra fez uma carta registada com aviso de recepção comunicando que a partir daquela data estaria impedido de entrar na obra, iria ser nomeado um outro técnico para fazer um livro de obra para apresentar na câmara junto com uma exposição a relatar o facto, bem como uma queixa á sua ordem.
    Em pouco menos de 24 h o Dono de obra tinha o livro na mão devidamente prenchido e um termo a renunciar á direcção da obra a partir daquela data, e um pedido de desculpas.
    Foi nomeado outro técnico que fez o fecho do livro e a obra obteve licença.
  8.  # 28

    Muito Obrigada a todos os k me responderam
  9.  # 29

    Caro J. Cardoso.

    Ainda bem que V. não está a confundir Direcção com Fiscalização.
    Vamos lá a ver se entendi bem... (hehehe)

    É que já aqui houve esta discussão aqui no Forum - quando eu ainda por aqui não andava -, em que houve quem defendesse o mesmo que você...

    Segundo o que V. escreveu, um Dono de Obra deverá adjudicar a obra a uma empresa de construção (suponhamos, à MINHA empresa) e ao mesmo tempo deverá contratar um Director Técnico de SUA confiança. (hehehe)

    É este Director Técnico quem será o RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO TÉCNICA DA OBRA e deverá, portanto, DIRIGIR a obra, isto é, que DIRIGIR A MINHA empresa e todos os MEUS subempreiteiros, fazer as encomendas e apertar com os MEUS fornecedores, e responsabilizar-se por tudo (qualidade DO MEU trabalho, prazos, derrapanços no orçamento, etc.) passando no final da obra o respectivo Termo de Responsabilidade atestando que tudo se encontra conforme todos os projectos e as boas regras de construção?!?

    FANTÁSTICO!!! CLARO!! EU VOTO A FAVOR DESTA (REVOLUCIONÁRIA) PROPOSTA! (LOL)

    Há anos que ando à espera que alguém me adjudique uma obra e que pague a alguém para ficar com os (MEUS) cabelos brancos! (LOLOL)

    É pena é ir contra a lei (nº 1 do artº 3º alínea d, do DL 273/2003 de 29/10).... (malditos burocratas!!) :-(
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, zedasilva
    • jos
    • 24 abril 2009

     # 30

    boas...

    precisava de uma informação caso fosse possível


    Comprei um terreno rústico e agora fiz a inscrição na finanças para ele passar a urbano. as finanças fizeram uma avaliação ao imóvel e atribuiram um valor patrimonial superior aquele que paguei na escritura do mesmo há um ano. de qualquer forma eles dizem que eu vou pagar IMI. a pergunta é: quando um prédio rustico se transforma em urbano não se paga IMT.


    obrigado.
  10.  # 31

    Boas!!

    Como podem verificar ainda ando meio perdida neste processo...
    Como posso pedir um orçamento a um Arquitecto sem saber se vou gostar do seu trabalho ou não?!
    Ou devo pedir k me faça um "esboço inicial" junto com o orçamento?!

    Obrigada pela ajuda prestada
  11.  # 32

    É tudo possivel, mas concerteza a maioria não cobra nada por lhe dar um orçamento sem compromisso nenhum.
    Igualmente, falo no meu caso faz-se sempre uma reunião prévia em que o cliente comunica as suas intenções e o arquitecto pode logo e sem compromisso nenhum avançar com algumas orientações e um pré orçamento e dar tambem a conhecer o seu trabalho. Se isto não chegar para ter uma ideia do seu trabalho, pode então avançar para um estudo muito prévio do projecto e ainda sem compromisso nenhum.
    Pode tambem se estiver interessada em realmente pedir um estudo prévio mais elaborado e ai pagar um valor a acordar com o arq. mas sem compromisso de continuação.
  12.  # 33

    Antes de decidir por esta ou por aquele equipa de projecto (sim porque quer queira quer não o seu projecto não irá ser realizado só por uma pessoa mas sim por várias) Deverá indagar quem será o responsavel por responder perante o projecto.
    Ou seja a quem vai pedir responsabilidades se os calculos de betão armado tiverem uma gralha, ou se no projecto de arquitectura não foi mensionado um pormenor qualquer.
    Peça para ver projectos e obras recentes realizados por esta equipa.
    Tente falar com os Donos de obra sobre a opinião com que ficaram do trabalho.
    Enfim, uma boa obra começa numa boa equipa de projecto e perlonga-se num excelente empreiteiro.
 
0.0198 seg. NEW