Iniciar sessão ou registar-se
    • pced
    • 28 março 2009 editado

     # 1

    Os meus pais têm um terreno que me querem oferecer para eu construir uma moradia.
    Tenho que fazer uma escritura.
    Qual é a melhor forma: Doacção ou venda?
    Tenho um irmao.
    Tem-se de pagar alguns impostos? Quanto??

    Cumps
  1.  # 2

    Boas caro amigo.
    A primeira coisa a saber são as idades. O teu irmão é maior?
    Se sim tens a coisa mais fácil.

    Podes fazer doação ou venda.
    Se fizeres doação os teus pais estão a doar-te um terreno e estão por isso a prejudicar o teu irmão na quota parte que seria dele. Se ele não receber a parte dele poderá mais tarde impugnar esta doação dado que existe um quota parte indisponível que não pode ser mexida.
    Escritura de doação e a partir de 02/01/2009 imposto sobre esta doação - valor declarado na escritura (até 2008 estava isento de IMT).

    Se fizeres venda, pagas esta escritura, pagas o IMT (6.5% do valor do terreno- atenção para não ser muito diferente do valor patrimonial) e o teu irmão deve estar na escritura a dar o consentimento dele ao acto.
    Penso que a venda é a melhor evitando assim males futuros.
    A questão são os impostos de mais valias.... se as houver.... na doação não há dinheiro envolvido mas há o problema que referi. Na venda há dinheiro envolvido (ou pelo menos fala-se dele) e os teus pais vão ter que o declarar... e pagar impostos (mais valias) se a elas houver lugar...

    Espero pelo menos ter-te ajudado um bocadito.
 
0.0104 seg. NEW