Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    A avaliação da minha casa por parte das finanças chegou hoje, e a mesma veio com o valor de 123900€, para questões de IMI é otimo porque fico isento.

    Agora a minha questão prende-se com o facto de na escritura ter pago os impostos relativos a uma compra de 120000€.

    Terei algum acréscimo a pagar por acaso ter sido avaliada acima do valor da compra?
  2.  # 2

    Colocado por: Rodri12e a mesma veio com o valor de 123900€

    Deve ter dado um presunto ao avaliador das finanças !!!

    Colocado por: Rodri12para questões de IMI é otimo porque fico isento.

    Só fica isento quem pede isenção....

    Colocado por: Rodri12Terei algum acréscimo a pagar por acaso ter sido avaliada acima do valor da compra?

    Vai pagar mais uns pozinhos de IMT e IS.
  3.  # 3

    Colocado por: Picareta
    Deve ter dado um presunto ao avaliador das finanças !!!


    Só fica isento quem pede isenção....


    Vai pagar mais uns pozinhos de IMT e IS.


    eu pedi isenção de IMI, foi a primeira coisa que fiz após a escritura, veio agora o resultado da avaliação, pensei que demoraria mais a chegar e sinceramente pensei que seria mais baixo uma vez que as casas do lado na altura foram avaliadas abaixo disto.
    Quanto às finanças, infelizmente sou parco em conhecimentos para cunhas.... Tão fraquinho nesse aspecto que a minha casa foi avaliada bem acima das outras :(

    Já agora qual será o valor a pagar a mais, penso que por uma diferença de 3900€ não devo de pagar grande coisa certo?

    A empresa construtora aconselhou-me a reclamar a avaliação (acho que eles também devem pagar mais alguma coisa)... Mas será que não corro o risco de ela vir ainda superior?!?
  4.  # 4

    Colocado por: Rodri12Já agora qual será o valor a pagar a mais, penso que por uma diferença de 3900€ não devo de pagar grande coisa certo?

    IMT +78€
    IS +31.2€
  5.  # 5

    Colocado por: Picareta
    IMT +78€
    IS +31.2€


    Acha que ao pedir reavaliação à o risco de eles aumentarem o valor em vez de diminuírem?
    É que se houver esse risco prefiro pagar os 110€ agora...
    •  
      FD
    • 31 março 2015

     # 6

    Colocado por: Rodri12Já agora qual será o valor a pagar a mais, penso que por uma diferença de 3900€ não devo de pagar grande coisa certo?

    Não.
    O IMT há-de lhe custar mais uns 70€.
    O IS há-de ser uns 32€...

    Colocado por: Rodri12A empresa construtora aconselhou-me a reclamar a avaliação (acho que eles também devem pagar mais alguma coisa)... Mas será que não corro o risco de ela vir ainda superior?!?

    Tem que ver como é que foi calculada e depois sim, ver se vale a pena reclamar.
    Conferir:
    - se as áreas são as mesmas
    - se os coeficientes são os correctos

    Se já tiver alguma afinidade com um vizinho que tenha visto a sua casa ser avaliada por menos, peça-lhe o papelinho da avaliação e veja as diferenças.
  6.  # 7

    Colocado por: FD
    Não.
    O IMT há-de lhe custar mais uns 70€.
    O IS há-de ser uns 32€...


    Tem que ver como é que foi calculada e depois sim, ver se vale a pena reclamar.
    Conferir:
    - se as áreas são as mesmas
    - se os coeficientes são os correctos

    Se já tiver alguma afinidade com um vizinho que tenha visto a sua casa ser avaliada por menos, peça-lhe o papelinho da avaliação e veja as diferenças.


    As áreas sei que são as mesmas, quanto aos coeficientes é que não sei se alteraram, é que desde a construção da última até à construção da minha foram 3 anos de diferença pelo que não sei se algo alterou, mas vou pedir ao vizinho a dele para comparação.
    Obrigado
  7.  # 8

    As áreas sei que são as mesmas, quanto aos coeficientes é que não sei se alteraram, é que desde a construção da última até à construção da minha foram 3 anos de diferença pelo que não sei se algo alterou, mas vou pedir ao vizinho a dele para comparação.


    Pode ser o coeficiente de vetustez que esteja a a fazer com que a avaliação da sua casa seja superior, relativamente à dos seus vizinhos.

    Pode ver qual o coeficiente a atribuir em função da idade do seu imóvel no Código do IMI (http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/A8C62AA7-65CF-4558-85F8-94268BD322BF/0/CIMI.pdf) - no artigo 44.º - e comparar com a idade da casa do vizinho.

    Também pode fazer uma simulação do valor patrimonial tributário neste link: http://www.e-financas.gov.pt/SIGIMI/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rodri12
  8.  # 9

    Spoliv, obrigado. A simulação não consigo fazer porque não tenho comigo os dados necessários para o preenchimento da ficha.

    Quanto ao ano, já me disseram que a diferença poderá estar aqui, neste momento o coeficiente que me aparece no mapa das finanças é de 0.8, tenho que ver qual é o que está no dos meus vizinhos
  9.  # 10

    Ora o documento menciona o seguinte:

    Valor patrimonial tributário
    VT* = 123.930,00
    Vc. = 603,00
    A. = 199,5520
    Ca = 1,00
    Cl. = 1,00
    Cq = 1,030
    Cv. = 1,00

    Tem é algumas diferenças nos elementos declarados e na avaliação como é que eles podem ter constatado estas diferenças se não foram lá a casa???

    Elementos declarados:
    Área total do terreno = 229,9000
    Área de implantação do prédio = 132,8200
    Área bruta privativa = 171,5400
    Área bruta dependente = 52,8600

    Avaliação:
    Área total do terreno = 229,9000
    Área de implantação do prédio = 132,8200
    Área bruta privativa = 199,0000
    Área bruta dependente = 39,0000

    Qualidade construtiva:
    0,030
  10.  # 11

    Acham que aquelas diferenças na área bruta privativa e dependente justifica pedir reavaliação.

    É que ainda por cima na folha tem um aviso que caso peça reavaliação tenho que pagar uma taxa (_não diz o valor) e se a avaliação não mudar fico sem esse valor da taxa
  11.  # 12

    Isso parece-me estar tudo certo, excepto o Cq deveria ser superior, qualquer coisa entre 1.04 e 1.1
  12.  # 13

    Colocado por: PicaretaIsso parece-me estar tudo certo, excepto o Cq deveria ser superior, qualquer coisa entre 1.04 e 1.1


    Obrigado, então é melhor deixar assim, não vão eles avaliar esse coeficiente em alta e depois ainda me tramo com uma avaliação superior ;)
 
0.0161 seg. NEW