Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Mandei aplicar num terraço e anexo ladrilhos de mármore de Carrara. É um mámore de fundo branco ou branco cinza com veios cinza escuros azulados. Esses ladrilhos foram colados com Weber Col Flex L branco.

    A minha questão é que me parece que o mármore ficou mais escuro após ter sido aplicado, o que supus que não iria acontecer com a cola branca. Isto é normal?
  2.  # 2

    Questão 1 - qual o suporte?
    ...continua
  3.  # 3

    Colocado por: pc ferreiraqual o suporte?


    É betonilha cimenticia.

    O facto do mármore ter ficado escurecido não me preocupa nessas situações em concreto. O que me interessa é saber se isso também vai acontecer na aplicação do mesmo mármore sobre outro tipo de suportes, nomeadamente sobre azulejos de cor castanho escuro e outros de cor creme claro. Nestes casos penso que a cola prevista é a Weber Clean Light branca.
  4.  # 4

    Nesse suporte além disso prepare-se para bem pior...

    Quanto à cola adequada, deverá ser uma muito banhante (com pouca água) e que não tenha cimento portland, com capacidade de cristalização.
  5.  # 5

    Se quiser uma opinião recomendo o Ardex S27W.
  6.  # 6

    Colocado por: pc ferreiraSe quiser uma opinião recomendo o Ardex S27W.


    Mas o que é que essa cola tem de especial?

    A Clean Light é, supostamente, a melhor cola da Weber para a colagem sobre cerâmicos e tinta.
  7.  # 7

    Colocado por: pauloms

    Mas o que é que essa cola tem de especial?

    A Clean Light é, supostamente, a melhor cola da Weber para a colagem sobre cerâmicos e tinta.


    Esta que propus é especial pois na sua secagem nao liberta água.
  8.  # 8

    Colocado por: pc ferreira

    Esta que propus é especial pois na sua secagem nao liberta água.


    irei usar pedra azul valverde numa wc (chao e parede). Os marmoristas avisaram-me que é uma pedra que exige muitos cuidados na colagem. Essa cola que sugere será adequada para este tipo de pedra?
  9.  # 9

    Colocado por: valtores

    irei usar pedra azul valverde numa wc (chao e parede). Os marmoristas avisaram-me que é uma pedra que exige muitos cuidados na colagem. Essa cola que sugere será adequada para este tipo de pedra?


    Supostamente sim.
    Mas antes disso deverá impermeabilizar essas zonas com uma solução adequada com a etag 022.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  10.  # 10

    Colocado por: pc ferreiraEsta que propus é especial pois na sua secagem nao liberta água.


    E é a libertação de água que escurece o mármore? Essa água não devia secar e, com isso, o mármore voltar à sua cor natural?

    A da Weber liberta água?
  11.  # 11

    Colocado por: pauloms

    E é a libertação de água que escurece o mármore? Essa água não devia secar e, com isso, o mármore voltar à sua cor natural?

    A da Weber liberta água?


    Quanto à da weber não sei. deverá perguntar ao departamento técnico.

    Há muito "mestre" que acha que por utilizar cola branca que resolve este problema, mas não é bem assim.

    Os suportes antes de se aplicar pedra natural não devem ter humidade residual superior a 2%, e zonas húmidas deverão ser devidamente impermeabilizados.

    No caso de peças de formato superior a 40x40 o ideal era que fossem ventiladas inferiormente.
  12.  # 12

    Colocado por: pc ferreiraOs suportes antes de se aplicar pedra natural não devem ter humidade residual superior a 2%, e zonas húmidas deverão ser devidamente impermeabilizados.


    No caso estavam impermeabilizados com Weber 824.



    Colocado por: pc ferreiraNo caso de peças de formato superior a 40x40 o ideal era que fossem ventiladas inferiormente.


    São 30x30.


    Quando aplicaram o material reparei que os ladrilhos de mármore ficavam muito mais escurecidos, nomeadamente com manchas, aparentemente de humidade, talvez porque a pedra estava a absorver a humidade da cola. Essas manchas desapareceram mas ainda assim o mármore ficou um pouco escurecido no seu todo. Não é muito mas o suficiente para me questionar se nos interiores esta pedra nas paredes não ficará muito "cinzentona"...
  13.  # 13

    Eu falei em impermeabilizaçoes com etag 022...

    Quem lhe recomendou o sistema?

    É essa pessoa que deve ser responsabilizada.
  14.  # 14

    Colocado por: pc ferreiraQuem lhe recomendou o sistema?


    Foram os próprios técnicos da Weber que estiveram no local. Na altura, além da aplicação do 824, referiram da importância da cola ser aplicada tanto no suporte como na pedra para não deixar manchas, isto além de ter de ser branca.


    Mas é normal a pedra escurecer um pouco com colas brancas, tipo a Weber L?

    Esta pedra é consideravelmente fácil de manchar pela grande quantidade de carbonato de cálcio que contém e, derivado disso mesmo, por ser de fundo branco.
    Já o Lioz é outra história. Pelos testes que fiz aquilo não absorve quase nada.
  15.  # 15

    Não é a cor da cola. É pela composição da cola.

    Chama-los à obra e reponsabiliza-los.
  16.  # 16

    Depois quando puder coloco o link em portugues:

    http://ardex.es/es/pdf/productos/S27W.pdf
  17.  # 17

    Colocado por: Anonimo16062021
    Para o caso do pauloms seria ETAG 005 (na forma líquida) ou ETAG 006 (sistemas de membranas)
    Concordam com este comentário:pc ferreira


    Pois mas colas directamente a ceramica sobre estes materiais nao é muito fácil...

    Poderia ser a 022 se tivesse uma primeira impermeabilização antes da betonilha de distribuição de carga, e a 022 apenas como protecção superior.
  18.  # 18

    A rentabilidade desse Ardex até parece interessante mas é um produto que envolve a mistura de três componentes, o que é logo um problema para os ladrilhadores. Depois, essa marca dá garantia de qualidade? É que nunca tinha ouvido falar.
  19.  # 19

    Colocado por: paulomsA rentabilidade desse Ardex até parece interessante mas é um produto que envolve a mistura de três componentes, o que é logo um problema para os ladrilhadores. Depois, essa marca dá garantia de qualidade? É que nunca tinha ouvido falar.


    Isto vem num saco, só mistura (pouca ) água.

    Quanto à marca, das mais conceituadas na Alemanha/benelux.
 
0.0187 seg. NEW