Iniciar sessão ou registar-se
    • mike22
    • 23 março 2015 editado

     # 1

    Viva!! Que tipo de granito em tons de cinza escuro/preto poderei aplicar nas soleiras e peitoris da minha moradia em construçao? Tenho em projecto vidraço rijo mas já vi que é uma pedra fraquinha, quero um granito que seja o mais "liso" possivel.

    Já agora, tenho paredes duplas com isolamento e caixa de ar, as caixilharias vao ser alinhadas á face interior da parede interior... as pedras devem ou não ser chumbadas nas ombreiras?

    Agradeço a vossa ajuda...
  1.  # 2

    Ninguem???
  2.  # 3

    Boas...

    E vai ficar bem o granito, em vez do vidraço rijo - alteração do aspecto/cor (até não é das pedras piores... se fosse moleanos, já era outra história)
    O que quer dizer com chumbadas às ombreiras!?

    As caixilharias no seu caso devem ficar alinhadas com o isolamento termico.


    PS: Estas e outras questões devem ser discutidas com os projectistas e com o director tecnico da obra.
  3.  # 4

    Colocado por: Pedro BarradasBoas...

    E vai ficar bem o granito, em vez do vidraço rijo - alteração do aspecto/cor (até não é das pedras piores... se fosse moleanos, já era outra história)
    O que quer dizer com chumbadas às ombreiras!?

    As caixilharias no seu caso devem ficar alinhadas com o isolamento termico.


    PS: Estas e outras questões devem ser discutidas com os projectistas e com o director tecnico da obra.


    Quero dizer em vez de terem a largura do vão, terem mais 1cm de cada lado para entrar nas ombreiras...
    Que tipo de granito aconselha? Que não tenha aquele pigmentado tipico do granito e que seja escuro?

    As caixilharias vão ficar no pano interior....
  4.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    e como vai fazer o corte termico das ombreiras?


    Está previsto levar capoto nas ombreiras, se bem que não gosto muito da ideia....
  5.  # 6

    E em relaçao ao granito? Alguem me ajuda? Posso colocar XPS por baixo das soleiras/peitoris sem fragilizar as mesmas?
  6.  # 7

    Colocado por: mike22E em relaçao ao granito? Alguem me ajuda? Posso colocar XPS por baixo das soleiras/peitoris sem fragilizar as mesmas?


    Além da questão termica, e deverá saber que o xps não é estável dimensionalmente, deverá ter preocupações com a impermeabilizacao.
  7.  # 8

    Porque tem se visto por ai muita gente a colocar xps por baixo dos peitoris... Mas ainda estou para perceber uma solução fácil e simples de aplicar para efectivamente impermeabilizar as soleiras/peitoris...

    Basta aplicar uma tela por baixo da pedra? Que tela, asfaltica? Da para colar a pedra sobre isto?
  8.  # 9

    Colocado por: mike22Está previsto levar capoto nas ombreiras, se bem que não gosto muito da ideia....


    Aqui está uma questão interessante. Como será feita a execução do isolamento das ombreiras, de forma a complementar uma solução em parede dupla com obreiras em capoto??
    Pergunto isto, pois penso que é uma óptima solução para evitar pontes térmicas nas ombreiras, mas é algo que nunca vi ser feito...
  9.  # 10

    Colocado por: santosvieiraComo será feita a execução do isolamento das ombreiras, de forma a complementar uma solução em parede dupla com obreiras em capoto??


    pode fazer algo deste género. a Caixilharia fica ligeiramente dentro, de forma a alinhar com o isolamento da Cx de estore.
      Screenshot-2015-03-26_14.25.21.jpg
  10.  # 11

    Parece bem mas essa ligação entre tijolo/xps não tera tendencia a fissurar?
  11.  # 12

    Colocado por: tiago_cbrParece bem mas essa ligação entre tijolo/xps não tera tendencia a fissurar?


    eu diria que sim... talvez as redes de transição ajudem a resolver!
  12.  # 13

    Vamos ver se alguem que ja tenha usado esta solução se prenuncia.
  13.  # 14

    Colocado por: fernandoFerreira

    pode fazer algo deste género. a Caixilharia fica ligeiramente dentro, de forma a alinhar com o isolamento da Cx de estore.
      Screenshot-2015-03-26_14.25.21.jpg


    Interessante este pormenor. Era algo deste género que eu me referia. Mas o reboco "agarra" facilmente ao XPS das ombreiras?
  14.  # 15

    Colocado por: santosvieiraMas o reboco "agarra" facilmente ao XPS das ombreiras?

    nessa pequena zona leva massa de ETICS, com rede.
    depois dos topos do tijolo estarem regularizados (convem encher bem os buracos porque é onde vai levar as buchas de fixação do caixilho), é aplicada uma tira de XPS (3 cm é suficiente).
    é importante essa tira ficar encostada ao isolamento da cx de ar.
    essa tira é aplicada como se fosse ETICS, com os mesmos materiais (cola e rede)
    depois dá o acabamento final (liso pelo interior do caixilho) e areado fino por fora.
    pode reforçar pontualmente com varões de 6 mm, a ligar o pano interior ao exterior (por exemplo de 3 em 3 fiadas)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  15.  # 16

    Penso que este detalhe é muito importante para a eliminação de pontes térmicas nas ombreiras, mas não sei se tal solução é utilizada regularmente em paredes duplas. Eu pelo menos é a primeira vez que vejo este pormenor...
  16.  # 17

    Uma vez que neste caso estamos a falar de isolamento no meio da parede dupla, acho que é normal dizer que o ideal era a ruptura termica do caixilho coincidente com o isolamento da parede. Mas neste caso o acesso a caixa de estore consegue-se manter na mesma do lado de fora?

    Qual o espaço minimo de abertura necessario para aceder a caixa? Porque com o caixilho ao meio não temos muito espaço de nenhum dos lados e então se for caixilho com um perfil largo....
  17.  # 18

    Ainda não sei como impermeabilizar as pedras soleira e peitoris...
  18.  # 19

    Se a caixilharia trabalha há face da parede interior só tem que deixar as ombreiras 1 cm mais fora e os peitorais e encaixar a esquadria por dentro e deixar as pedras fazerem de batente.
  19.  # 20

    O facto de a caixilharia apenas assentar na parede interior não deveria ser suficiente para eliminar as pontes termicas?
 
0.0196 seg. NEW