Colocado por: Sergio AfonsoComo é que sabemos o peso que uma placa de terraço pode suportar por m2 ?
Como já aqui referir noutras discussões tenho um depósito de 1000l no terraço. Como o elevador do prédio está inactivo há aproximadamente 30 anos, foi na casa das máquinas do elevador que eu coloquei o depósito, este local tem uma placa reforçada assim nem pensei neste assunto.
Agora houve umas alterações no prédio e é provável que num futuro próximo, seja instalado novo elevador e nessa altura não poderei lá ter o depósito.
Como vamos fazer obras de remodelação no apartamento e vamos mexer também na canalização, vou aproveitar para tirar o depósito da casa das máquinas do elevador. Tenho um pequeno compartimento no terraço, onde pretendo agora colocar o depósito 1000l de água fria e um outro do sistema de aquecimento de águas que pretendo também instalar.
Tenho algum receio de a placa do terraço não estar projectada para tanto peso por m2. Agora sem ter os cálculos de cargas do prédio e mesmo os tendo como poderia saber se foram cumpridos na construção?
Como é que poderei saber ao certo o peso por m2 que a placa suporta?
Colocado por: FranklinAs engenharias deveriam estar vedadas ao género feminino. Porque não se contentam com as humanísticas, enfermagem, história, psicologia, puericultura, culinária, gestão doméstica... Que raio de mania de se meterem nas profissões masculinas. Eu quando construir a minha barraca não quero cá srªs engenheiras à minha volta.
Se essa laje tiver sido dimensionada para arrumos e acesso de pessoas, o mais provável é que tenha sido dimensionada para uma carga uniformemente distribuida de 200kg/m2, pelo que se conseguir distribuir esse peso por 5m2, está dentro da segurança.
Mas só confirmando isso no projecto de estabilidade é que poderá ter certezas.