Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 2 abril 2015

# 1

Colocado por: luisvvPodemos sempre voltar ao tempo em que tudo era vendido directamente do produtor ao consumidor...

E o luis_guilherme nem tem que se chatear com isso porque ninguém o impede de o fazer.

Quer leite dos Açores? Mete-se num avião com a bilha, aluga um carro, pergunta a uma vaca onde está a vacaria, fala com o produtor e compra-lhe o leite.
    Quer pêra rocha? Vai ali à região do Cadaval, pergunta no café quem é que tem pomares, vai lá e compra uma caixa.
    Quer cimento? Vai ali à Arrábida, pede ao segurança para entrar e pede para comprar uma saca.
    Quer tijolo? Aluga uma camioneta de 3.500kg, vai a uma cerâmica e pede para comprar umas paletes.
  1.  # 2

conheço muito boa gente que não quer pagar 0,50€ por Kg de batatas ao produtor... mas pagam isso ou mais de bom grado no supermercado... ha muito boa gente que pensa que só porque compra ao produtor a coisa tem que ser quase dada... é tipo favor!
  2.  # 3

O melhor ainda é a troca directa...
    Concordam com este comentário: sergyio
  3.  # 4

Muitos agricultores em frança estão a vender directamente ao consumidor e estão a safar-se muito bem. Conseguem vender um pouco acima do valor oferecido pela grande distribuição e o consumidor consegue comprar um pouco abaixo do que compraria no supermercado. Os intermediários podem ser eliminados sim senhor é só uma questão de o produtor saber organizar-se.
  4.  # 5

Colocado por: luisvv
    Claro. O ideal era o pessoal, em vez de ir ao Continente fazer as comprinhas, meter-se ao caminho e ir negociar com os agricultores..

Tem uma solução óptima, que é, nem mais nem menos, não comprar a quem meter esses "abutres" no meio.
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

Tem noção de por quantos intermediários é que passa uma couve ou uma sardinha antes de chegar ao continente? No caso da couve passa por 3 ou 4 e no caso da sardinha passa por 6 ou 7. O pescador vende o peixe a 1 euro ao primeiro intermediário e o último intermediário vende o peixe a 8 euros ao continente
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  5.  # 6

Colocado por: FranklinMuitos agricultores em frança estão a vender directamente ao consumidor e estão a safar-se muito bem. Conseguem vender um pouco acima do valor oferecido pela grande distribuição e o consumidor consegue comprar um pouco abaixo do que compraria no supermercado. Os intermediários podem ser eliminados sim senhor é só uma questão de o produtor saber organizar-se.

Em qualquer mercado (não nos municipais) em Portugal pode comprar directamente ao agricultor por um terço do preço do continente ou pingo doce. Também pode ir à praia de manhã cedo quando o sol está a nascer e esperar pelos barcos para comprar directamente ao pescador por um terço do preço do supermercado (o meu pai faz isto)
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  6.  # 7

Colocado por: marcoaraujo (...) em Portugal pode comprar directamente ao agricultor por um terço do preço do continente ou pingo doce (...)
    .
    E não precisa de sair dos grandes centros. Na periferia encontra, na maioria das vendas ao ar livre, produtos com bastante qualidade e a preços mais convidativos. No que diz respeito à fruta nacional, há uma diferença abismal com custos muito menores; sempre segui essa prática e sempre me dei bem. Sem falar nas compras para abastecimento da casa, o ano inteiro, essas sim, directamente do produtor, no que diz respeito à batata de consumo, cebola, leguminosas e azeite. Infelizmente tende a acabar, porque Bruxelas é que manda cá dentro.
  7.  # 8

FD, toca a puxar as tuas próprias orelhas. Que raio é que esta conversa toda tem a ver com o pedido de ajuda do Manelf? Limpa lá a thread e "bota" tudo numa discussão política à parte. :-)
    Concordam com este comentário: nielsky, mmgreg
  8.  # 9

Bem, antes de mais obrigado a todos pelas respostas, umas até bastantes úteis, entretanto o tópico "deslizou" para outro assunto e começamos a falar de tijoleiras e acabamos em alhos e cebolas...
    Resumidamente, pelo que li, o "normal" é o empreiteiro contemplar a cola para colar os azulejos e tijoleiras, que são fornecidos pelo dono da obra, não vi por aqui nada que dissesse o contrário, como não há projecto de execução e porque no orçamento não se fala em cola,o empreiteiro viu aqui uma oportunidade para meter a unha, mas como diz assentar tijoleiras fornecidas pelo cliente eu parti do pressuposto correcto que a cola também estaria e deveria estar contemplada. No final da obra vou pagar-lhe menos o valor que dei pela cola e vamos ver no que dá. Obrigado.
    • jafn
    • 13 abril 2015

# 10

Colocado por: ManelfResumidamente, pelo que li, o "normal" é o empreiteiro contemplar a cola para colar os azulejos e tijoleiras, que são fornecidos pelo dono da obra

Olhe que não é bem assim, porque se compra os azulejos e as tejoleiras, deveria também de comprar as colas apropriadas para a colagem dos materiais que escolheu, porque nem todo o material leva a mesma cola, ou seja há materiais que cada embalagem de cola pode ser bastante cara, e só aí ir-se o lucro da mão de obra de quem lhe faz (ou vai fazer) o trabalho
    Também o assentador dos materiais pode estar a contar que vai comprar material que usa o cimento cola clássico, e depois você apresenta um material, em que é necessário uma cola especial
    Portanto, se quer comprar o material há sua conta, deve também comprar a cola, pois a mesma é considerada um material, isto a não ser que o empreiteiro tenho escrito no orçamento que a cola era por conta dele
  9.  # 11

Eu faço e vendo diretamente ao cliente :)
      R2.jpg
  10.  # 12

quando faço orçamentos, vem descrito na mão de obra "assentamento de material xpto, incluindo betonilhas de regularização, colas e betumes". Se não está descrito, realmente não há obrigação de fornecer por parte do empreiteiro, embora eticamente devesse fazê-lo. É a velha história do barato sai caro e por causa destes espertalhões, depois dizem-nos que os orçamentos são caros. É fácil torná-los baratos como se compreende, basta omitir algumas coisas e o cliente nem percebe.

Já agora veja se os betumes também estão incluídos. Se não lhe fornece a cola, calculo que não lhe betume as juntas.
  11.  # 13

Colocado por: Upflat Se não está descrito, realmente não há obrigação de fornecer por parte do empreiteiro, embora eticamente devesse fazê-lo..

Não concordo que o empreiteiro tenha o dever moral de fornecer a cola e o betume se isso não está explicito no contrato. "Assentar" no meu entender apenas inclui a mão-de-obra e mais nada. Cola e betume devem ser fornecidos pelo cliente e é o que faz mais sentido. A única coisa que o cliente não tem que fornecer é a ferramenta e acessórios de aplicação porque esses não ficam na obra.
    Concordam com este comentário: jafn
  12.  # 14

compreendo o que diz e concordo, mas sei que os empreiteiros fazem isso já com o intuito de enganar o cliente e ganhar a obra com orçamentos mais baratos, sabendo que depois vão cobrar componentes que os clientes não se lembram ou simplesmente não sabem que são necessários. É uma questão de confiança. Se eu digo que lhe assento o pavimento, o cliente à partida confia em mim e sabe que no valor que lhe dou estará incluído tudo o que eu precisarei, simplesmente porque não tem o dever de saber tudo o que necessito. O técnico sou eu.

O que quero dizer com "eticamente" é que não colocam em orçamento, mas também não avisam que vai ser necessário. Isso é que não é correcto. É o chico espertismo de sempre.
    Concordam com este comentário: Tyrande
    • jafn
    • 13 abril 2015

# 15

Colocado por: Upflat
    1. compreendo o que diz e concordo, mas sei que os empreiteiros fazem isso já com o intuito de enganar o cliente e ganhar a obra com orçamentos mais baratos, sabendo que depois vão cobrar componentes que os clientes não se lembram ou simplesmente não sabem que são necessários. É uma questão de confiança. Se eu digo que lhe assento o pavimento, o cliente à partida confia em mim e sabe que no valor que lhe dou estará incluído tudo o que eu precisarei, simplesmente porque não tem o dever de saber tudo o que necessito. O técnico sou eu.

O que quero dizer com "eticamente" é que não colocam em orçamento, mas também não avisam que vai ser necessário. Isso é que não é correcto. É o chico espertismo de sempre.

Cada um é livre de pensar com a sua cabeça, mas eu não concordo com nada do diz, é assim cada cabeça sua sentença
    Quando uma pessoa não percebe do assunto, mais vale entregar logo tudo, ou seja o material e a mão de obra, e aí já está tudo incluído e sem espinhas, e sempre com um valor base de material por m2, para não haver confusões, se o cliente escolher um material mais caro, põe os euros restantes, se escolher mais barato que o proposto, retira os euros, nada mais fácil
  13.  # 16

Colocado por: UpflatÉ uma questão de confiança. Se eu digo que lhe assento o pavimento, o cliente à partida confia em mim e sabe que no valor que lhe dou estará incluído tudo o que eu precisarei, simplesmente porque não tem o dever de saber tudo o que necessito. O técnico sou eu.

Continuo a não concordar. Se alguém dá preço para assentar um pavimento o cliente não tem nada que pressupor que a cola e o betume estão incluídos. Tanto a cola como o betume são produtos que fazem parte do pavimento e ficam na obra, por isso quem compra o pavimento deve fornecer também esses itens (seja o empreiteiro ou o cliente).

É óbvio que há muitos empreiteiros que actuam de má fé mas também há muitos clientes que querem que o aplicador fique com os ossos enquanto eles ficam com a carne. Um negócio para ser bom tem que ser justo para ambas as partes.
    •  
      FD
    • 13 abril 2015

# 17

Colocado por: Manelfmas como diz assentar tijoleiras fornecidas pelo cliente eu parti do pressuposto correcto que a cola também estaria e deveria estar contemplada

Pois mas, na mensagem inicial não escreveu isto... se os materiais são fornecidos por si, isso inclui TODOS os materiais.
    Aqui, na minha opinião, o empreiteiro tem razão, mesmo que o tenha feito um pouco à socapa.
    Concordam com este comentário: jafn
  14.  # 18

Colocado por: FDdiz assentar tijoleiras

Eu não entendo nada deste tipo de orçamentos mas, sou da mesma opinião do FD.

Não me faz sentido, o empreiteiro mencionar no orçamento que assenta a tijoleira fornecida pelo cliente e depois fornecer os restantes materiais sem dizer nada...

Uma vez que, na sua mensagem inicial, diz que há colas de 5 e de 25eur, faz-me mais sentido ser o sr. a escolhe-las.
  15.  # 19

falta aí o "inclui todo o material, mão de obra e equipamento necessários á correta execução do trabalho".

Tudo o que é generalizado dá "barraca" quando depois á má intenção por parte do empreiteiro e ingenuidade por parte de quem contratou.
  16.  # 20

Colocado por: pipocas4

Eu não entendo nada deste tipo de orçamentos mas, sou da mesma opinião do FD.

Não me faz sentido, o empreiteiro mencionar no orçamento que assenta a tijoleira fornecida pelo cliente e depois fornecer os restantes materiais sem dizer nada...

Uma vez que, na sua mensagem inicial, diz que há colas de 5 e de 25eur, faz-me mais sentido ser o sr. a escolhe-las.

Quem deve escolher as colas, assim como outros elementos essenciais à aplicação da cerâmica, é quem dá a garantia...

Se for o aplicador, este deverá avaliar as necessidades e orçamentar de acordo com os métodos mais adequados.
    Concordam com este comentário: treker666, Joao Dias

0.0222 seg. NEW