Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde

Num apartamento com cerca de 15 anos a pintura está a dar de si...
    O estado global das paredes é razoável, tem alguns fungos / humidade numa ou outra zona (cantos), que penso resultarem de humidades internas.

As paredes são brancas e deverão continuar assim.
    O pintor serei eu, pouca experiência mas já pintei uma das divisões e as casa de banho e cozinha com bom resultado (ou aceitável!!)

Já pesquisei sobre tintas por aqui e não só, mas devido à quantidade de marcas e modelos é complicado ficar com uma ideia exacta da melhor relação preço / qualidade.

Aquilo que procuro é uma tinta, com boa qualidade, que dê alguma garantia de lavar uma ou outra pequeno desastre, com a melhor facilidade de aplicação possível, boa relação preço qualidade, mate.

o plano será:
    - lavar as paredes o melhor possível, talvez água com lixívia?
    - passar um produto anti fungos no local onde eles existem, pensei num da UHU
    - tapar as fendas, são algumas mas muito estreitas e ligeiras
    - pintar, de preferência apenas uma demão.

Dei uma volta pelo leroy e vi o seguinte:
    - Tinta da luxens Tinta mate 15L - cerca de 30€
    - Tinta luxens mate Premium 10L (monocapa) - 45€
    - Robiallac Tinta mate Advance 15L - 80e (mas acho que estava em promo a 65€)
    - Robiallac Tinta mate Stucomat 15L - 114€
    - Dyrup 003 15L - 60€ na leroy mas vi na net a 40€

Fui falando com os vendedores e pareceu-me que a Dyrup 003 seria o ideal...
    como acho o preço baixo fico com algumas dúvidas sobre a qualidade da tinta, se ficará bem com apenas uma demão, durabilidade, etc... nesse sentido se alguém puder dar uma ajuda, dentro dos meus objectivos acima, agradecia.

Cumprimentos e obrigado
  2.  # 2

Dessas que colocou em termos de facilidade de aplicação..Stucomat.
  3.  # 3

Boa tarde
    DIYouself, agradeço a opinião, mas a facilidade é apenas um dos itens, e incluía aqui a possibilidade de dar apenas 1 demão...
    Se der apenas uma demão diminui bastante o trabalho!!!

hoje passei numa loja dyrup... e deram-me preços de mais tintas a dyrutex 100€ a dyruway 80€ a 20511 54€ e a Dylon 116€

De certa forma desaconselharam a dyrup 003, por ser difícil aplicação em paredes lisas... e pareceu-me que usar apenas um demão... não é assim tão fácil... por ter uma secagem muito rápida...

Esta dylon é comparável à stucomat?

no fundo estava inclinado para a 003 por ter a ideia de apenas 1 demão....

se tiver que ser 2 demãos qual das tintas acima (ou outra) aconselham em preço / qualidade
  4.  # 4

Ftomas , boa tarde ...
    deixo-te aqui a equivalência entre a Dyrup e a Robbialac

Dyrutex é equivalente à REP
    Dylon é equivalente à SUPER REP
    Dyruway é mais Proxima da Stucomat , a stucomat leva a antagem de cobrir mais mas a resistencia é menor principalmente no exterior se fosse o caso .

o 003 é de facto uma tinta tificil de trabalhar e foi bem conseguida para aquilo que foi inventada , foi inventada para fazer um restyling aonde não é preciso grandes reparações , é a tinta ideal para dar um laminé e ficar tudo novo , mas trabalhando com diluição e com duas demãos consegue-se um melhor acabamento e a nivel de anti-bolores parece que funciona mas qualquer uma das outras atrás pode ser reforçada neste aspecto com um aditivo ref 5320 da Dyrup na ultima demão ou na totalidade da tinta nas zonas mais criticas da moradia .

sem duvida alguma pintar com Dylon ( smi mate ligeiro brilho ) ou o Dyrutex ( mate , sem brilho ) é sempre uma mais valia estes preços que apresentou tem um desconto de 50% já incluido , acho que é uma boa compra .
  5.  # 5

rafaelisidoro, obrigado pelo comentário

o 003 é de facto uma tinta difícil de trabalhar e foi bem conseguida para aquilo que foi inventada , foi inventada para fazer um restyling aonde não é preciso grandes reparações , é a tinta ideal para dar um laminé e ficar tudo novo

No fundo parecer ser isso que eu pretendo... não há grandes reparações a fazer na tinta e paredes existentes... agora será que fica decente com apenas uma demão...isto para mim era importante pois "aliviava o cabedal"!!
    claro que posso sempre dar outra demão se não ficar bem na primeira...

Imagino que a 003 será bastante inferior no acabamento, resistência??

O dylon, sendo semi mate, não se notará as imperfeições das paredes?
  6.  # 6

Colocado por: ftomasrafaelisidoro, obrigado pelo comentário

No fundo parecer ser isso que eu pretendo... não há grandes reparações a fazer na tinta e paredes existentes... agoraserá que fica decente com apenas uma demão...isto para mim era importante pois "aliviava o cabedal"!!
    claro que posso sempre dar outra demão se não ficar bem na primeira...

Imagino que a 003 será bastante inferior no acabamento, resistência??

O dylon, sendo semi mate, não se notará as imperfeições das paredes?

Eu estou a pintar a minha casa com a 003 e sinceramente não vejo grandes dificuldades na pintura.
    As minhas paredes são brancas. Estavam é bastante sujas (com marcas de mãos, riscos e afins). Limpei as paredes com um pano com detergente nos sítios mais críticos (saí melhor do que com lixívia, e é menos abrasivo ), e apenas limpei o pó dos restantes pontos das paredes com uma pano húmido.
    Deixei secar bem.
    Depois só dei uma demão de tinta e ficou 5*****.
    Parecem novas.
  7.  # 7

atenção pessoal , o 003 pinta não é uma coisa que vai ficar toda malhada devido á secagem rapida ... se for diluido é bem melhor para trabalhar e faz uma pintura mais bem acabada em paredes lisas .

O Dylon é mais susceptível a aparecer inperfeições mas a loiça é outra ... o Dyrutex é mate e para mim é tão resistente como o Dylon ...
    o 003 por incrivel que pareça tambem pode-se lavar bem encharcar o pano e esfregar a tinta não sai há que lembrar que o valor anunciado tem 50% de desconto incluido ou lá perto ... portanto não é uma tinta barata ...

Tyrande é normal que goste e não ache que seja muito diferente das outras tintas e tal como eu disse faz o seu papel quando for bem empregue ou seja quando ela vai em conta para o que foi projectada assim sendo é possivel pintar tudo com uma demão , mas eu nunca aconselho !!!!principalmente devido ao recorte com o pincel !!!!
  8.  # 8

Sim, no primeiro quarto que pintei, notei o recorte com o pincel. Mas isso foi "nabisse" minha, que primeiro fiz o "miolo" e somente depois os rodapés, Ficou marcado.
    No segundo quarto fiz ao contrário. Ficou impec!

Eu pensava que a 003 tinha de ser diluída. Mas li as instruções todas e lá não diz para diluir. Acabei por aplicar puro.

Por acaso ia fazer outro post a dizer que a única queixa que tinha sobre a tinta é que não me parece que dure 12-16ml por L.
    Pintei só 2 quartos e uma despensa e já gastei bem uns 5L...
  9.  # 9

Colocado por: TyrandeSim, no primeiro quarto que pintei, notei o recorte com o pincel. Mas isso foi "nabisse" minha, que primeiro fiz o "miolo" e somente depois os rodapés, Ficou marcado.
    No segundo quarto fiz ao contrário. Ficou impec!

Eu pensava que a 003 tinha de ser diluída. Mas li as instruções todas e lá não diz para diluir. Acabei por aplicar puro.

Por acaso ia fazer outro post a dizer que a única queixa que tinha sobre a tinta é que não me parece que dure 12-16ml por L.
    Pintei só 2 quartos e uma despensa e já gastei bem uns 5L...
    mas é superficies lisas ou rugosas é que se for rugosa desce para metade ... de qualquer maneira 5 lt para pintar 2 quartos e uma dispensa se for de tamanho normal acho que já rendeu demais ...
  10.  # 10

As superfícies em questão são lisas...
    Os 5 litros foi ao "olhómetro"... Comprei um balde de 15L, a pensar que dava para a casa toda...
    Vamos lá ver...
  11.  # 11

Colocado por: TyrandeAs superfícies em questão são lisas...
    Os 5 litros foi ao "olhómetro"... Comprei um balde de 15L, a pensar que dava para a casa toda...
    Vamos lá ver...
    nada como calcular as areas ... e fazer uma media por baixo para não haver surpresas .
  12.  # 12

Colocado por: rafaelisidoronada como calcular as areas ... e fazer uma media por baixo para não haver surpresas .

Falta-me ainda pintar mais um quarto, 2 corredores, a área das escadas e a sala. Estou optimista que, caso não dê, consiga concluir com uma lata de 5L.
    Espero eu!

Farta de gastar €€€ já ando eu... :)
  13.  # 13

Colocado por: Tyrande

Falta-me ainda pintar mais um quarto, 2 corredores, a área das escadas e a sala. Estou optimista que, caso não dê, consiga concluir com uma lata de 5L.
    Espero eu!

Farta de gastar €€€ já ando eu... :)
    é de onde ?
  14.  # 14

Colocado por: rafaelisidoroé de onde ?

Marinha Grande.
  15.  # 15

Marinha Grande.
    lol é longe daqui ahahhahahahh não fosse fazia-lhe um preço especial numa latinha de 5 lt para acabar o serviço caso falte ahahahahh
  16.  # 16

Colocado por: rafaelisidorolol é longe daqui ahahhahahahh não fosse fazia-lhe um preço especial numa latinha de 5 lt para acabar o serviço caso falte ahahahahh

Mande pelo correio.. com desconto!
    lol

Obrigado na mesma...hehehe
    Já agora, e quanto à diluição? Deveria ter diluído a tinta? Se sim, qual a %? E ainda iria a tempo de o fazer?
  17.  # 17

Numa loja online vi o 003 a 40e os 15L !!!

O maior cuidado será pintar com o rolo e só depois acertar com pincel.... E utilizar o menos possivel o pincel??

Tyrande, a pintura da separaçao da parede com o tecto, levantou algum problema?

Estou inclinado a experimentar o 003.. Primeiro nos corredores... Tento uma demão... Se não ficar jeito dou outra...
    Se ficar muito mal... Depois pinto com outra tinta...

Será que vale a pena diluir um pouco? Tipo 2 a 5%?
  18.  # 18

Mande pelo correio.. com desconto!
    lol

Obrigado na mesma...hehehe
    Já agora, e quanto à diluição? Deveria ter diluído a tinta? Se sim, qual a %? E ainda iria a tempo de o fazer?
    se está a trabalhar e está satisfeito com o resultado siga sempre assim ...

eu quando vendo este produto é que o vendo de outra forma , como uma tinta normal para aplicar em duas demãos com uma diluição de 15% na primeira mão e 10 ou 5% na segunda demão ...
    no seu caso é diferente comprou para dar uma demão e se está feliz siga em frente .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    •  
      Tyrande
    • 18 março 2015 editado

# 19

Colocado por: ftomasNuma loja online vi o 003 a 40e os 15L !!!

O maior cuidado será pintar com o rolo e só depois acertar com pincel.... E utilizar o menos possivel o pincel??

Tyrande, a pintura da separaçao da parede com o tecto, levantou algum problema?

Estou inclinado a experimentar o 003.. Primeiro nos corredores... Tento uma demão... Se não ficar jeito dou outra...
    Se ficar muito mal... Depois pinto com outra tinta...

Será que vale a pena diluir um pouco? Tipo 2 a 5%?

Não, a pintura na junção da parede com o tecto não levantou problemas. Nesta casa em particular foi fácil, pois tanto a parede como o tecto são brancos. Nem precisei usar a fita.
    Quando sai da casa onde morava anteriormente (que era arrendada) pintei a casa praticamente toda. Como naquele caso as paredes estavam pintadas a creme e o tecto de branco, foi só por fita de papel a proteger, e ficou impec!
    Dá é trabalho de andar a por fita em tudo! Aliás, eu diria que dá mais trabalho andar a por fita do que pintar, propriamente dito!
    Ah, já agora, mais uma dica quanto à 003 (pelo menos foi essa a minha experiência.)
    Proteja bem o chão, rodapés, portas e afins. A tinta onde respinga, fica difícil de sair.
  19.  # 20

E pimba...
    Pintei 3 quartos, uma despensa e a sala (a sala teve mesmo de levar 2 demãos)...
    e acabou-se um balde de tinta da 003 de 15l.

Faltam-me pintar os corredores e o vão das escadas.
    O pedreiro/pintor que tem andado cá em casa a fazer uns trabalhinhos disse-me que conseguia arranjar tinta da Coral para acabar o serviço, a bom preço.
    Lembro-me de ver a tinta Coral no Brasil... aqui não me parece ser muito conhecida...

De qualquer forma, alguém conhece? Se presta, qual seria a variante a escolher para ficar equiparável à 003?

0.0225 seg. NEW