Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Aptoveito para resuscitar este topico visto ter duvidas semelhantes.

Estou a transformar uma divisao com 8,5m2 num estudio.

Tenho uma lage de 15cm de betao armado

A obra consiste em colocar no chao impactodan e 5cm de betonilha sendo que em betonilha leva 1000kg subbase e flutuante

Nos tectos, la de rocha, mad2 e pladur.

Nas paredes, la de rochao e pladur, sendo que toda a divisao leva dupla placagem de pladur.

Posto isto, ja estarei a trabalhar com carga a mais na divisao sendo que depois ainda leva mesas e equipamentos e outras mobilias?
  2.  # 22

Colocado por: Sergio AfonsoComo é que sabemos o peso que uma placa de terraço pode suportar por m2 ?

Como já aqui referir noutras discussões tenho um depósito de 1000l no terraço. Como o elevador do prédio está inactivo há aproximadamente 30 anos, foi na casa das máquinas do elevador que eu coloquei o depósito, este local tem uma placa reforçada assim nem pensei neste assunto.

Agora houve umas alterações no prédio e é provável que num futuro próximo, seja instalado novo elevador e nessa altura não poderei lá ter o depósito.

Como vamos fazer obras de remodelação no apartamento e vamos mexer também na canalização, vou aproveitar para tirar o depósito da casa das máquinas do elevador. Tenho um pequeno compartimento no terraço, onde pretendo agora colocar o depósito 1000l de água fria e um outro do sistema de aquecimento de águas que pretendo também instalar.

Tenho algum receio de a placa do terraço não estar projectada para tanto peso por m2. Agora sem ter os cálculos de cargas do prédio e mesmo os tendo como poderia saber se foram cumpridos na construção?

Como é que poderei saber ao certo o peso por m2 que a placa suporta?
    Concordam com este comentário:joana__sousa
    Estas pessoas agradeceram este comentário:joana__sousa
  3.  # 23

Ola muito boa tarde , pode ir a internet e pesquisar um trabalho sobre isso ou pergunta ao funcionário onde vai comprar o material
  4.  # 24

hahahahah

Este é um comentário dentro da linha deste:
    Porque é que alguns homens não se cingem a "profissões braçais"? Faziam melhor figura do que a pensar. Não se contentam com trabalhos adequados à sua natureza e dá nisto.

Claro que não subscrevo nem um, nem outro...

Colocado por: FranklinAs engenharias deveriam estar vedadas ao género feminino. Porque não se contentam com as humanísticas, enfermagem, história, psicologia, puericultura, culinária, gestão doméstica... Que raio de mania de se meterem nas profissões masculinas. Eu quando construir a minha barraca não quero cá srªs engenheiras à minha volta.
  5.  # 25

alguem poderia ajudar na minha duvida?

obrigado
  6.  # 26

Para além da capacidade resistente da laje tem também de analisar a capacidade resistente da vigas que suportam essa laje (e a dos pilares que suportam as vigas ,etc.). Isso vai depender, entre outra coisas dos vãos dessas vigas. Ou seja, cada caso é um caso pelo que essa resposta só pode ser dada por um engenheiro que analise essa situação em concreto. Por isso o melhor conselho que lhe posso dar é: consulte um engenheiro para analisar no local essa situação específica.
  7.  # 27

Com um ensaio destrutivo consegue-se saber qual foi a capacidade da laje.... ;)
  8.  # 28

Ehehe vao colocando peso ate começar a ter fissuras nessa altura para e ja tem o valor de rotura.
  9.  # 29

Se essa laje tiver sido dimensionada para arrumos e acesso de pessoas, o mais provável é que tenha sido dimensionada para uma carga uniformemente distribuida de 200kg/m2, pelo que se conseguir distribuir esse peso por 5m2, está dentro da segurança.

Mas só confirmando isso no projecto de estabilidade é que poderá ter certezas.

Boa tarde

Sei que é uma discussão antiga, mas gostava de confirmar. Num terraço, com galerias de lojas por baixo, o limite serão os 200kg/m2? Para uma piscina de crianças, o máximo que poderia encher seriam 20cm? Se ajudar, o prédio é de 2008. Concelho de Oeiras.

0.0142 seg. NEW