Colocado por: jorgealveseste é o modulo de mistura que a Giacommini propoeo sempre e que se o instalador souber trabalhar com a Altherma (não é somente ligar os tubos e cabos no sito correcto) dispensa,
Colocado por: MartaMo que é que a centralina faz a mais?
Colocado por: MartaMEspero é que eles não me falem dos tubos, já não os posso ouvir.isso no meu ponto de vista nem é o mais importante.
Colocado por: jorgealves
a centralina da Giacomini tem 3 funções, regular a temperatura de impulsão de agua, controlar a abertura e fecho das valvulas de zona em função da temperatura do espaço e controlar o circulador do piso radiante,
a 1ª função é intriseca á bomba de calor (por defeito á saida de fabrica vem desactivada sendo preciso activa-la no local e programa-la) epode ser redundante, a 2ª já é uma questão de conforto e redução de consumo energético,
e depois tem mais umas quantas questões que podem ser secundarias.Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaM
Colocado por: jorgealvesisso no meu ponto de vista nem é o mais importante.
Colocado por: MartaMO senhor da Emmeti mostrou-me uma e disse que aquilo abre e fecha conforme a temperatura, para controlar o fluxo. E que os caudalímetros faziam o resto.
Colocado por: MartaMmas deve ser coisa de homens
não é bem assim, abrem e fecham em função da temperatura ambiente da SALA controlando o fluxo de agua,
os caudalimetros são para outras funções, servem para equilibrio dinamico da instalação e potenciar a permuta termica no piso radiante.
a Altherma tem maneira de fazer automaticamente o control da temperatura de impulsão (função principal da central da Giacomini) mas o instalador tem que a saber configurar, o que francamente é raro ser feito como deve ser.Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaM
Colocado por: MartaMSe a maquineta Alterma ficar bem calibrada, o Emmeti funciona bem e nem precisa de centralina?
Colocado por: MartaMIsso é algo que se aprende na escola dos instaladores de piso radiante?
sim, assimj como a Giacomini,
é algo que se aprende nas formações da Daikin Altherma,
se o instalador quiser fazer á seria investe num cabo para programação da bomba de calor,Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaM
Colocado por: omegapor acaso é uma coisa que a mim também me intriga, até porque não percebo nada disto.
se temos um termostato de zona que controla a cabeça electrotérmica, isto é, abre ou fecha a agua, não está a controlar o fluxo de agua igualmente?
é que a centralina o que vai controlar é o que chega ao colectores. e então se tiver-mos um deposito de inercia e uma válvula misturadora à saída, só deixando sair a agua para uma temperatura definida, isto não substitui a centralina?
é que colocar aqui uma centralina a mim parece-me que já é uma redundância de equipamentos.
atenção que eu não percebo nada disto, e este esquema que coloquei não é para bomba de calor, mas para caldeira de biomassa