Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a abrir este topico para tirar algumas dúvidas, que procurei pelo forum mas nao encontrei, peço desculpa se existir algum parecido, se sim, coloquem aqui, e este ficará logo sem efeito.

Surgiu-me a ideia de construção de uma casa, como deve surgir a dezenas de pessoas, mas com essa ideia sugiram imensas dúvidas, tendo em conta que a ideia é muito verde, realmente recente, e estou na fase de me informar de processos, papeladas, valores, melhores opções, etc.

Algumas perguntas, que para quem está dentro do assunto devem ser de fácil resposta.

( o cenário, é a reconstrução de uma casa antiga).

Primeiros passos, realizar um novo projecto, certo? Que valores terá? Aprovação do projecto demora algum tempo?

Depois disso, orçamento, como chegar a empresas desse estilo? convem pedir "varios" oraçmentos?

E por fim, a pergunta mais dificil, porque é sempre muito subjectiva, mas sem contar com uma grande area de construção, 100m2, por quanto se conseguirá reconstruir uma casa antiga? ( uma pergunta sempre muito relativa, porque é de 8 ou 80, depende de muita coisa, mas valores assim por baixo...)

Obrigado desde já, e peço desculpa se são perguntas que estão respondidas noutros topicos que nao vi, e também se são perguntas muito "noobs" e sem muito sentido, mas é apenas para acentar ideias, e tentar aceitar ideias e opiniões de quem está mais por dentro, e saber se é realmente viavel seguir estes caminhos.

Obrigado!
  2.  # 2

Colocado por: person10_Bom dia,

Estou a abrir este topico para tirar algumas dúvidas, que procurei pelo forum mas nao encontrei, peço desculpa se existir algum parecido, se sim, coloquem aqui, e este ficará logo sem efeito.

Surgiu-me a ideia de construção de uma casa, como deve surgir a dezenas de pessoas, mas com essa ideia sugiram imensas dúvidas, tendo em conta que a ideia é muito verde, realmente recente, e estou na fase de me informar de processos, papeladas, valores, melhores opções, etc.

Algumas perguntas, que para quem está dentro do assunto devem ser de fácil resposta.

( o cenário, é a reconstrução de uma casa antiga).

Primeiros passos, realizar um novo projecto, certo? Que valores terá? Aprovação do projecto demora algum tempo?

Depois disso, orçamento, como chegar a empresas desse estilo? convem pedir "varios" oraçmentos?

E por fim, a pergunta mais dificil, porque é sempre muito subjectiva, mas sem contar com uma grande area de construção, 100m2, por quanto se conseguirá reconstruir uma casa antiga? ( uma pergunta sempre muito relativa, porque é de 8 ou 80, depende de muita coisa, mas valores assim por baixo...)

Obrigado desde já, e peço desculpa se são perguntas que estão respondidas noutros topicos que nao vi, e também se são perguntas muito "noobs" e sem muito sentido, mas é apenas para acentar ideias, e tentar aceitar ideias e opiniões de quem está mais por dentro, e saber se é realmente viavel seguir estes caminhos.

Obrigado!

Não sou a melhor pessoa para o aconselhar e vai ser mesmo difícil alguém lhe dar um a valor para algo que não conhece, nem sabe o estado em que está, nem sabe que tipo de acabamentos quer.

No entanto realço aquilo que coloquei a Bold, sendo um pedido tão subjetivo peça uma ideia de valores por alto e não por baixo, se não depois é capaz de apanhar um grande susto, confrontado esses valores por baixo com os valores necessários na realidade
  3.  # 3

Sim tenho essa ideia, mas quando falo em saber valores, é para ter realmente noção de valores, se calhar a expressão utilizada não foi a melhor. QUeria dizer preços em média, que sejam suficientes para reconstruir, pensando na pior das situações. Porque não tenho noção se são necessários ( exemplo) 50 mil, ou 200 mil.

Não sei se com 50mil consigo algo mesmo no limite e a cortar imensas coisas ( ou se nem sequer dá para ficar com algo em condições), ou se essa situação acontece por exemplo com 200 mil €. A minha ideia é só ter noção dos valores que serão necessários, sendo sempre dificil de perceber por várias razões, é uma area que deve variar bastante, consoante as variaveis que tem, terrenos, obras necessárias, materiais, mão de obra, tamanho do terreno, etc...
  4.  # 4

Colocado por: person10_Sim tenho essa ideia, mas quando falo em saber valores, é para ter realmente noção de valores, se calhar a expressão utilizada não foi a melhor. QUeria dizer preços em média, que sejam suficientes para reconstruir, pensando na pior das situações. Porque não tenho noção se são necessários ( exemplo) 50 mil, ou 200 mil.

Não sei se com 50mil consigo algo mesmo no limite e a cortar imensas coisas ( ou se nem sequer dá para ficar com algo em condições), ou se essa situação acontece por exemplo com 200 mil €. A minha ideia é só ter noção dos valores que serão necessários, sendo sempre dificil de perceber por várias razões, é uma area que deve variar bastante, consoante as variaveis que tem, terrenos, obras necessárias, materiais, mão de obra, tamanho do terreno, etc...

Não tem fotos, ou então não consegue descrever o estado em que a casa se encontra e por alto aquilo você acha que precisará de ser substituído?!
    É que um restauro pode ir desde algo em ruínas, até algo que só precisas de um chão novo e de uns arranjos nas paredes e e tecto.
  5.  # 5

Boa tarde,

Depende também se já tem a casa para reconstruir, ou se ainda a irá adquirir.

O valor do licenciamente é diferente de reconstrução para construção, mas depende da Câmara em questão.

Depende també como já foi dito do estado da casa a reconstruir, e como é obvio do tipo de materiais/acabamentos que irão escolher.
  6.  # 6

A ideia era adquirir ( informaram me que seria provavelmente melhor que adquirir um terreno, não se me informaram bem!), e ai está mais uma incerteza, sinto o meu proprio topico um pouco inutil, porque tem realmente demasiadas incertezas para ser algo concreto...

e tendo em conta uma possivel aquisição de um terreno para construção...
  7.  # 7

Se adquirir uma construção e não planeia aumentar a área dela nem mudar a configuração exterior, à partida, não tem projecto para a Câmara (à partida).
    Se quer aumentar a área, o melhor é ir primeiro à câmara com a pretensão antes de comprar.
    Tenha em atenção se a casa pré-existente é legal.

O projecto será sempre importante (mesmo que não precise de entregar nada na câmara). Consegue sempre preços mais em conta (não há burocracias) e deixa qualquer arquitecto mais animado (também não há burocracias para ele).
    Ás vezes uma solução de projecto pode fazer poupar dinheiro. O contrário também é possível. A escolha do arquitecto é importante. Como também é importante a escolha do empreiteiro.

Atirando valores à bruta (repito - à bruta).

-o preço da aquisição do imóvel
    -preço projecto 2000€ (arquitectura)
    -preço de reabilitação - 450€/m². Exemplo, 100m² - 45.000,00€.
    -IVA

Diria que se compra por 50.000€. Gasta 2.000€ no projecto e tem 45.000€ em obra. 197.000€. Ponha 20% para derrapagens. Ponha 23% para o IVA.
    Em projecto faça ver ao arquitecto que não tem dinheiro. Ou que tem pouco.
    Existe muito modos de fazer a coisa.
    Há flutuante aplicado a 20€/m². Há cerâmicos a 50€/m².

Coisas que podem fazer os preços flutuar (muito).
    A casa estar mais podre do que parece.
    Necessitar de muitos arranjos exteriores.
    Não tem ligações à rede (águas e esgotos).
    O empreiteiro é afinal menos sério.
    O arquitecto é primo do anterior.

Ter desde quase o início medições do projecto é uma forma de ter custos mais controlados (se bem que reconheço que é uma trabalheira fazer várias medições, ou reajusta-las a cada novo projecto).
  8.  # 8

paulovalente, muito obrigado! fiquei com uma ideia geral dos valores e os locais onde se gasta mais € e onde gasta menos, e as coisas que tenho que ter em atenção.

uma questão, também há um preço (mais ou menos tablado) por m2, para construção? em vez de ser só preço de reabilitação..
  9.  # 9

Colocado por: person10_uma questão, também há um preço (mais ou menos tablado) por m2, para construção?

Há, ... entre 300€/m2 e 3000€/m2
  10.  # 10

Aproveite o regime especial de IVA para as reconstruções.

Informe-se

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  11.  # 11

A mim também me parece melhor comprar uma casa para remodelar do que comprar um terreno "virgem".
    As minhas recomendações:

1.º (primeiríssimo!) DEFINIR a localização da casa (seguindo-se áreas de construção; tipologia; etc.) que pretende;

2.º DEFINIR o plafond que vai investir;

3.º INFORMAR-SE junto de profissionais nas várias áreas (mediadores imobiliários; arquitectos; etc.) sobre as variantes, possibilidades, custos, etc.

Uma primeira estimativa (como já escreveram em cima): 50.000 euros deveria dar para remodelar completamente uma casa com 100m2 (um bom T2 ou pequeno T3).

Um conselho muito importante: foque-se em COMPRAR BARATO!
    Mais vale comprar barato do que poupar no projecto ou na reabilitação da casa.
  12.  # 12

Muito obrigado a todos! Fiquei muito esclarecido para já das minhas dúvidas iniciais! Só umas questões que ainda me ficaram, ao comprar uma casa para reconstruir...há "pormenores" que deva ter em atenção? E há algum sitio onde possa "pedir" um orçamento sobre essas coisas, e onde possa discutir as ideias,etc? qual o melhor sitio para me dirigir?
  13.  # 13

Há pormenores que tem de ter em atenção? Sim, há. Quais? Depende.
    Só pode confiar no orçamento se souber o que pedir. A "resposta" (orçamento) tanto mais completa será quanto melhor estiver formulada a "pergunta" (projecto + medições).
    Sem dados, sem casa, sem projecto, a resposta correta já a teve lá atrás; varia entre 100 e 100.000.

Portanto, a partir daqui:

-Acredita no bom senso e naquilo que vê. Pode não saber quantificar, mas pode saber se será muito caro ou não. E depois logo se verá.
    -Ou contrata um técnico que o acompanhe nas visitas aos imóveis e lhe dá opiniões. E depois logo se verá também, mas já vai mais balizado.

Não avalie a sua decisão por quem lhe vende o imóvel.
  14.  # 14

Não julgue como muita gente que reconstruir é mais barato que fazer de novo. Pode serviu não, cada caso é diferente.

O parecer de um técnico seria fundamental.

Boa sorte
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com

0.0165 seg. NEW