Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 31 março 2015

     # 1

    BdP: Contratos de crédito já existentes devem reflectir Euribor negativa
    Catarina Melo e Rui Barroso
    16:34

    O Banco de Portugal transmitiu hoje aos bancos o seu entendimento sobre eventuais taxas de juro negativas. Devem ser reflectidas nos créditos já existentes.

    Com as taxas interbancárias a aproximarem-se de valores negativos nas maturidades mais utilizadas nos contratos de crédito, o Banco de Portugal veio hoje esclarecer que se as Euribor estiverem negativas, tal deverá repercutir-se no cálculo das prestações dos contratos de crédito já existentes.

    "As instituições de crédito devem cumprir as condições estabelecidas para a determinação da taxa de juro nos contratos de crédito e de financiamento que celebraram com os seus clientes", referiu o Banco de Portugal.

    No entanto, a entidade liderada por Carlos Costa, defende que nos novos créditos, os bancos podem tentar mitigar o efeito das Euribor negativas. "Nos contratos de crédito e de financiamento que venham a celebrar, as instituições de crédito, tal como as suas contrapartes, podem procurar acautelar contingências, nomeadamente os efeitos da evolução, para valores negativos, das taxas de juro Euribor".

    As Euribor negoceiam em mínimos históricos. Na maturidade a um mês, o indexante já está em valores negativos (-0,014%). Já as Euribor a três e a seis meses situam-se em 0,018% e 0,087%, respectivamente. O indexante a 12 meses é de 0,198%.

    O Banco de Portugal entende que "as orientações do Banco de Portugal devem ser observadas por todas as entidades habilitadas a exercer a atividade de concessão de crédito em Portugal e são aplicáveis a todos os contratos de crédito e de financiamento celebrados com consumidores e com outros clientes bancários, incluindo contratos de locação financeira e de factoring".

    http://economico.sapo.pt/noticias/bdp-contratos-de-credito-ja-existentes-devem-reflectir-euribor-negativa_215130.html

    Muito bom... vivemos tempos estranhos.
    Concordam com este comentário: treker666
  1.  # 2

    Por muito que não goste de dar dinheiro a bancos, cheira-me que isto só será benéfico para meia dúzia e apenas no curto-prazo.
  2.  # 3

    Com algum jeitinho, o pessoal que tem spreads de 0,25 e 0,35 ainda acaba a receber a prestação mensal do banco ;-)
    •  
      FD
    • 31 março 2015

     # 4

    Colocado por: luisvvCom algum jeitinho, o pessoal que tem spreads de 0,25 e 0,35 ainda acaba a receber a prestação mensal do banco ;-)

    Era bom mas, não será isso.
    O resultado, a verificar-se mesmo, será como ter um depósito a prazo, só que em vez de lá ter o dinheiro, gastámo-lo.
  3.  # 5

    Será que esta situação terá repercussão na continuidade da descida dos Spreads que se têm vindo a registar?
  4.  # 6

    Ñão é assim:, o que deve acontecer é que continuamos a pagar o mesmo, mas amortizamos mais do que pagamos (excepto o valor realativo aos seguros)
    Exemplo: Pagamos 500€de prestação. Hoje parte vai para amortizar capital, parte para juros.
    Quando a euribor+spread for igual a zero , vão os 500€ para amortização.
    Quando euribor+spread menor que zero, continuamos a pagar os 500€ mas amortizamos mais que pagamos, (mais de 500€)

    Colocado por: luisvvCom algum jeitinho, o pessoal que tem spreads de 0,25 e 0,35 ainda acaba a receber a prestação mensal do banco ;-)
    Concordam com este comentário: thekillerpt
    • eu
    • 31 março 2015

     # 7

    Ou então, amortizamos 500 euros, mas o banco retira-nos da conta apenas 495...
  5.  # 8

    Colocado por: system32Ñão é assim:, o que deve acontecer é que continuamos a pagar o mesmo, mas amortizamos mais do que pagamos (excepto o valor realativo aos seguros)
    Exemplo: Pagamos 500€de prestação. Hoje parte vai para amortizar capital, parte para juros.
    Quando a euribor+spread for igual a zero , vão os 500€ para amortização.
    Quando euribor+spread menor que zero, continuamos a pagar os 500€ mas amortizamos mais que pagamos, (mais de 500€)


    Eu sei, obrigado, era apenas um exercício falhado de humor ;-)
  6.  # 9

    E que tal aproveitar para renegociar?

    Por exemplo quem tenha um empréstimo com spread de valor alto, propor ao banco aceitar a clausula onde juros abaixo de 0% são considerados 0%, logo acautelando a situação do banco, e como contrapartida o banco baixa imediatamente o valor de spread contratado.

    Não me parece mal, por exemplo com um spread inicial de 3%, se o banco baixar o spread para 2%, o banco deixa de correr riscos, e o cliente passa de imediato a pagar menos 1%...
  7.  # 10

    Boa ideia.


    Colocado por: nelsontiagoE que tal aproveitar para renegociar?

    Por exemplo quem tenha um empréstimo com spread de valor alto, propor ao banco aceitar a clausula onde juros abaixo de 0% são considerados 0%, logo acautelando a situação do banco, e como contrapartida o banco baixa imediatamente o valor de spread contratado.

    Não me parece mal, por exemplo com um spread inicial de 3%, se o banco baixar o spread para 2%, o banco deixa de correr riscos, e o cliente passa de imediato a pagar menos 1%...
  8.  # 11

    lol
  9.  # 12

    Por este andar vamos ter depósitos com juros negativos e voltar ao tempo dos avós e bisavós, guardar o dinheiro no colchão!
  10.  # 13

    Colocado por: miguelgPor este andar vamos ter depósitos com juros negativos e voltar ao tempo dos avós e bisavós, guardar o dinheiro no colchão!


    Em Portugal, enquanto a lei nao permitir nao vai ter juros de depositos negativos...... mas como ja vi mudarem a lei num fim de semana para desmantelar um banco, ja nao digo nada!
  11.  # 14

    Já nem os certificados de aforro vão dar dinheiro ... De qualquer maneira é melhor lá estar, fica guardado dos ladrões, ou não ...
  12.  # 15

    Às vezes é preciso ter cuidado para não ficar guardado pelos ladrões.
    Concordam com este comentário: miguelg, LuisPereira, ANdiesel
  13.  # 16

    Colocado por: pedromdfJá nem os certificados de aforro vão dar dinheiro ... De qualquer maneira é melhor lá estar, fica guardado dos ladrões, ou não ...


    Continuam a dar mais que a grande maioria da banca.
  14.  # 17

    Para quem deve mais ao banco do que tem é bom que baixem os juros...
  15.  # 18

    Colocado por: Bricoleiro

    Continuam a dar mais que a grande maioria da banca.


    Mas zero é zero em qualquer banco!
  16.  # 19

    Colocado por: pedromdf

    Mas zero é zero em qualquer banco!


    Isso é matemático, o que posso afirmar é como tem estado até à actualidade, previsões até do tempo falham, não davam chuva a potes para hoje? Aqui tá sol e calor.
    • eu
    • 14 abril 2015

     # 20

    Colocado por: loverscoutEm Portugal, enquanto a lei nao permitir nao vai ter juros de depositos negativos..

    De forma explícita, não. Mas esses juros negativos podem ser disfarçados, dando-lhes um outro nome como por exemplo, sei lá, "taxa de manutenção da conta" ...
 
0.0206 seg. NEW