Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: jorgealveseste é o modulo de mistura que a Giacommini propoeo sempre e que se o instalador souber trabalhar com a Altherma (não é somente ligar os tubos e cabos no sito correcto) dispensa,
      2013-11-08 13.44.54.jpg

Tenho de voltar a perguntar aos instaladores se isto está incluído ou não. Pode não dizer nas propostas e, se calhar, o da Giacomini até tem. Espero é que eles não me falem dos tubos, já não os posso ouvir.
  2.  # 22

Colocado por: MartaMo que é que a centralina faz a mais?

a centralina da Giacomini tem 3 funções, regular a temperatura de impulsão de agua, controlar a abertura e fecho das valvulas de zona em função da temperatura do espaço e controlar o circulador do piso radiante,

a 1ª função é intriseca á bomba de calor (por defeito á saida de fabrica vem desactivada sendo preciso activa-la no local e programa-la) e pode ser redundante, a 2ª já é uma questão de conforto e redução de consumo energético,

e depois tem mais umas quantas questões que podem ser secundarias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaM
  3.  # 23

Colocado por: MartaMEspero é que eles não me falem dos tubos, já não os posso ouvir.
    isso no meu ponto de vista nem é o mais importante.
  4.  # 24

Colocado por: jorgealves
    a centralina da Giacomini tem 3 funções, regular a temperatura de impulsão de agua, controlar a abertura e fecho das valvulas de zona em função da temperatura do espaço e controlar o circulador do piso radiante,

a 1ª função é intriseca á bomba de calor (por defeito á saida de fabrica vem desactivada sendo preciso activa-la no local e programa-la) epode ser redundante, a 2ª já é uma questão de conforto e redução de consumo energético,

e depois tem mais umas quantas questões que podem ser secundarias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:MartaM

Muito obrigado, senhor Alves. Percebi agora o que é isso!
    Eu pensava que as cabeças electrotérmicas e termóstatos daquelas caixas da parede já faziam isso. O senhor da Emmeti mostrou-me uma e disse que aquilo abre e fecha conforme a temperatura, para controlar o fluxo. E que os caudalímetros faziam o resto.

Se isto for verdade, acho que fico bem com o tubo desse senhor - salvo seja.

Obrigada pelos esclarecimentos.
  5.  # 25

Colocado por: jorgealvesisso no meu ponto de vista nem é o mais importante.

Não me leve a mal, mas deve ser coisa de homens! :-) Daqueles, pelo menos.
  6.  # 26

Colocado por: MartaMO senhor da Emmeti mostrou-me uma e disse que aquilo abre e fecha conforme a temperatura, para controlar o fluxo. E que os caudalímetros faziam o resto.

não é bem assim, abrem e fecham em função da temperatura ambiente da SALA controlando o fluxo de agua,
    os caudalimetros são para outras funções, servem para equilibrio dinamico da instalação e potenciar a permuta termica no piso radiante.

a Altherma tem maneira de fazer automaticamente o control da temperatura de impulsão (função principal da central da Giacomini) mas o instalador tem que a saber configurar, o que francamente é raro ser feito como deve ser.
  7.  # 27

Colocado por: MartaMmas deve ser coisa de homens

é estilo: a minha é maior que a tua,
    Concordam com este comentário: MartaM
    • MartaM
    • 16 março 2015 editado

# 28

não é bem assim, abrem e fecham em função da temperatura ambiente da SALA controlando o fluxo de agua,
    os caudalimetros são para outras funções, servem para equilibrio dinamico da instalação e potenciar a permuta termica no piso radiante.

a Altherma tem maneira de fazer automaticamente o control da temperatura de impulsão (função principal da central da Giacomini) mas o instalador tem que a saber configurar, o que francamente é raro ser feito como deve ser.

Ora deixe-me ver se agora percebi tudo direitinho.
    Se a maquineta Altherma ficar bem calibrada, o Emmeti funciona bem e nem precisa de centralina?

Só me falta saber se o senhor instalador sabe fazer isso, agora. :-) Estou lixada!
    Isso é algo que se aprende na escola dos instaladores de piso radiante? Como é que eu vou saber se ele sabe programar a coisa? :-\ :-(
  8.  # 29

Colocado por: MartaMSe a maquineta Alterma ficar bem calibrada, o Emmeti funciona bem e nem precisa de centralina?

sim, assimj como a Giacomini,

Colocado por: MartaMIsso é algo que se aprende na escola dos instaladores de piso radiante?

é algo que se aprende nas formações da Daikin Altherma,

se o instalador quiser fazer á seria investe num cabo para programação da bomba de calor,
      2014-08-29 17.59.33.jpg
  9.  # 30

sim, assimj como a Giacomini,

é algo que se aprende nas formações da Daikin Altherma,

se o instalador quiser fazer á seria investe num cabo para programação da bomba de calor,
      2014-08-29 17.59.33.jpg

Passei de um problema do tubo dos senhores para uma questão de cabo! :-D

Muito obrigada, senhor Jorge Alves. Creio que fiquei muito esclarecida. E acho que também já decidi. Posso sempre poupar algum dinheirito em relação aos tubos e piso.
    Obrigada a todos.
    •  
      omega
    • 16 março 2015

# 31

por acaso é uma coisa que a mim também me intriga, até porque não percebo nada disto.
    se temos um termostato de zona que controla a cabeça electrotérmica, isto é, abre ou fecha a agua, não está a controlar o fluxo de agua igualmente?
    é que a centralina o que vai controlar é o que chega ao colectores. e então se tiver-mos um deposito de inercia e uma válvula misturadora à saída, só deixando sair a agua para uma temperatura definida, isto não substitui a centralina?
    é que colocar aqui uma centralina a mim parece-me que já é uma redundância de equipamentos.

atenção que eu não percebo nada disto, e este esquema que coloquei não é para bomba de calor, mas para caldeira de biomassa
  10.  # 32

Colocado por: omegapor acaso é uma coisa que a mim também me intriga, até porque não percebo nada disto.
    se temos um termostato de zona que controla a cabeça electrotérmica, isto é, abre ou fecha a agua, não está a controlar o fluxo de agua igualmente?
    é que a centralina o que vai controlar é o que chega ao colectores. e então se tiver-mos um deposito de inercia e uma válvula misturadora à saída, só deixando sair a agua para uma temperatura definida, isto não substitui a centralina?
    é que colocar aqui uma centralina a mim parece-me que já é uma redundância de equipamentos.

atenção que eu não percebo nada disto, e este esquema que coloquei não é para bomba de calor, mas para caldeira de biomassa

Cada sistema é (mais ou menos) distinto dos demais.
    A maioria dos sistemas têm a centralina, embora nuns tenham um conjunto de funções e noutros tenham outras, ou até as mesmas...

Agora, o desenvolvimento de um sistema pressupôe a utilização de todos os elementos que façam parte do mesmo. Agora cada caso é um caso. No sistema que eu trabalho leva sempre o módulo de gestão.

0.0191 seg. NEW