Iniciar sessão ou registar-se
    • Toino
    • 31 março 2015 editado

# 1

Boas

Um familiar meu ao registar um terreno em seu nome, julgo que em 2011, foi "obrigado" pelas Finanças a registá-lo como Urbano (era rústico) já que segundo eles, era viável para construção e situado em zona habitacional. Paga anualmente quase 200 euros pelo IMI.

Como não prevê efectuar qualquer construção neste terreno e muito menos vender, pergunto se é possível passar o terreno de urbano a rústico, diminuindo consideravelmente o valor do IMI.
  1.  # 2

Colocado por: Toinopergunto se é possível passar o terreno de urbano a rústico, diminuindo consideravelmente o valor do IMI.

É possível.

Cumps
  2.  # 3

Colocado por: Erga Omnes

É possível.

Cumps

Obrigado.
    Pode dar mais informação?
  3.  # 4

Há vários factores a considerar relativamente ao terreno :

- se tem afectação agrícola
    - Se está construído
    - se está dentro do aglomerado populacional

Não estar afecto à agricultura, só por si, não o classifica como urbano. Se esse terreno não estiver construído (construções de carácter acessório não são consideradas), pode ser considerado rústico.

Parece-me que o problema reside no facto do terreno estar dentro de zona habitacional (agregado populacional) com viabilidade de construção. Nesse caso não vejo como possa ser considerado rústico.

A ser possível, gostava também se saber como.
  4.  # 5

A leitura feita pelo fisco é de que um terreno com viabilidade para construção é já um prédio afecto a habitação...quando não é.

Os terrenos não têm afectação na matriz, são apenas terrenos onde se pode construir. A afectação é uma questão funcional, mas o fisco considera que um terreno para construção é sinonimo de prédio habitável. Talvez por essa razão o seu familiar tenha sido ``obrigado´´ a registar o terreno como prédio urbano.
  5.  # 6

Eu possuo um terreno misto. Era rústico, construí uma casa nele e a área construída passou a urbana. É o chamado destaque.
    Mas tal não foi pacífico, pois o chefe de finanças queria de toda a forma colocar todo o terreno (3000m2) como urbano, alegando que era a única possibilidade. Se não tivesse averiguado as possibilidades, estaria na situação de pagar um IMI muito superior.
  6.  # 7

Colocado por: napenergiaEu possuo um terreno misto. Era rústico, construí uma casa nele e a área construída passou a urbana. É o chamado destaque.
    Mas tal não foi pacífico, pois o chefe de finanças queria de toda a forma colocar todo o terreno (3000m2) como urbano, alegando que era a única possibilidade. Se não tivesse averiguado as possibilidades, estaria na situação de pagar um IMI muito superior.

Mas muito provavelmente o seu terreno está fora do aglomerado urbano e dai ter sido possível fazer essa separação. Não sei se neste caso particular isso é possível.

Alguém pode ajudar a perceber melhor esta questão?
  7.  # 8

A ideia que fiquei na altura é que as Finanças tinham uma classificação que não tinha que coincidir com a da câmara (pdm) ou com a cadastral.

0.0128 seg. NEW