Iniciar sessão ou registar-se
    • mcfv
    • 10 março 2015 editado

     # 1

    peço ajuda no seguinte
    vou ter reunião de condominio e embora a convocatória não mencione a ideia do aumento de quotas, a administração pode levar o assunto à assembleia? (é que sei informalmente que o vão fazer).
    Adianto q a convocatória tem um ponto a ser discutido que é "discussão do orçamento para 2015", e aqui talvez possa prever-se o aumento de quotas. Mas não sei ao certo se não seria um assunto a estar previsto de forma clara e objectiva.
    Por outro lado, se temos o ponto da discussão do orçamento para 2015, este deverá explanar as contas previsiveis do ano e eventualmente um fundo maneio para as inesperadas, certo? E daqui concluir-se (ou não) que há necessidade de aumentar a quota.
    Gostava de ouvir a vossa opinião

    É que está a chatear-me que o aumento das quotas seja devido ao não pagamento de 2 proprietários (ausentes no estrangeiro), quando a admnistração nada fez (ou fez mt pouco) p resolver a situação... (sei disto pq houve uma reunião informal, digamos, e agora vamos ter a reunião "formal" do ano)

    obg
  1.  # 2

    Colocado por: mcfvAdianto q a convocatória tem um ponto a ser discutido que é "discussão do orçamento para 2015


    Se um orçamento prever o aumento das quotizações...e desde que seja aprovado...não há nada de irregular.

    Colocado por: mcfvÉ que está a chatear-me que o aumento das quotas seja devido ao não pagamento de 2 proprietários (ausentes no estrangeiro), quando a admnistração nada fez (ou fez mt pouco) p resolver a situação...


    Pressione neste ponto...as quotas de condomínio são das dívidas mais fáceis (com maior probabilidade de sucesso) e menos onerosas de cobrar...
    • mcfv
    • 10 março 2015

     # 3

    o problema é q não vão apresentar orçamento... assim, como sei que há necessidade de aumento de quotas???
    apenas apresentam os gastos/entradas do ano 2014
  2.  # 4

    Colocado por: mcfvo problema é q não vão apresentar orçamento... assim, como sei que há necessidade de aumento de quotas???


    Não apresentam orçamento?? Têm que apresentar...e só depois de apresentado e debatido é sujeito a votação
    Concordam com este comentário: JPN761
    • pjam
    • 10 março 2015

     # 5

    Boa tarde

    A meu ver deverá ser proposto aumento do valor das quotas se as despesas globais do condominio o justificar, o saldo das receitas deve ser suficiente para cobrir as despesas, ficando algum fundo de maneio de reserva para os imprevistos, é assim que se passa no meu prédio, mas cada caso é um caso.... e basta haver quorum para concordar com as decisões tomadas em Assembleia.
    Quanto aos incumpridores existem formas legais de o chamar á responsabilidade, Decreto lei 268/96 Artigo 6.º
    Dívidas por encargos de condomínio
    1 - A acta da reunião da assembleia de condóminos que tiver deliberado o montante das contribuições devidas ao condomínio ou quaisquer despesas necessárias à conservação e fruição das partes comuns e ao pagamento de serviços de interesse comum, que não devam ser suportadas pelo condomínio, constitui título executivo contra o proprietário que deixar de pagar, no prazo estabelecido, a sua quota-parte.
    2 - O administrador deve instaurar acção judicial destinada a cobrar as quantias referidas no número anterior.



    Cumprimentos
    PM
 
0.0115 seg. NEW