Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 27 março 2015

     # 21

    Colocado por: pedromdfPrisioneiros a trabalhar é mais uma forma de promover o desemprego ...

    Sim e não, depende do tipo de trabalho.

    Se for para fazer tarefas de "bem comum" (*) que nunca seriam realizadas por ninguém, não há qualquer impacto no desemprego.

    (*) Por exemplo, recolha de lixo nas florestas, limpezas de matas públicas, etc...
    Concordam com este comentário: electrao, aquapego, ANdiesel
  1.  # 22

    Colocado por: eu
    Sim e não, depende do tipo de trabalho.

    Se for para fazer tarefas de "bem comum" (*) que nunca seriam realizadas por ninguém, não há qualquer impacto no desemprego.

    (*) Por exemplo, recolha de lixo nas florestas, limpezas de matas públicas, etc...
    Concordam com este comentário:electrao


    E porque não se paga para esses trabalhos?
    • eu
    • 27 março 2015 editado

     # 23

    Colocado por: LuisPereiraE porque não se paga para esses trabalhos?

    Porque não há dinheiro para isso. A menos que queira que lhe aumentem os impostos e as taxas para financiar esses trabalhos.
  2.  # 24

    Colocado por: eu
    Porque não há dinheiro para isso. A menos que queira que lhe aumentem os impostos e as taxas para financiar esses trabalhos.


    Como não há dinheiro manda-se trabalhar de graça!

    A isso chamo exploração, trabalhos forçados, escravos.
  3.  # 25

    Colocar reclusos a trabalhar para o bem das comunidades em funções que não existe ninguém (como na limpeza de matas) era o melhor que podia existir. Não seria exploração nem trabalhos forçados, seria um modo de estas pessoas pagarem por todo o mal que fizeram na sociedade, visto a esmagadora maioria não poder pagar.

    Mas o que eu disse atrás nem foi recorrer ao trabalho dos presos, falei sim em recorrer às pessoas que não querem trabalhar e vão ao centro de emprego pedir uns subsídios para viver (às custas dos trabalhadores que descontam parte do seu salário...).
    Concordam com este comentário: eu, aquapego
  4.  # 26

    Colocado por: ANdieselColocar reclusos a trabalhar para o bem das comunidades em funções que não existe ninguém (como na limpeza de matas) era o melhor que podia existir. Não seria exploração nem trabalhos forçados, seria um modo de estas pessoas pagarem por todo o mal que fizeram na sociedade, visto a esmagadora maioria não poder pagar.

    Mas o que eu disse atrás nem foi recorrer ao trabalho dos presos, falei sim em recorrer às pessoas que não querem trabalhar e vão ao centro de emprego pedir uns subsídios para viver (às custas dos trabalhadores que descontam parte do seu salário...).


    Funciona assim? É ir pedir um sibsidio no centro de emprego? E dão? Quanto? por quanto tempo?

    Explique lá como se faz isso que eu preciso de um subsidio desses.
  5.  # 27

    Colocado por: LuisPereira

    Funciona assim? É ir pedir um sibsidio no centro de emprego? E dão? Quanto? por quanto tempo?

    Explique lá como se faz isso que eu preciso de um subsidio desses.


    Não vou explicar o que todos sabem. Não me diga que não sabe de nada neste país!!
    Concordam com este comentário: aquapego
  6.  # 28

    Colocado por: ANdiesel

    Não vou explicar o que todos sabem. Não me diga que não sabe de nada neste país!!


    Explique lá ou é daqueles que diz que disse ou diz que ouviu?

    Como é que isso funciona? O centro de emprego dá mesmo subsidios a quem nao quer trabalhar?
  7.  # 29

    Colocado por: ANdieselColocar reclusos a trabalhar para o bem das comunidades em funções que não existe ninguém (como na limpeza de matas) era o melhor que podia existir. Não seria exploração nem trabalhos forçados, seria um modo de estas pessoas pagarem por todo o mal que fizeram na sociedade, visto a esmagadora maioria não poder pagar.

    Mas o que eu disse atrás nem foi recorrer ao trabalho dos presos, falei sim em recorrer às pessoas que não querem trabalhar e vão ao centro de emprego pedir uns subsídios para viver (às custas dos trabalhadores que descontam parte do seu salário...).


    Já viu o ridiculo dessa medida? Como é que implementava isso?

    Pegava na lista de desempregados de que concelho para ir limpar as matas no Geres? E os desempregados de Lisboa limpavam as matas onde?
    Ficavam longe d ecasa em acampamentos militares?
    Quem os transportava para as matas?
    Que tipo de desempregados chamava? Novos, velhos, homens, mulheres, com problemas de saude, com asma, pernetas, manetas?
    Como é que esses desempregados estando no meio do mato iam procurar emprego?
    Quem tomava conta deles? Quem verificava se realmente limpavam ou ficavam a dormir a sesta debaixo de um pinheiro? Colocava elementos da GNR? funcionarios do Centro de emprego ou ás tantas militares, não?
    Chamava desempregados á uma semana, dois meses ou 1 ano?
    O que é um desempregado sem vontade de trabalhar?
    Enfim... só espero que nunca tenham de recorrer nem que seja apenas por um dia ao centro de desemprego!
    • eu
    • 27 março 2015

     # 30

    Colocado por: LuisPereiraA isso chamo ... trabalhos forçados

    Sim, sem dúvida.

    Mas eu sou a favor de os presos trabalharem para pagar a sua própria reclusão.
    Concordam com este comentário: aquapego
  8.  # 31

    LuisPereira está a distorcer o que eu disse. Não vamos dramatizar nem por "pernetas com 80 anos" de Lisboa a limpar "matas no Gerês" "vigiado por GNR ou funcionários do centro de emprego" a "dormir em quartéis generais". Repare, foi você que idealizou este cenário, não eu.

    No entanto, qual o problema de chamar jovens a receber o Rendimento de Inserção Social (RSI) para servir de cantoneiros na área da sua residência, dando-lhe um incentivo financeiro? Deveremos deixar as pessoas em casa desempregadas a sentirem-se inúteis (sim, muita gente quer mesmo fazer alguma coisa na sociedade), quando existe tanta coisa para se fazer?

    Agora não me pergunte como é que isso ia ser feito, para isso existem outras pessoas na nação que certamente poderiam pensar em condições justas e equitativas para se reinserir (afinal estamos a falar de RSI) na sociedade.

    Para bom entendedor...
    Concordam com este comentário: eu, electrao, aquapego
  9.  # 32

    Está a misturar tudo!

    RSI não é subsidio de desemprego.

    Sabe qual a finalidade do RSI? Nãso é colocar quem recebe o RSI a fazer de cantoneiro (porquê cantoneiro e não outra profissão) que vai resolver os problemas nem das ruas nem das pessoas que recebem RSI.
  10.  # 33

    Site da Segurança Social:

    "O Rendimento Social de Inserção (RSI) é uma medida de proteção social criada para apoiar as pessoas ou famílias que se encontrem em situação de grave carência económica e em risco de exclusão social e é constituída por:
    Um contrato de inserção para os ajudar a integrar-se social e profissionalmente;
    Uma prestação em dinheiro para satisfação das suas necessidades básicas.
    As pessoas, para receberem o Rendimento Social de Inserção, celebram e assinam um Contrato de Inserção, do qual consta um conjunto de deveres e direitos, com vista à sua integração social e profissional."


    Assim, pessoas que estão em situação de grave carência económica recebiam dinheiro e por outro lado iniciavam uma atividade na sociedade (claro está, caso não trabalhem).
    Não tem que ser cantoneiro, afinal há falta de muitos profissionais em várias áreas. Aquilo que defendo é que devemos ter um estado social de ajuda, em que damos e recebemos. Se damos dinheiro às pessoas para saírem de uma situação grave de carência, também poderemos exigir que dêem à sociedade aquilo que podem.
    Mas caro LuisPereira, é a sua opinião, tudo bem!!
    Concordam com este comentário: eu, electrao, aquapego
  11.  # 34

    Se numa pessoa está " situação de grave carência económica e em risco de exclusão social" não é a obriga-los trabalhar da forma que menciona que lhes vão tirar da situação que estão.
  12.  # 35

    Colocado por: LuisPereiraSe numa pessoa está " situação de grave carência económica e em risco de exclusão social" não é a obriga-los trabalhar da forma que menciona que lhes vão tirar da situação que estão.


    Qual foi a forma que eu falei de "obriga-los a trabalhar"?
    Apenas se a pessoa está numa situação desfavorável, deve o Estado assumir um papel ativo de prestação de ajuda e com técnicos especializados para o efeito estudar a situação daquela pessoa e oferecer meios de melhor subsistência e propondo-lhes formas de retribuir a ajuda que o Estado lhes dá. Eu também preferia ganhar o meu vencimento sentado em casa ou a passear com a família, mas só me pagam se eu for trabalhar e desempenhar com competência as funções em mim delegadas.
    Concordam com este comentário: eu, electrao, aquapego
  13.  # 36

    Colocado por: ANdieselEu também preferia ganhar o meu vencimento sentado em casa ou a passear com a família, mas só me pagam se eu for trabalhar e desempenhar com competência as funções em mim delegadas.

    Claro que se ficar desempregado recusa o subsídio de desemprego pois não considera que tenha direito.
  14.  # 37

    Colocado por: pedromdf
    Claro que se ficar desempregado recusa o subsídio de desemprego pois não considera que tenha direito.


    Claro, até porque os 1000€ que desconto todos os meses não me dão direitos futuros. Vocês confundem as coisas de uma maneira...
    Mas parece-me muito justo se me propuserem desempenho de funções equivalentes para as quais estou habilitado se um dia estiver nessa situação.
    Concordam com este comentário: aquapego
  15.  # 38

    Colocado por: ANdieselMas parece-me muito justo se me propuserem desempenho de funções equivalentes para as quais estou habilitado se um dia estiver nessa situação.


    Era bom! Vê-se bem que nunca esteve desempregado ...

    Não acredito que se fizesse esses descontos, perdesse por aqui o seu tempo ...
  16.  # 39

    Tem razão, e espero nunca estar.

    De qualquer modo vamos voltar ao tópico que é a questão dos herbicidas. Isto tudo para dizer que sou contra o uso abusivo de herbicidas ;)
    Concordam com este comentário: aquapego, FreitasRCP
  17.  # 40

    Colocado por: pedromdfNão acredito que se fizesse esses descontos, perdesse por aqui o seu tempo ...


    LOL, agora fiquei curioso com tal afirmação ainda que não me seja dirigida. Vou apenas dizer que conheço algumas pessoas a fazer esses descontos e passam muito tempo em sites do género. Ou o FDC é só para tristes e mal pagos?
    É que a brincar, vou aprendendo muita coisa por aqui. Porque razão o que por aqui aprendo não seria útil no meu modo de vida?
    Concordam com este comentário: electrao, aquapego, FreitasRCP
 
0.0225 seg. NEW