Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!

    Gostaria imenso de ouvir as vossas opiniões sobre o seguinte: toda a minha casa tem soalho em afizélia avermelhada, mas depois todos os rodapés, portas e armários são numa madeira bastante mais clara.

    Neste momento, estamos no processo de remodelar toda esta parte da casa e andamos às voltas sobre o que fazer às madeiras. A intenção é tornar os rodapés e portas mais próximos da cor do chão, mas todos os vernizes que para já experimentamos não satisfazem completamente...

    Têm sugestões que nos possam dar? Que tipo de vernizes ou acabamentos sugerem para as madeiras ficarem com uma cor mais próxima da afizélia avermelhada?

    Seguem umas imagens que mostram bem como é a combinação que tenho em casa (não liguem às cores das paredes, são fotografias da casa antes de ser comprada!)

    Obrigada.
      Captura de ecrã 2015-03-20, às 11.55.00.png
  2.  # 2

    Mais uma imagem.
      Captura de ecrã 2015-03-20, às 11.55.26.png
  3.  # 3

    E outra.
      Captura de ecrã 2015-03-20, às 11.55.47.png
  4.  # 4

    1 - Retirar todo o acabamento (verniz?) dos rodapés;
    2 - Aplicar velatura com a cor desejada;
    3 - Aplicar o acabamento desejado (verniz?).

    Estas operações devem ser feitas com os rodapés desmontados, já que facilita a operação em si, mas também impede que se sujem as paredes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silva_apps
  5.  # 5

    verniz Bondex Universal na cor Mogno 764 é algo muito parecido com isso .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silva_apps
  6.  # 6

    Sugiro-lhe que esmalte os rodapés e aros das portas de branco, no seu caso acetinado. Vai-lhe fazer uma ligação leve entre os soalhos, muito bonitos, e as paredes, independentemente da cor que estas últimas tenham.

    Veja exemplos:




    Estas pessoas agradeceram este comentário: silva_apps
  7.  # 7

    verniz Bondex Universal na cor Mogno 764 é algo muito parecido com isso .


    Vou experimentar então este verniz nesta cor para ver como fica. Aconselha utilizar este verniz com rolo de espuma flocado ou é preferível trincha?

    Sugiro-lhe que esmalte os rodapés e aros das portas de branco, no seu caso acetinado.


    Esta é uma daquelas questões que me deixa como um louco na ponte. Adoro ver os rodapés e mesmo as portas pintados de branco. Mas tenho receio de que, como a madeira em si é fracota, levando uma pequena pancada que seja fica toda marcada, com o branco se note bastante mais.

    Provavelmente ainda vou esmaltar nos quartos e nas zonas de maior passagem utilizo um verniz de cor...
  8.  # 8

    Colocado por: silva_appsEsta é uma daquelas questões que me deixa como um louco na ponte. Adoro ver os rodapés e mesmo as portas pintados de branco. Mas tenho receio de que, como a madeira em si é fracota, levando uma pequena pancada que seja fica toda marcada, com o branco se note bastante mais.


    Com o branco nota mais as eventuais pancadas (descascamentos). Por outro lado, vai notar muito menos o pó, comparativamente a um esmalte de cor mais escuro ou mesmo verniz escuro.
  9.  # 9

    Já "caí" nessa dos rodapés, ombreiras e portas brancos. Uma asneira que só se nota ao fim de algum tempo. Fica tudo com um aspecto horrível com pequenas pancadas. Corrigir só repintando integralmente porque se notam sempre correcções localizadas.
  10.  # 10

    Colocado por: pedromdfJá "caí" nessa dos rodapés, ombreiras e portas brancos. Uma asneira que só se nota ao fim de algum tempo. Fica tudo com um aspecto horrível com pequenas pancadas. Corrigir só repintando integralmente porque se notam sempre correcções localizadas.


    Mas como foi feita a aplicação original do esmalte? É que um bom esmalte, bem aplicado (lixagens, primários, etc), não descola com pequenas pancadas.
  11.  # 11

    Colocado por: rcmoraisnão descola com pequenas pancadas.


    Não falei em descolar, falei em falhas provocadas por pancadas normais que sempre se dão em qualquer casa. Agora se a lacagem que eu tinha não era a adequada e haverá lacagens resistentes a pancadas e que nunca ficam feias ...
    Há sempre essa argumentação da falta de qualidade quando há problemas, que também acho que já não colhe, pelo menos para mim.
  12.  # 12

    Colocado por: pedromdfNão falei em descolar, falei em falhas provocadas por pancadas normais que sempre se dão em qualquer casa. Agora se a lacagem que eu tinha não era a adequada e haverá lacagens resistentes a pancadas e que nunca ficam feias ...
    Há sempre essa argumentação da falta de qualidade quando há problemas, que também acho que já não colhe, pelo menos para mim.


    Não lhe posso dizer muito sobre isso porque não sou profissional da área. Apenas posso invocar a minha experiência. Tenho umas portas de madeira maciça que foram esmaltadas há 20 anos com esmalte sintético brilhante Robbialac SMP (na altura penso que era o melhor e mais duro e que é muito fácil de limpar) e ainda estão impecáveis.

    Tenho outras portas que tinham sido esmaltadas pouco anos antes (talvez há uns 25-26 anos) com um esmalte sintético com brilho casca de ovo, cuja aplicação foi feita sem primários e sem uma lixagem adequada (mia culpa...) sobre a tinta original e que passados poucos anos já estavam todas marcas.
  13.  # 13

    Não terá a ver com a qualidade da madeira? Eu, por exemplo, vejo que na minha casa, nas zonas de grande passagem, como os corredores, os rodapés e ombreiras estão bastante mal tratadas. Já nos quartos, isso não acontece.
  14.  # 14

    Colocado por: silva_appsNão terá a ver com a qualidade da madeira? Eu, por exemplo, vejo que na minha casa, nas zonas de grande passagem, como os corredores, os rodapés e ombreiras estão bastante mal tratadas. Já nos quartos, isso não acontece.

    É uma questão de intensidade de tráfego ...
  15.  # 15

    Colocado por: silva_appsNão terá a ver com a qualidade da madeira?


    Não. Penso que se refere à dureza da madeira mas para o caso não é muito relevante.
  16.  # 16

    olhe leve um pouco de madeira a uma loja da Dyrup e faça um pequeno teste lá ... tambem existe lata de 375ml , só tem que despolir o que tem lá e colocar o 764 , para mim e para o que vejo daqui a diferença deve ser pouca , use uma trincha que é mais pratico no rodapé e use o rolo mini esmalte ( pelo curto) para trabalhar areas maiores ...
  17.  # 17

    olhe leve um pouco de madeira a uma loja da Dyrup e faça um pequeno teste lá ... tambem existe lata de 375ml , só tem que despolir o que tem lá e colocar o 764 , para mim e para o que vejo daqui a diferença deve ser pouca , use uma trincha que é mais pratico no rodapé e use o rolo mini esmalte ( pelo curto) para trabalhar areas maiores ...


    Sim, vou fazer isso. Obrigado!
  18.  # 18

    Não resisto a mais um exemplo:

  19.  # 19

    Depois de iniciada esta discussão, o homem que veio arranjar o soalho disse que também envernizava os rodapés, portas e lambris. Ora que ideia tão fantástica! Ok, adjudiquei o trabalho.

    A cor escolhida foi o mogno, mas o senhor usa um verniz aquoso da Tintas 2000. Não tenho nada de mal a dizer do produto. Questiono é a aplicação... passo a explicar: o dito senhor, muito confiantemente, disse que ia envernizar tudo com o compressor e que iria ficar uma maravilha.

    Passados dois dias de trabalho, está tudo, exceptuando as portas porque foram envernizadas na horizontal, uma valente porcaria, para não dizer pior. Marcas de escorrido, sobretudo.

    Alguém costuma usar o compressor para envernizar madeiras na vertical? Ou envernizar madeiras, ponto?

    Já me fartei de o avisar para dar com a trincha, mas não há jeito. Por este andar, mando o homem dar uma volta e pego eu no trabalho, como inicialmente pensado!
  20.  # 20

    Peça-lhe para desmontar as portas e envernizá-las na horizontal.
    Concordam com este comentário: joaosantos
 
0.0229 seg. NEW