Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Após muita pesquisa (principalmente aqui no forum) continuo com muitas duvidas, pelo que decidi abri um novo tópico com o caso em concreto.

Trata-se de uma moradia na zona do Porto, com aquecimento central, caldeira a gás propano, com cerca de 220 elementos, casa com dois pisos mais cave.
    Na cave existe recuperador de calor, e entre o r/chão e o primeiro andar um pé direito de 7 metros de altura.

Soluções que pondero:

- Estufa de Pellets (ligado ao aquecimento central) na zona do pé direito alto, assim havia igualmente o aproveitamento do calor produzido pelo ar
    - Bomba de calor de alta temperatura
    - Recuperador de Calor a lenha/pellets com ligação ao sistema de aquecimento central (substituição do que já existe)
    - Caldeira lenha/pellets nos anexos (onde se encontra a caldeira a gás) ligada ao aquecimento central

Opiniões?
  2.  # 2

Colocado por: Rick@rdoApós muita pesquisa (principalmente aqui no forum) continuo com muitas duvidas, pelo que decidi abri um novo tópico com o caso em concreto.

Trata-se de uma moradia na zona do Porto, com aquecimento central, caldeira a gás propano, com cerca de 220 elementos, casa com dois pisos mais cave.
    Na cave existe recuperador de calor, e entre o r/chão e o primeiro andar um pé direito de 7 metros de altura.

Soluções que pondero:

- Estufa de Pellets (ligado ao aquecimento central) na zona do pé direito alto, assim havia igualmente o aproveitamento do calor produzido pelo ar
    - Bomba de calor de alta temperatura
    - Recuperador de Calor a lenha/pellets com ligação ao sistema de aquecimento central (substituição do que já existe)
    - Caldeira lenha/pellets nos anexos (onde se encontra a caldeira a gás) ligada ao aquecimento central

Opiniões?

Tirando a bomba de calor de alta temperatura, parece-me tudo excelente opções.
    No caso da bomba de calor, só poderá eventualmente compensar se tiver acesso à tarifa social de eletricidade. E ainda assim, o custo do equipamento é bastante dispendioso por se tratar de alta temperatura.
  3.  # 3

Colocado por: marcoaraujoNo caso da bomba de calor, só poderá eventualmente compensar se tiver acesso à tarifa social de eletricidade

uma bomba de alta temperatura não consegue trabalhar com a tarifa social,

somente é a solução ideal para quem não possa ou queira ter qualquer tipo de trabalho ou incomodo com as soluções bio-massa,
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 4

Colocado por: jorgealves
    uma bomba de alta temperatura não consegue trabalhar com a tarifa social,

somente é a solução ideal para quem não possa ou queira ter qualquer tipo de trabalho ou incomodo com as soluções bio-massa,

A tarifa social até 2014 era só até 4,6kVA. A partir de 2015 passou a aceitar máximos de 6,9kVA. Para uma bomba de calor de 18kW com COP de 3 (precisa neste caso de 6kW --> 18/3) os 6,9kVA servem. Não pode é ligar o forno :)

De qualquer forma a bomba de alta temperatura tem um custo altissimo do equipamento.
    E o preço da energia elétrica (10 centimos/kWh na hora de vazio do bi-horário) é o dobro dos pellets (5 centimos/kWh)
  5.  # 5

Colocado por: marcoaraujoPara uma bomba de calor de 18kW com COP de 3 (precisa neste caso de 6kW --> 18/3) os 6,9kVA servem. Não pode é ligar o forno :)
    uma bomba de alta temperatura ( a mais pequena que tem 11Kw) pode consumir INSTANTANEAMENTE até 7,35Kva dependendo das condições de serviço.
  6.  # 6

Caro Rick@rdo

Bem pelas soluções que dá, está principalmente direccionado para a biomassa, basta saber agora é quanto quer gastar e o que quer continuar a gastar no tipo de energia a utilizar.
    Conheço um Sr. que teve exactamente as suas duvidas, mas em Lisboa, caldeira a gás com deposito de gás enterrado no jardim, 2 pisos e uma cave, 18 radiadores cerca de 200 elementos, em dias de inverno disse ele que em menos de um mês gastou 600€ só em gás, só o gastou uma única vez, depois acabou por comprar caldeira lenha para substituir a caldeira a gás e a poupança foi bastante significativa e satisfação também.

Essa tal caldeira a lenha foi adquirida por mim após o Sr. mudar de casa e não ter onde a por.

Dê uma olhadela no tópico: "caldeira a lenha ou recuperador a agua", retire algumas conclusões que a mim também me surgiram, tem lá o o testemunho de utilização de caldeira lenha.

Questiono_lhe:

Tem acesso interior aos seus anexos onde tem a caldeira?
    Tem sitio onde armazenar lenha ou pellets?
    Vai comprar lenha? (caso opte por lenha claro)
    Caso queira arranjar a sua própria lenha, tem tempo de ir a ela prepará-la?
    Caso opte por uma sistema a biomassa pelo menos uma vez por semana tem de limpar a caldeira/estufa ou recuperador tem essa disponibilidade?
    Quer uma solução com ignição automática em que possa programar e chegar a casa e ter a casa quente?
  7.  # 7

Ao user C. Lobo:

O tópico que me recomenda foi um dos que já li quando iniciei a pesquisa, e foi bastante útil.
    Agora respondendo às suas perguntas:

Tem acesso interior aos seus anexos onde tem a caldeira? - não, mas mas isso não é problema

Tem sitio onde armazenar lenha ou pellets? sim, consigo armazenar cerca de 3 toneladas de lenha/pellets sem problema

Vai comprar lenha? (caso opte por lenha claro) - sim não tenho alternativa, normalmente compro mistura de eucalipto e sobro por 100 euros a tonelada

Caso opte por uma sistema a biomassa pelo menos uma vez por semana tem de limpar a caldeira/estufa ou recuperador tem essa disponibilidade? - sim

Quer uma solução com ignição automática em que possa programar e chegar a casa e ter a casa quente? não é fator decisivo para mim, tenho mais em conta o investimento e gastos de utilização
  8.  # 8

uma coisa destas ligada com um deposito de inercia também servia:

11Kw para aquecimento por radiadores e até 7 Kw por convecção local
      Fogão de sala hidro.jpg
  9.  # 9

Ao user jorgealves

O que essa "coisa"? sera que 11kw chega para aquecimento de cerca de 200 elementos?
  10.  # 10

Colocado por: Rick@rdoO que essa "coisa"?

é uma salamandra mista, aquece agua e ar ao mesmo tempo,

Colocado por: Rick@rdosera que 11kw chega para aquecimento de cerca de 200 elementos?

e ainda sobram, pois tem um total de até 18Kw, considerando que no espaço onde esta colocado faz directamente até 7Kw para o ambiente.
  11.  # 11

se nao chegar ate tem com mais potencia!!!
  12.  # 12

Colocado por: jorgealvesé uma salamandra mista, aquece agua e ar ao mesmo tempo,

É impressão minha ou a camara de combustão é pequena... Sabe a autonomia disso atestada? Ela regula automaticamente a entrada de ar para a queima?
  13.  # 13

Colocado por: nandogoncaÉ impressão minha ou a camara de combustão é pequena

não é impressão, é mesmo pequena

Colocado por: nandogoncaSabe a autonomia disso atestada?

2 a 4 horas dependendo do combustivél,

Colocado por: nandogoncaEla regula automaticamente a entrada de ar para a queima?

sim, electronicamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandogonca
  14.  # 14

Colocado por: jorgealvesuma coisa destas ligada com um deposito de inercia também servia:

11Kw para aquecimento por radiadores e até 7 Kw por convecção local
      Fogão de sala hidro.jpg

Jorge,
    Para eu ter uma ideia, qual a potencia recomendada de um recuperador de calor a ar clássico para aquecer uma area de 40 a 50 m2 ?
  15.  # 15

Colocado por: santosvieira

Jorge,
    Para eu ter uma ideia, qual a potencia recomendada de um recuperador de calor a ar clássico para aquecer uma area de 40 a 50 m2 ?
    bastaria 5kw.
  16.  # 16

A salamandra que o jorgealves aqui apresenta, aparenta ser uma boa solução de aquecimento poupa dinheiro a quem não queira fazer obras com pladur, basta saber o preço da samandra e sua eficiência. Mas para a instalação do amigo Rik@rdo 18kw seriam insuficientes, a não ser que opte por uma de pelo menos 30kw

Antendendo que são precisos aquecer 220 elementos de radiador e que em média cada elemento ronda os 140W, a potência total dos radiadores serão 30800W ou seja 30,8KW o que implica ter uma caldeira com um potência minima igual à potência total dos radiadores, mas de preferência deve-se optar por uma potencia da caldeira superior à pedida pelos radiores, para depois compensar acumulador da AQS
  17.  # 17

Caro Rik@rdo bem por aquilo que me diz faço a minha análise, quer um equipamento de médio custo em que o custo de utilização seja baixo sugiro-lhe a caldeira a lenha ou o recuperador de calor com potência suficiente para os radiadores que dispõem, a desvantagem mais incomlenhaa caldeira a lenha é sair do conforto da sua casa e ter de vir ao exterior apanhar frio e talvez chuva que lhe pode custar uma constipação para ir carregar a caldeira de lenha, no recuperador se tiver lenha em casa ja não vai à rua mas se faltar tem de lá ir na mesma.

Um recuperador bonzinho anda aí na casa dos 1300/1500€ se for de duas frentes ou seja com porta de um lado e de outra pode ir aos 2000 € este dá para carregar dos dois lados mas é menos eficiêncaz no aquecimento da água, ex. pode colocar lenha na cozinha e na sala desde que exista apenas a parede a dividir as duas divisões. Mas não esquecer sempre dos trabalhos em pladur...

Uma caldeira a lenha de chama ascendente nunca custa menos de 1500 €

Se tiver na disposição da investir pelo menos 2500 € a 3500 € apenas no equipamento de queima opte por uma caldeira de chama invertida as vantagens à de chama ascendente são maior autonomia que pode em alguns casos chegar às 8h ou mais apenas com uma carga dependendo da lenha isolamento etc. e maior economia Quem tem este tipo de caldeira diz estar muito satisfeito.
  18.  # 18

Caro Anonimo16062021
    Gostaria de saber também o seu testemunho e conhecimentos referente à bomba de calor para ajudar o amigo Rik@rdo a escolher uma boa solução para ele.

Vamos a isso?

Todas as opiniões são bem vindas:-)
  19.  # 19

Equimentos a pellets tem dois tipos com reservatório de pellets no próprio equipamento a conhecida estufa que ronda os 2500 €, pode ficar instalada na zona habitacional sala ou cozinha por exemplo, este tipo de equipamentos são mais rapidos de montar, vulgarmente ja têm incorporado as bombas circuladoras no próprio equipamento e o sistema de segurança, é praticamente ligar a chaminé, ligar a entrada de água e ligar o circuito de AC saída e o retorno.

E existem outras tipo caldeira com o reservatório dos pellets tipo silo aparte com maior capacidade que por norma se instalam na cave, garagem ou anexo, a solzaima tem uma deste tipo ***** mas não sei preços.

O maior inconveniente deste tipo de equipamento é estar sempre dependente dos pellets.
  20.  # 20

Colocado por: Anonimo16062021
    E porque nao uma bomba de calor na vez de uma caldeira?
    Nao seria mais em conta?

Existem aqui "n" casos de estudo em que foi essa a solução adoptada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021

0.0206 seg. NEW