Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia

Estou a entrar na fase de projecto e gostaria de expor algumas duvidas que tenho, visto nao preceber nada (mesmo nada) do assunto e o dinheiro é muito pouco.
    Gostava de saber o que acham de uma casa revestida pelo interior a gesso projectado, será viavel ? e qual as desvantagens, tambem ouvi falar um gesso cartonado aplicado nas paredes interiores.
    Se alguem souber preço m2 (do gesso projectado) se me podessem informar agradecia.

Cumprimentos
  2.  # 2

Gesso, não. Estuque projectado, é um optimo revestimento para interior, bom comportamento higrométrico, de fácil reparação. Eu recomendo, Os preços tomados aqui pela minha área andam à volta dos 9€ + IVA por m2 (incluindo perfis metálicos em quinas, barramento a massa fina)

Gesso cartonado aplicado no interior , também é uma alternativa... mas evidentemente muito mais cara, só compensará se o sistema construtivo for adequado à sua aplicação.

ÁGUA-MESTRA, Lda
  3.  # 3

Não existe nenhum elemento na natureza chamado estuque. O estuque é composto por gesso projectado.
  4.  # 4

O estuque é uma argamassa, composta por gesso, bem como outros aditivos, nomeadmente ligantes hidraulicos, fibras, agregados de granulometria diversa, etc...

... ninguem deve utilizar apenas gesso em revestimentos de paredes... gande probablidade de fissurar...
  5.  # 5

Ola
    eu estou a penssar contruir,ainda nao tenho projecto mas gostava de saber se é permitido k seja eu e os meus familiares a construir a casa,visto k eles entendem mas esta ñ é a area delas
    !
  6.  # 6

Boa tarde a todos

Penso que será o mais economico "estuque projectado" .
    Tenho outra questão em termos energeticos

2 - O recurso a sistemas de colectores solares térmicos para aquecimento de água sanitária nos edifícios abrangidos pelo RCCTE é obrigatório sempre que haja uma exposição solar adequada, na base de 1 m2 de colector por ocupante convencional previsto, conforme definido na metodologia de cálculo das necessidades nominais de energia para aquecimento de água sanitária referida no artigo 11.º, podendo este valor ser reduzido por forma a não ultrapassar 50% da área de cobertura total disponível, em
    terraço ou nas vertentes orientadas no quadrante sul, entre sudeste e sudoeste.

3 - Para efeitos do disposto no número anterior, entende-se como exposição solar
    adequada a existência de cobertura em terraço ou de cobertura inclinada com água cuja
    normal esteja orientada numa gama de azimutes de 90º entre Sudeste e Sudoeste, que
    não sejam sombreadas por obstáculos significativos no período que se inicia
    diariamente duas horas depois do nascer do Sol e termina duas horas antes do ocaso.

4 - Em alternativa à utilização de colectores solares térmicos, podem ser utilizadas
    quaisquer outras formas renováveis de energia que captem, numa base anual, energia
    equivalente à dos colectores solares, podendo ser esta utilizada para outros fins que não a do aquecimento de água se tal for mais eficiente ou conveniente.

A pergunta é esta :
    na 4º ponto diz que podemos recorrer a qualquer tipo de energia renovavel, desde que tenha a mesma eficacia que o painel solar.
    pergunto se um recoperador de calor a lenha para aquecimento central e aqs nao terá a mesma eficacia que o painel solar? e considerado energia renovavel. Queria instalar painel solar mas mais tarde.
    Será que posso conseguir a aprovação do projecto com o recuperador de calor e a preparação para aplicação de futuro painel solar???

Acho que me fiz entender :)
    Cumprimentos HRodrigues
  7.  # 7

HRodrigues, o recuperador de calor não pode ser considerado... vai emitir CO2, o regulamento OBRIGA a intalação de Colectores solares para aquecimento de águas sanitárias... Mas está a pensar aquecer as águas sanitárias com recuperador a lenha?!

O RCCTE obriga a instalação de 1m2 de painel por 1+n (sendo n o número de quartos)
    Um T3, terá q colocar 4m2.
  8.  # 8

boa tarde Sr. Pedro

Vi este artigo por isso achei interessante:

Os pellets são uma fonte de energia renovável pertencente à classe da Biomassa.

Tal como a lenha, os pellets são considerados uma energia renovável, uma vez que as florestas se regeneram, crescendo sempre árvores quando outras vão desaparecendo. Além disso, não é necessário abater árvores para produzir pellets: a limpeza das florestas e os desperdícios da indústria madeireira fornecem toda a madeira necessária.

Não que vá meter a pellets mas sim a lenha, e para aquecimento central e agua para banhos.
    A habitação que pretendo construir é pequena +-162 m2 com garagem em anexos, por isso deve funcionar bem.

Caso podesse evitar mensionar no projecto a aplicação do tal painer, melhor, caso tenha de aplicar pior para mim .

Outra pergunta é se o reservatório para agua quente , por exemple 200L, tenho de comprar ou poderei construir? Visto que nos dias de hoje exigem certificado de tudo.

Cumprimentos e grato pelas respostas
  9.  # 9

... já são invenções a mais.. visto os reservatórios (acumuladores) estarem à pressão 2.5 a 10BAR, pelo que é recomendável a sua aquisição. além disso normalmente trazem backup eléctrico... para qualquer eventualidade...
  10.  # 10

Boas!
    Ainda a propósito do estuque projectado
    - Como se comporta com a humidade?
    - Pode-se pendurar quadros nas paredes?
    - Ao aplicar estuque projectado em todas as paredes interiores melhora o comportamento térmico da moradia e pto o seu conforto, minimizando os gastos em aquecimento?

Obrigada
    Leticia
    •  
      FD
    • 20 maio 2008

# 11

Acho que estuque projectado é o que quase todas as casas têem... Não quererá dizer gesso cartonado?

Porta-se bem com a humidade, pode pendurar quase tudo o que quiser (existe uma taxa de esforço por painel acho eu), mas não com pregos, buchas e parafusos normais.

Mais uma vez, a melhoria do conforto térmico depende muito de outros factores, não se pode constatar a eficácia ou ineficácia isoladamente. E depois pode ser daquelas coisas em que há muitas opiniões: uns dizem a, outros dizem b, pelo que nunca se chega a uma conclusão definitiva.
  11.  # 12

Eu conheço duas técnicas de aplicar gesso no interior das casas.... posso estar enganado..pelo menos aqui na zona usa-se..se estiver errado corrijam-me.

1. estuque projectado, designado por Seral
    2. estuque sem ser projectado, mais vulgarmente designado de estanhado.

e ainda há o gesso cartonado , tipo "pladur".

Pela experiência que tenho, o estuque projectado é propicio a mais defeitos e irregularidades nas paredes. Além disso, por vezes, os materiais usados são mais agressívos para as pinturas. Em caso de humidade na parede, os tijolos ficam a" ver-se".

O estanhado é mais perfeito que o projectado
    O gesso cartonado é cada vez mais usado e é muito versátil . Há um resistente à humidade .
    Rui
  12.  # 13

Caros

Julgo que está aqui uma grande confusão, já para não falar em assuntos à mistura.

Existem imensos tipos de acabamentos de paredes interiores:
    - estuque projectado - argamassa de gesso e areia, projectada com máquina, acabada no final com o chamado "megafino"
    - estuque tradicional - semelhante ao estuque projectado mas aplicado manualmente;
    - argamassa estanhada - argamassa de cimento e areia afagada no final com mistura de cimento e cal, pode ser projectada com máquina ou manualmente;
    - gesso cartonado - vulgarmente designado por pladur - revestimento de paramentos com placas de gesso comprimidas em folhas de papel, de aplicação aparafusada em estrutura normalmente metálica. No final as juntas e pontos de fixação são "barradas" e lixadas. Existe já o gesso cartonado hidrófogo, com um melhor comportamento à humidade, nunca resistente à mesma.
  13.  # 14

O estuque projectado é muito propicio a notar-se defeitos e torturas?

Já agora, que dizem em colocar estuque projectado nos tectos?
  14.  # 15

2. estuque sem ser projectado, mais vulgarmente designado de estanhado.

não colocaria no mesmo saco... o estanhado pretende tornar um reboco tradicional fresco num acabamento liso ao tacto. Tem sempre de fazer um reboco convencional primeiro e só depois aplicar o estanhado. O estuque projectado é aplicado sobre salpico apenas.
    No estanhado, se o reboco não for bem feito tb se irão notar as imperfeições visto que a sua aplicação consiste em apenas 2-3mm.
    • magia
    • 6 março 2009 editado

# 16

Estou a entrar na fase de projecto e gostaria de expor algumas duvidas que tenho, visto nao preceber nada (mesmo nada) do assunto e o dinheiro é muito pouco.
    Gostava de saber o que acham de uma casa revestida pelo interior a gesso projectado, será viavel ? e qual as desvantagens, tambem ouvi falar um gesso cartonado aplicado nas paredes interiores.
    Se alguem souber preço m2 (do gesso projectado) se me podessem informar agradecia.
    Cumprimentos

Gesso projectado, sem dúvida....gesso cartonado é normalmente usado com estrutura própria, em substituição das vulgares paredes em alvenaria de tijolo, rebocadas e estucadas. Pessoalmente, recomendo estas últimas, até porque as paredes de gesso cartonado, não são a melhor opção para uma moradia, nem a mais barata.

Mas deixe-me dar-lhe um conselho.... sou arquitecta, e por isso não posso deixar de o fazer... se está a entrar na fase de projecto, como diz... calculo que tenha contractado um arquitecto.
    Quando se contracta um arquitecto para executar o projecto de arquitectura e acompanhar o mesmo até à sua aprovação camarária, como profissional, este deve esclarecer-lhe todas as suas dúvidas e ajudá-lo na escolha de materiais, técnicos, etc.

Já referi isto algumas vezes neste fórum, mas nunca será demais... procurem um arquitecto competente....lembrem-se que o barato sai caro....peçam referências, peçam para ver obras já feitas, procurem experiência e não imagens bonitas de 3D. O técnico contractado tem obrigação de estar apto a responder a todas as dúvidas.
    Exijam qualidade nos técnicos e qualidade no trabalho.
    Concordam com este comentário: VMV
  15.  # 17

Tem sempre de fazer um reboco convencional primeiro e só depois aplicar o estanhado.
    uma correcçao depois do reboco o estucador rem que esboçar e so depois o estuque
    O estuque projectado é aplicado sobre salpico apenas.
    o estuque projectado esta preparado para aderir directamente no tijolo, betao.

cumps

David Marques
  16.  # 18

Descrição do produto
    PROJECT O BR é um produto com base em gesso, cargas minerais e adjuvantes, de cor branca,
    bom rendimento e excelente trabalhabilidade. É comercializado em forma de pó pronto a amassar
    mecanicamente com água, para aplicação por projecção, em camada única.
    Utilização
    Indicado para o revestimento de paramentos interiores de paredes e tectos, pode ser aplicado
    directamente sobre a generalidade dos suportes que os constituem, nomeadamente alvenarias de
    tijolo não rebocadas, betão moldado em obra e blocos de betão de agregados correntes, constituindo
    a camada de regularização.
    Tempo de uso da massa
    Existe em 3 versões, com tempos de presa ajustados às diferentes formas de trabalhar
    (*)
    :
    CURTO: 2h – 2h30 m
    NORMAL: 2h30m – 3h30m
    LONGO: > 3h30 m

cumps

David Marques
  17.  # 19

Indicado para o revestimento de paramentos interiores de paredes e tectos, pode ser aplicado
    directamente sobre a generalidade dos suportes que os constituem, nomeadamente alvenarias de
    tijolo não rebocadas, betão moldado em obra e blocos de betão de agregados correntes, constituindo
    a camada de regularização.
    julgo que nao me enganei, podera haver suportes de betao que nao e aconselhavel projectar directo porque
    Em suportes muito lisos
    porque
    nde tenham sido aplicados descofrantes (ex,alguns betão moldados em obra)
    tambem uso mensalmente praticamente todos os tipos de massa sival, proyal2, fassa e nunca tive problemas nenhuns mas vou levar em atençao esta sua chamada, obrigado

cumps

david marques
  18.  # 20

Anonimo110722 concordo quando diz que em cofragens que se usem os oleos nao deve ser projectado, mas tambem julgo que esses oleos sao mais para quando se faz betao a vista ou para as semalhas para ficar lisinhas etc, numa laje que se assoalha leva o ferro e se faz a betonagem quando se descofra esse tecto pode levar massa de estuque directo nao? quando me refiro a massa projectada no betao estou a falar precisamente nesses tectos nas vigas e pilares, mas como lhe tinha dito ja enviei um email para 2 fabricas estou a espera da resposta, contudo nao ponha em causa o seu comentario, obrigado

cumps

David marques

0.0201 seg. NEW