Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    TEnho actualmente um problema em mãos e de que necessitava de alguma ajuda informativa sobre a melhor maneira para o resolver.

    A minha casa já tem uns anitos valentes e tenho andado a fazer melhorias pontuais conforme as disponibilidades financeiras.

    Em Dezembro passado contratei um suposto carpinteiro, já com alguma idade e, pensei eu, com muita experiência, para substituir o soalho da sala por um outro que adquiri numa serração, nomeadamente em pinho com largura de 17 cm e espessura de 2.1 cm.

    Uma curiosidade que reparei é que o soalho novo foi assente na maior parte da sala apoiado em cunhas de madeira para o nivelar, pois alguns dos barrotes de suporte estavam torcidos. Posteriormente, o carpinteiro aplicou por baixo espuma de poliuretano para, supostamente, calçar bem o soalho e prencher o vazio entre o soalho e os barrotes.

    O trabalho foi feito e o homem aconselhou a que só o mandasse envernizar passado uns meses para a madeira se aclimatar.

    Há cerca de um mês contratei outra vez o mesmo carpinteiro para substituir os degraus e espelhos das escadas, pagando-lhe logo à cabeça cerca de 70% do orçamento para o material e consumíveis. Trabalho que está no momento em execução, estando previsto para a próxima semana o inicio da montagem.

    O problema é que ontem veio à obra um taqueiro para me dar orçamento para o envernizamento do soalho da sala e que, após análise, me disse que o verniz iria estalar passado pouco tempo porque o soalho não estava bem apoiado em algumas zonas, nomeadamente nos cortes. ELe fez uns testes de peso e efectivamente algumas tábuas flectiam. Disse-me que o serviço para ter sido bem feito tinha de ser com sarrafos e os cortes das tábuas bem feitos para coincidirem com os mesmos sarrafos.

    Ou seja, estou aqui com um problema sério e que não sei como o resolver. Por um lado, já paguei o serviço de aplicação do soalho e ainda tenho o prejuízo da madeira que não sei se será reaproveitável. Por outro, não sei se este carpinteiro tem "ciência" para fazer o serviço bem feito mesmo que o volte a fazer, e nem sei se o fará de livre vontade. Ainda por outro lado, não sei se também será capaz de fazer o serviço das escadas como deve ser e nem sei se vale a pena o risco de ele avançar com esse serviço pois, caso o faça e não fique bem feito, também pode todo o material adquirido, e já pago, ficar inutilizado.

    A contratação do serviço foi meio por boca e meio por e-mail. Fiz os pagamentos por transferência bancária e pelo serviço do soalho passou-me um recibo de acto isolado.

    O que devo/posso fazer?
  2.  # 2

    Falar com o homem!
  3.  # 3

    Colocado por: pedromdfFalar com o homem!


    CLaro, mas antes disso (segunda-feira), gostaria de saber com o que posso contar.
  4.  # 4

    Ninguém tem alguma informação/opinião sobre este assunto?

    Ou seja, tenho direito a que o carpinteiro remova todo o soalho aplicado e refaça o serviço como deve ser e, se necessário, adquira a suas próprias custas novo soalho, sem mais custos para mim?

    Ou posso, caso eu assim prefira por duvidar da capacidade deste carpinteiro fazer um bom serviço ou dele se recusar a fazer seja o que for, adquirir novo soalho e contratar um outro profissional para executar o serviço e imputar-lhe todos esses custos?

    É que além de todo o dinheiro que já paguei pelo soalho e respectivo assentamento ainda tive custos acrescidos por ter estado duas semanas numa pensão com a família durante a execução do serviço e, pelos vistos, vou ter voltar a fazer o mesmo.
  5.  # 5

    Bem ele tem de dar garantia do trabalho. O problema é se as tais estadelas do verniz aparecem depois desse periodo.
  6.  # 6

    Colocado por: jorgferrO problema é se as tais estadelas do verniz aparecem depois desse periodo.


    Nem me fale disso... Seria um tremendo prejuízo a somar ao resto. Até porque o taqueiro disse-me logo que o verniz iria estalar e em pouco tempo. Disse-me também que se eu não tivesse alternativa ele poderia aplicar ao invés de verniz Bona um outro produto à base de óleos da Osmo. Uma espécie de óleo duro que não deixa película e como tal não fissura. O preço seria ela por ela mas o óleo necessitaria de mais manutenção, conforme o uso.



    Colocado por: jorgferrBem ele tem de dar garantia do trabalho


    Também acho que sim. Só não sei se por o orçamento não ter sido redigido como um contrato, assinado por todas as partes, embora haja e-mails e transferências bancárias, e também por ele ter passado um recibo de acto isolado ao invés de uma factura, se tudo isso altera alguma coisa em termos de direitos e responsabilidades.
  7.  # 7

    Pois hoje em dia devido aos IVA´S,muitos instaladores para ganhar mais algum fogem a mão de obra , pois isso eles não precisam declarar, edepois quem fica a arder se algo correr mal é o dono da obra..
    • jafn
    • 21 março 2015

     # 8

    É o que dá comparar o material, para poupar uns trocos e depois contratar um tarefeiro para fazer a mão de obra, agora o carpinteiro diz que é do material
    e vai-se a garantia para o galheiro
    E será que quem foi ver o trabalho para envernizar,não será ainda pior que o carpinteiro, e que só está a meter veneno?
    Agora até já teve que ir para uma pensão...
    Então não é sempre melhor entregar topo o serviço a só um profissional, ou seja (material, mão de obra de assentamento e envernizamemto) no caso de haver problemas o responsável pela garantia era só um
  8.  # 9

    Colocado por: Flaviano742Pois hoje em dia devido aos IVA´S,muitos instaladores para ganhar mais algum fogem a mão de obra , pois isso eles não precisam declarar, edepois quem fica a arder se algo correr mal é o dono da obra..

    Os actos isolados têm de ser declarados no IRS como se fosse um recibo verde. Ou sejam, pagam imposto na mesma. O que não pagam é segurança social.

    Colocado por: jafnÉ o que dá comparar o material, para poupar uns trocos e depois contratar um tarefeiro para fazer a mão de obra, agora o carpinteiro diz que é do material

    Penso que se os cortes das tábuas do soalho não estiverem bem assentes em sarrafos, e como tal estiverem a baloiçar, isso não poderá ser justificado pelo material...

    Colocado por: jafnE será que quem foi ver o trabalho para envernizar,não será ainda pior que o carpinteiro, e que só está a meter veneno?

    Penso que não teria qualquer vantagem nisso. Além disso, ele esteve a analisar os soalhos com testes de carga para verificar se o verniz não iria estalar nas juntas, procurando evitar futuros problemas, e efectivamente aquilo flectia muito em algumas zonas. Além do soalho novo da sala também queria mandar envernizar os restantes soalhos já existentes e desses ele nada falou.

    Colocado por: jafnAgora até já teve que ir para uma pensão...

    EStive numa pensão aquando da remoção do soalho velho e da montagem do novo derivado ao pó.

    Colocado por: jafnEntão não é sempre melhor entregar topo o serviço a só um profissional, ou seja (material, mão de obra de assentamento e envernizamemto) no caso de haver problemas o responsável pela garantia era só um

    Os soalhos são vendidos pelas serrações ou revendedores. A montagem é feita por carpinteiros. O envernizamento por taqueiros. Como é que poderia ser a mesma pessoa para que tudo fizesse mais sentido?
    • jafn
    • 21 março 2015 editado

     # 10

    Parabéns ando na construção há mais de 35 anos e hoje aprendi uma nova profissão " Taqueiros", nas obras andamos sempre a aprender, é até morrer
    Tudo o que diz em cima não faz nenhum sentido, principalmente o ultimo paragrafo, (Os soalhos são vendidos pelas serrações ou revendedores. A montagem é feita por carpinteiros. O envernizamento por taqueiros. Como é que poderia ser a mesma pessoa para que tudo fizesse mais sentido?)
    Então as carpintarias e carpinteiros que não fazem outra coisa, que por aí andam não fornecem o material, não colocam e não o envernizam
    Quem habitualmente enverniza os soalhos sãos os afagadores e também alguns pintores
    Concordam com este comentário: joaosantos, anatrindade, afserrao
  9.  # 11

    Na minha opinião deve deixar o homem colocar os degraus, para não haver desde já incompatibilidades, no final tem que ser franco com ele e explicar o sucedido exigindo que seja feita a correção. tudo tem solução. Em relação a garantias é relativo , depende do que está escrito no documento que lhe passou. Eu tenho uma empresa de remodelações aqui em França e para me darem o registo de comércio tive que contratar um seguro que garante os serviços que faço por 10 anos, claro que me custa quaze 7000 euros por ano.
    Em Portugal anda um pouco á deriva e depois dá nisto, logico que os preços praticados são outros mas também quem me contrata tem certeza que se eu não assumir a responçabilidade ativam a " assurance decenal" e alguém lá vai reparar o erro. E eu terei que prestar contas da negação, e aqui as leis não são para brincar.

    Esta é uma escada num edificio comercial em Dax, milhares de pessoas irão passar por ali.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcmorais
      escada em frança.jpg
    • r.v
    • 21 março 2015

     # 12

    taquieros sim.aqui há alguns.e so fazem colocaçao de taco e evernizam.
  10.  # 13

    Colocado por: rui coutinhomilhares de pessoas irão passar por ali.
    E vão bater com os corn... no telhado.
  11.  # 14

    O problema é sempre o mesmo. Contratar serviços que têm interdependência a empresas/técnicos diferentes, dá sempre aso a um responsabilizar o outro por eventuais problemas. Fale com o primeiro homem que lhe fez o chão e peça-lhe a ele que faça o trabalho de envernizamento. Assim terá só uma entidade responsável, que responderá pelo resultado final.
    Desta forma foi você que fez a coordenação da obra e, como tal, é um dos responsáveis pelo resultado final. Para tomar esta posição deveria saber verificar o trabalho do carpinteiro para obter um resultado final de boa qualidade.
    Concordam com este comentário: jafn, rui coutinho
  12.  # 15

    Colocado por: FranklinE vão bater com os corn... no telhado.

    Amigo não se comente sem se analizar primeiro, quando chega ao final da escada tem um piso, ou vai ter, pequenas lojas e escritórios. Ou seja para cima ainda tem um pé direito de 3.50 mt, parece que a cobertura está junto aos degraus mas é pura ilusão otica, se bem que aquela viga que se vê poi retirada posteriormente.
  13.  # 16

    Colocado por: pedromdfFale com o primeiro homem que lhe fez o chão e peça-lhe a ele que faça o trabalho de envernizamento. Assim terá só uma entidade responsável, que responderá pelo resultado final

    Mas será boa ideia? Ou seja, se ele nem o soalho aplicou em condições e sendo supostamente carpinteiro, eu diria que também o envernizamento não ficará em condições e só me vai aumentar o prejuízo ainda mais para chegar à inevitável conclusão de que o trabalho inicial de aplicação do soalho está mal feito e provavelmente o envernizamento também.


    Colocado por: pedromdfDesta forma foi você que fez a coordenação da obra e, como tal, é um dos responsáveis pelo resultado final. Para tomar esta posição deveria saber verificar o trabalho do carpinteiro para obter um resultado final de boa qualidade.

    Não percebi muito bem este parágrafo. Pode explicar melhor?
  14.  # 17

    Colocado por: Flaviano742Pois hoje em dia devido aos IVA´S,muitos instaladores para ganhar mais algum fogem a mão de obra

    Quem foge ao IVA são os donos de obra, não são os instaladores.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  15.  # 18

    Colocado por: Picareta
    Quem foge ao IVA são os donos de obra, não são os instaladores.
    Concordam com este comentário:jorgealves


    A mim parece que ambos têm a "ganhar". Quem paga, paga menos, que faz o trabalho tem mais hipóteses de de o ganhar pois faz por um preço mais baixo e tem a mesma margem de lucro.
  16.  # 19

    Colocado por: jorgferrque faz o trabalho tem mais hipóteses de de o ganhar pois faz por um preço mais baixo e tem a mesma margem de lucro.

    Nada disso, os orçamentos são dados ao dono de obra com o valor do IVA descriminado e o dono de obra é que pede para não haver factura para fugir ao IVA.
  17.  # 20

    Colocado por: PicaretaNada disso, os orçamentos são dados ao dono de obra com o valor do IVA descriminado e o dono de obra é que pede para não haver factura para fugir ao IVA.

    Isso não é exactamente verdade... Já recebi orçamentos em que os prestadores de serviços perguntaram-me descaradamente se queria factura ou se podia ser sem. Mais a mais, em obras de habitação própria a taxa de IVA a aplicar nos serviços é de 6%. E os prestadores de serviços têm todo o interesse em não passar factura, não por causa do IVA, mas sim por causa do seu próprio IRS ou IRC.


    Em todo o caso não percebo o que esses assuntos têm a ver directamente com o meu problema.

    Precisava de saber se tenho direito a que o carpinteiro remova todo o soalho aplicado e refaça o serviço como deve ser e, se necessário, adquira a suas próprias custas novo soalho, sem mais custos para mim? Ou se posso, caso eu assim prefira por duvidar da capacidade deste carpinteiro fazer um bom serviço ou dele se recusar a fazer seja o que for, adquirir novo soalho e contratar um outro profissional para executar o serviço e imputar-lhe todos esses custos?
 
0.0230 seg. NEW