Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Estando já parte do inverno passado, venho dar feedback da solução que instalei para aquecimento, para ficar de referência a pessoas que tenham as mesmas duvidas que tive.

A solução escolhida foi para uma caldeira a pellets de 40kw, ligada a um deposito de inercia de 300 litros com aqs instantâneo, também ligado a um painel solar de tubos
    de vácuo.

A casa antes sem qualquer aquecimento nos dias mais frios chegava aos 15º, tenho a caldeira a ligar as 16h45 e a desligar as 23h00, depois tenho o controlador em casa definido para 19,6º no mesmo horário.

A caldeira está configurada para 75º, aquecendo primeiro o deposito de inercia, por forma a dar primazia às aqs, e do deposito vai para os radiadores quando a temperatura é superior a 55/60º.

Com esta configuração nunca faltou aqs, também ajudou o painel nos dias em que houve algum sol, mesmo sem grande exposição durante o período do dia em que a caldeira esta desligada.

As temperaturas interiores variam entre os 19,6º quando o aquecimento desliga, e os 17/18º de manhã e vai mantendo durante o dia só mesmo nos dias mais frios é que a temperatura desceu aos 16º/17º antes do aquecimento arrancar as 16h45.
    Convém dizer que a divisão onde esta o controlador tem cerca de 80m2 e um pé direito de 6 metros de altura e muito vidro, o que é difícil de aquecer, nunca tentei temperaturas superiores a estas porque seria necessário muito tempo e consequentemente muitos pellets, e também porque considero que esta temperatura é confortável.

Em termos de consumo gasto cerca de 15/25 kg de pellets por dia, entre 1 a 2 sacos, dependendo da temperatura exterior, até aos 10º exteriores uma saca por dia, quando esta abaixo disso gasta mais. Nos dias mesmo mais frios com o aquecimento ligado 24h, dentro dos padrões de temperatura definidos onde aquece até os 19,6 e depois só volta a arrancar quando baixa 1º, gasta à vontade as 2 sacas.

Os radiadores são antigos, mais de 10 anos, cada elemento acho que produz 65kcal, estou a ponderar trocar por mais recentes numa divisão para ver se a temperatura sobe mais depressa exigindo menos tempo de funcionamento da caldeira, caso funcione troco todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  2.  # 42

Nos dias mais frios faz o aquecimento a carregar sacos de pellets, e depois a coloca-lo na caldeira;)
    Não tinha ideia de consumo tão grande de pellets.
    De que marca são os seus tubos vácuo?
  3.  # 43

O consumo está dentro das minhas expectativas, estamos a falar de uma área bastante grande uniformemente aquecida as penso que se mudar os radiadores vou reduzir os cobsumos, a caldeira tem depósito de mais de 100 quilos dura uma semana sem carregar, mas eu opto por ir carregando aos poucos, quando me lembro vou colocando 2 ou 3 sacos.
    Os tubos de vácuo são zantia.
    •  
      TomP
    • 29 janeiro 2016

# 44

Se meter também umas válvulas termostáticas nos radiadores vai ver o consumo do pellets a baixar eu meti no meus e recomendo :)
  4.  # 45

eu instalei uma caldeira bio brompi, e com 55 elementos gasto um saco de 15 kilos em 16horas.
    consigo uma temperatura na casa de 21-22 graus.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C. Lobo
  5.  # 46

Colocado por: maxir5eu instalei uma caldeira bio brompi, e com 55 elementos gasto um saco de 15 kilos em 16horas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:C. Lobo

Mas acredito que tenha um bom isolamento térmico na habitação, de outro modo não me parece que consiga essas temperaturas durante tanto tempo.
  6.  # 47

Colocado por: maxir5eu instalei uma caldeira bio brompi, e com 55 elementos gasto um saco de 15 kilos em 16horas.

A minha também é da bio brompi, mas não é caldeira, é recuperador (na prática vai dar ao mesmo).
    Para 100 elementos gasto um saco de 15 kilos em 10 horas para manter a casa a 22 ºC.
  7.  # 48

Colocado por: TomPSe meter também umas válvulas termostáticas nos radiadores vai ver o consumo do pellets a baixar eu meti no meus e recomendo :)

Grande verdade! Com isto os radiados ao invés de estarem a trabalhar continuamente, desligam-se quando a temperatura atinge 23 ºC e só voltam a ligar quando esta baixa para os 20 ºC. No meu caso, entre as 17:00 e as 03:00 (10 horas ao todo) os radiadores trabalham durante 4 horas e estão desligados durante 6 horas) e a temperatura média dentro de casa anda sempre nos 21 ºC a 22 ºC
    •  
      TomP
    • 18 fevereiro 2016

# 49

Colocado por: jperdizbriquets não tenho so pellets a 180.00 tonelada

A quanto e que tem neste momento?? e valor é com IVA ou sem???
    •  
      TomP
    • 18 fevereiro 2016

# 50

So 15kg em 16horas a quanto esta a temperatura da agua ??? 45/50 graus ????

Eu em 16horas gasto 30kg mas também tenho 90 elementos e a sala com jardim interior com pé alto desde a cobertura.
  8.  # 51

Qual é o modelo? Estou a pensar comprar uma Hydropolar 21.

Pode partilhar o seu feedback por favor?
  9.  # 52

O consumo de pellets depende dos dias e a zona do país. Concerteza que em Manteigas gasta mais pellets que em Évora.
  10.  # 53

e se a casa de manteiguas tiver um bom isolmento e a de evora nao?
    •  
      TomP
    • 18 fevereiro 2016

# 54

O consumo de pellets depende de muitos factores e ainda bem que encontrei este forum sempre vou tirando duvidas :)
  11.  # 55

Colocado por: cerbeira

Qual é o modelo? Estou a pensar comprar uma Hydropolar 21.

Pode partilhar o seu feedback por favor?

a minha é uma bio brompi reyna de 14,3 kw ficou em 2012 por 1900€ e a instalação fiz eu.
    no ano passado gastei mais pellets que este ano em virtude das temperaturas estarem muito baixas,aqui nesta zona temos um micro clima em que as temperaturas no inverno muitas vezes são negativas de noite. a casa tem um bom isolamento termico com janelas duplas e estores termicos.
    a maquina em si é muito sensivel á qualidade dos pellets, os pellets de fraca qualidade criam uma pedra se silica no queimador e a maquina apaga-se ao fim de algumas horas, agora só uso pellets "nova lenha de oleiros"
    a maquina requer uma limpeza geral anual.
    diariamente aspiro o queimador com um aspirador de cinzas .
    na semana passada aspirei a maquina junto ao estrator e por cima, dá um pouco de trabalho mas é facil de se fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cerbeira
  12.  # 56

Colocado por: TomP

So 15kg em 16horas a quanto esta a temperatura da agua ??? 45/50 graus ????

Eu em 16horas gasto 30kg mas também tenho 90 elementos e a sala com jardim interior com pé alto desde a cobertura.

eu tenho 55 elementos e dois toalheiros, a temperatura da agua está sempre em 57 graus.
    atenção que no ano passado ligava a maquina ás 19 e ás 6 da manha já estava a desligar, o inverno foi mais frio que este ano.
  13.  # 57

Vou aproveitar este tópico para pedir tb una ajuda.
    Queria colocar uma salamandra a pelletes no meu apartamento. A parede onde a queria colocar é virada para a rua, onde tenho um terraço bastante grande, pelo que seria só fazer um furo para o tubo;
    a outra parede (que é a da cozinha) tem a Caldeira de aquecimento que é a gás natural. Haverá alguma maneira de aproveitar o calor da salamandra para o aquecimento ou tem de ser tudo novo?
  14.  # 58

Colocado por: isabelinha64Haverá alguma maneira de aproveitar o calor da salamandra para o aquecimento ou tem de ser tudo novo?

Se for uma salamandra com Caldeira, dá
    Concordam com este comentário: TomP
    •  
      TomP
    • 26 fevereiro 2016

# 59

Aproveite que no bricomarche dia 26/27/28 todos os artigos de aquecimento estao com 50% desconto directo
  15.  # 60

Eu até aproveitava, mas ainda tenho de confirmar com o condomínio se deixam colocar (ainda estou a pensar se posso avançar este passo :) ) e não faço a minima ideia de quanto poderei gastar com esta brincadeira...1500€ não chegarão??

0.0270 seg. NEW