Iniciar sessão ou registar-se
    • Oskitz
    • 13 março 2015 editado

     # 1

    Bom Dia, gostaria de obter algumas opiniões de pessoal que esteja dentro do assunto ou que até já tenha passado por isto.

    A minha esposa no ano passado entrou com um processo em tribunal para obter a guarda da filha de 5 anos de uma relação que teve em que não foram casados.
    Contratámos um advogado e entrámos com o processo em tribunal. Em Novembro de 2014, a minha esposa que na altura estava gravida de 5 meses, foi à Segurança Social a pedido da assistente social, para a entrevista, tendo uns dias mais tarde a Assistente Social vindo a nossa casa ver as condições.

    Acontece que nessa entrevista, a assistente social (não sei se fazia parte do trabalho delas ou não) pressionou a minha esposa para pedir guarda partilhada e não guarda total etc.etc. até inclusivé lhe perguntou o porquê de ter engravidado, se não seria muito cedo para isso, que a minha relação com ela era muito verde bla bla. Naturalmente a minha esposa, estando fragilizada por causa da gravidez, começou a chorar como é lógico.

    Entretanto há uns dias recebemos uma carta para ela ir a tribunal ao julgamento. Ela entrou em contacto com o advogado dela para o informar e para saber o resultado do tal relatório da Assistente social.

    Qual não é o nosso espanto. quando a Assistente Social meteu no Relatório que a minha esposa era emocionalmente instavel e que posto isto, o mais certo era a criança ser entregue ao pai !!!

    Bem, eu nunca tinha ouvido que uma criança era retirada da mãe assim com estes motivos falsos.. Desde quando uma assistente social pode insinuar este tipo de coisas?

    Aguardo opiniões de malta que talvez ja tenha passado por isto.

    Cumps
  1.  # 2

    Advogado!
  2.  # 3

    existe assistentes sociais que são um cancro neste país ... e eu conheço algumas .
    Concordam com este comentário: António Santos
  3.  # 4

    claro que isso tudo faz parte do trabalho deles, pode parecer muito estranho para o primeiro pensamento delas tem que ser para a criança e não para o pai ou para a mãe.

    dai tentarem sempre o guarda partilhada, a criança tem um pai e uma mãe e tem direito aos dois, dai havendo interesse dos dois pais é natural que a assistente social tente sempre a assistente social.

    depois a sua esposa esta a tentar a guarda de uma filha de 5 anos que teve de uma outra relação. Se está a pedir a guarda (partilhada ou total) pergunto com quem esteve a criança estes 5 anos? Porque se a mãe está a pedir a guarda deduzo (posso estar errado) que a criança esteve com o pai. A ser isso acho muito bem que agora o pai não seja posto de lado.

    A assistente social apertou um bocadinho e a mulher começou a chorar, fruto da gravidez ou não ficamos por saber, mas não estou a ver de que forma a assistente social está a errar.
  4.  # 5

    Verdade! Agora o nosso receio é que o juiz seja levado exclusivamente pelo relatório da Assistente Social.
    • Oskitz
    • 13 março 2015 editado

     # 6

    Colocado por: pauloagsantosclaro que isso tudo faz parte do trabalho deles, pode parecer muito estranho para o primeiro pensamento delas tem que ser para a criança e não para o pai ou para a mãe.

    dai tentarem sempre o guarda partilhada, a criança tem um pai e uma mãe e tem direito aos dois, dai havendo interesse dos dois pais é natural que a assistente social tente sempre a assistente social.

    depois a sua esposa esta a tentar a guarda de uma filha de 5 anos que teve de uma outra relação. Se está a pedir a guarda (partilhada ou total) pergunto com quem esteve a criança estes 5 anos? Porque se a mãe está a pedir a guarda deduzo (posso estar errado) que a criança esteve com o pai. A ser isso acho muito bem que agora o pai não seja posto de lado.

    A assistente social apertou um bocadinho e a mulher começou a chorar, fruto da gravidez ou não ficamos por saber, mas não estou a ver de que forma a assistente social está a errar.


    A criança está uma semana com a mae e outra semana com o pai. Mas em Setembro entrou para a escola que fica a 2 minutos da nossa casa e o pai vive a 10km. Trabalha por turnos em Lisboa até as 2 da manha. A minha esposa so pediu a guarda mais por uma questão de a menina ganhar rotinas e habitos.
  5.  # 7

    Estes assuntos nunca são fáceis. Sem conhecer a história arrisco um palpite quanto ao que aconteceu:

    A sua esposa estava com o pai da criança quando conheceu o Oskitz, envolveu-se consigo e engravidou. Depois separou-se do namorado/marido e foi viver consigo.

    Se o pai contou essa história à assistente social, mostrando ao mesmo tempo ser um pai atento e dedicado com sustento próprio, pode de alguma forma ter ganho a simpatia da mesma.

    Ao contrário a assistente social vê uma mulher que abandonou o lar, eventualmente traiu o parceiro e já está grávida de outro...

    Obviamente não ponho em dúvida que a sua esposa é uma pessoa séria e que ama a sua filha acima de tudo mas, apesar de nunca ter passado por isso, acredito que esses factores possam ter influência no parecer da assistente social.

    No entanto, acima de tudo, tenho a certeza que qualquer assistente social quer acima de tudo assegurar que uma criança possa crescer nas melhores condições. E essa tem obviamente que ser a única prioridade porque as crianças são a coisa mais valiosa neste mundo.
  6.  # 8

    Errado. Quando eu conheci a minha esposa ela ja não estava com o pai da filha dela ha cerca de 2 anos e meio.

    O que tambem acho estranho é que a Assistente Social foi contar ao pai da filha da minha esposa a conversa que ela teve com a minha esposa na entrevista! As assistentes sociais não deveriam ter sigilo profissional?
  7.  # 9

    Colocado por: OskitzErrado. Quando eu conheci a minha esposa ela ja não estava com o pai da filha dela ha cerca de 2 anos e meio.

    O que tambem acho estranho é que a Assistente Social foi contar ao pai da filha da minha esposa a conversa que ela teve com a minha esposa na entrevista! As assistentes sociais não deveriam ter sigilo profissional?


    Sendo assim realmente é estranho porque normalmente o tribunal, em condições normais, puxa sempre para a mãe, o que até acho bem - mãe é mãe.

    Como disseram anteriormente o melhor é consultar um advogado especializado. Melhor que ninguém poderá ajudá-lo a defender os vossos interesses.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  8.  # 10

    Colocado por: simples

    Sendo assim realmente é estranho porque normalmente o tribunal, em condições normais, puxa sempre para a mãe, o que até acho bem - mãe é mãe.

    Como disseram anteriormente o melhor é consultar um advogado especializado. Melhor que ninguém poderá ajudá-lo a defender os vossos interesses.
    Concordam com este comentário:rafaelisidoro


    É curioso ser um homem a dizer que "mãe é mãe". E "pai é pai", ou nem por isso? Os direitos e as obrigações não são os mesmos?
    Como não conhecemos o contexto nem o outro lado da história, é muito difícil opinar. Parece-me um argumento muito débil reclamar a guarda exclusiva da criança só porque o pai vive a 10km da escola - isso são 15m de carro, não significa nada. Rotinas e hábitos dependem da forma como ambos os pais funcionam e como se entendem entre si. Portanto, há de certeza uma parte da história que não conhecemos.
    Concordam com este comentário: FD, treker666, Rodri12
    •  
      FD
    • 13 março 2015

     # 11

    Colocado por: simplesSendo assim realmente é estranho porque normalmente o tribunal, em condições normais, puxa sempre para a mãe, o que até acho bem - mãe é mãe.

    É a chamada igualdade de géneros... :P
  9.  # 12

    Eu sou pai, e podem ter a certeza que a minha mulher não é mais nem menos que eu para o nosso filho só por ser a mãe...
  10.  # 13

    Colocado por: becas

    É curioso ser um homem a dizer que "mãe é mãe". E "pai é pai", ou nem por isso? Os direitos e as obrigações não são os mesmos?
    Como não conhecemos o contexto nem o outro lado da história, é muito difícil opinar. Parece-me um argumento muito débil reclamar a guarda exclusiva da criança só porque o pai vive a 10km da escola - isso são 15m de carro, não significa nada. Rotinas e hábitos dependem da forma como ambos os pais funcionam e como se entendem entre si. Portanto, há de certeza uma parte da história que não conhecemos.
    Concordam com este comentário:FD,Rodri12


    Tudo poderia ser assim, mas o pai não tem carro e ao inicio disse para procurarmos escola aqui ao pe de casa que a distância não é problema. Agora, desde Setembro que a miuda ja faltou á escola umas 8 vezes e todas em dias de chuva!
    Agora ja diz que se torna muito longe bla bla. Daí a minha esposa ao inicio querer guarda exclusiva mas chegaram os 2 a acordo e iam avançar para guarda partilhada.

    Agora segundo o relatorio da assistente social, não sei como vai ser. Não tem pés nem cabeça aquele relatório.

    Se alguem conhecer um bom advogado aqui pros lados do Seixal, Margem Sul agradecia ;)
  11.  # 14

    Colocado por: OskitzDesde quando uma assistente social pode insinuar este tipo de coisas?


    A assistente social faz o trabalho dela... Se ela escreveu que a Sra. é emocionalmente instável é porque tem fundamentos para isso... O relatório social não é elaborado apenas tendo em conta a entrevista da sua esposa...São ouvidas várias pessoas, familiares, colegas de trabalho etc.

    O relatório social é importantíssimo para o juiz...

    Colocado por: Oskitzpressionou a minha esposa para pedir guarda partilhada e não guarda total et


    A "guarda" é sempre partilhada... ainda que fique a residir com a mãe, a criança deve manter contacto regular com o pai... e as questões mais importantes da vida da criança devem ser tomadas pelo pai e pela mãe...

    Os processos de Regulação das Responsabilidades Parentais só se interessam com uma coisa: o superior interesse da criança...
  12.  # 15

    Pois, mas a unica pessoa que foi ouvida foi a minha esposa, nem familiares, nem amigos..nada!

    E a visita à nossa casa veio a Assistente Social mais uma colega, ficaram encantadas com a nossa casa e com as áreas.

    O que me mete confusão é que estando a minha esposa gravida de 5 meses na altura da entrevista e a Assistente Social começar com conversas de que ela não deveria estar gravida, que ainda era muito cedo bla bla é logico que a minha esposa se foi abaixo.. Mas isso é normalissimo penso eu
  13.  # 16

    Mas afinal o processo em tribunal é para guarda partilhada ou guarda exclusiva da sua esposa? Agora fiquei sem perceber...se os pais se entendem, porquê a visita da assistente social?
  14.  # 17

    Chegámos a um entendimento após a visita da Assistente Social. Entendemos que o melhor seria a Guarda Partilhada. Agora com o resultado desde estranhooo relatorio já não sei :S
  15.  # 18

    O mais urgente é informar o tribunal que os pais chegaram a acordo quanto à guarda partilhada porque isso muda tudo. Não me parece que um juiz vá contra um acordo dos pais, a não ser que houvesse razões muito fortes quanto à idoneidade de um deles.
    Concordam com este comentário: FD
  16.  # 19

    Colocado por: becas

    É curioso ser um homem a dizer que "mãe é mãe". E "pai é pai", ou nem por isso? Os direitos e as obrigações não são os mesmos?
    Como não conhecemos o contexto nem o outro lado da história, é muito difícil opinar. Parece-me um argumento muito débil reclamar a guarda exclusiva da criança só porque o pai vive a 10km da escola - isso são 15m de carro, não significa nada. Rotinas e hábitos dependem da forma como ambos os pais funcionam e como se entendem entre si. Portanto, há de certeza uma parte da história que não conhecemos.
    Concordam com este comentário:FD,treker666,Rodri12
    Becas Pai é pai como é obvio mas Mãe é Mãe e isso entende-se desde que seja uma boa Mãe , por exemplo num caso de divorcio já mais lutava pela custodia da minha filha porque conheço a Mãe que ela tem ... não quero dizer com isso que dava menos atenção à minha filha ou virava as costas , acho que tenho capacidade para perceber que não sou uma Mãe ... se tivesse que escolher com quem crescer escolhia a minha Mãe que me perdoe o meu querido pai que nunca me faltou com nada mas Mãe é Mãe .
    Concordam com este comentário: simples
  17.  # 20

    Colocado por: Rodri12Eu sou pai, e podem ter a certeza que a minha mulher não é mais nem menos que eu para o nosso filho só por ser a mãe...
    mas pergunte ao seu filho se é a mesma coisa lol
 
0.0159 seg. NEW