Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Estou a prestes a comprar um terreno, com cerca de 330m2, e com uma área de implantação de 115m2, com uma área de construção de 230m2 dividida por 2 pisos e ainda tendo a possibilidade de cave.
    A minha questão é:

    É viável pensar em fazer as partes comuns (cozinha, sala de jantar e estar) no piso superior da casa, em vez do tradicional rés do chão??

    Isto porque, o que nos apaixonou na zona em questão foi a vista fenomenal sobre Lisboa e margem sul.
    Tendo o terreno um ligeiro desnível, ao fazer as partes comuns num rés do chão, acabaríamos por perder a vista, pois é nas zonas comuns que passamos mais tempo e a tal vista só é visível do 1º andar.
    E daí surgiu a ideia... porque não fazer os quartos no rés do chão e a sala e cozinha no 1.º andar!!

    A ideia é descabida de todo?
    Obrigada
    • P+V
    • 2 abril 2015

     # 2

    Não há inconveniente nenhum. Arranje uma boa equipa de projecto que saiba dar resposta aos seus desejos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isabelgf
  2.  # 3

    Colocado por: P+VNão há inconveniente nenhum. Arranje uma boa equipa de projecto que saiba dar resposta aos seus desejos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:isabelgf


    Tem terreno/jardim na parte que tem vista?

    É que principalmente no verão e se gosta de usufruir do espaço exterior, vai ficar impossibilitada de o fazer (vocês e as visitas)

    Melhor que ninguém a Isabel saberá como enquadrar a casa nesse espaço, mas se tiver jardim terá que ver o que compensa mais, uma bela vista durante o ano, ou um acesso direto ao jardim.

    Depois terá sempre o inconveniente do barulho do pessoal a circular nas áreas comuns e que irá afetar sempre o conforto/descanso de quem está nos quartos.

    E uma bela vista no quarto também é MUITO agradável, principalmente se for daquelas que não usa TV no quarto ;)

    Eu felizmente tenho a sorte de conseguir ter vista nos dois pisos, principalmente à noite a parte de ver as luzinhas todas lá em baixo é fantástico.

    Terá que ponderar muito bem a melhor forma.

    Se por exemplo tiver alguém das suas relações diretas com mobilidade reduzida o facto de ter que subir e descer escadas para estar em sua casa é complicado, eu por mim falo porque esse foi um dos motivos que me deixou a pensar se o ter que descer escadas para aceder à sala e cozinha não seria um transtorno (no meu caso os quartos ficam no piso térreo e a sala e cozinha no andar inferior).
    Felizmente para já não tenho o problema de ter pessoas diretas com mobilidade reduzida.
  3.  # 4

    Sim, parece-me que isso é apenas uma questão de projecto...nada mais.

    Tenha em conta a questão da mobilidade (que já aqui foi muito bem referida). A razão de tradicionalmente a sala e cozinha serem ao nível da rua, tem a ver com o facto de passarmos mais tempo nessa parte da casa, evitando assim termos de subir/descer escadas desnecessariamente.

    Se a mobilidade não for um problema, depende apenas da sua vontade.
  4.  # 5

    Colocado por: P+V (...) Não há inconveniente nenhum
    (...)
    Desde que invista num elevador (panorâmico, se possível) creia que é uma ideia genial. Por que será que a «lei das acessibilidades» obriga a ter um quarto e uma casa de banho onde possam circular, livremente, uma cadeira de rodas? Inclusive, até, no caso de a casa ter um corredor é obrigatório uma largura mínima de 1,20m e tudo no piso térreo, independentemente de ser de um ou de dois pisos? Carregar as compras até ao 1º andar, não é muito agradável, digo eu; e depois ninguém caminha para novo...; controlar as crianças (filhos ou netos) quer a subir ou a descer as escadas, não é tarefa fácil. Carregar lenha (ou pellets) escada acima, eventualmente, não é um desporto muito prazeroso, parece-me! Bom... há sempre os prós e os contra, mas cada um deve escolher o que mais lhe convier.
  5.  # 6

    Colocado por: maria rodrigues(...)
    Desde que invista num elevador (panorâmico, se possível) creia que é uma ideia genial. Por que será que a «lei das acessibilidades» obriga a ter um quarto e uma casa de banho onde possam circular, livremente, uma cadeira de rodas? Inclusive, até, no caso de a casa ter um corredor é obrigatório uma largura mínima de 1,20m e tudo no piso térreo, independentemente de ser de um ou de dois pisos? Carregar as compras até ao 1º andar, não é muito agradável, digo eu; e depois ninguém caminha para novo...; controlar as crianças (filhos ou netos) quer a subir ou a descer as escadas, não é tarefa fácil. Carregar lenha (ou pellets) escada acima, eventualmente, não é um desporto muito prazeroso, parece-me! Bom... há sempre os prós e os contra, mas cada um deve escolher o que mais lhe convier.


    O Dec. Lei nº 53/2014 de 8 de Abril permite isentar algumas acessibilidades. Sorte a sua, Maria... ;)
    • P+V
    • 3 abril 2015

     # 7

    O dl 53/14 não se aplica à construção nova.
    O dl 163/06 não obriga a ter sala, cozinha e quarto no mesmo andar, nem coredores com 1,2 mt de largura.

    Isabel, arranje um profissional que saiba responder às suas perguntas e concretizar os seus desejos. ;-)
  6.  # 8

    Colocado por: P+VO dl 53/14 não se aplica à construção nova.
    O dl 163/06 não obriga a ter sala, cozinha e quarto no mesmo andar, nem coredores com 1,2 mt de largura.

    Isabel, arranje um profissional que saiba responder às suas perguntas e concretizar os seus desejos. ;-)


    Tem toda a razão!
  7.  # 9

    Colocado por: P+VO dl 53/14 não se aplica à construção nova.
    O dl 163/06 não obriga a ter sala, cozinha e quarto no mesmo andar, nem coredores com 1,2 mt de largura.

    O mais curioso é que no nosso projecto (reconstrução e restauro) lá está a celebérrima circunferência a determinar o espaço acessível, quer no wc quer no corredor porque a C.M. assim o exige. Não me referi, no texto, nem podia, à obrigatoriedade de haver sala, cozinha e quarto no mesmo piso. Um quarto e o wc, sim!
    • Faial
    • 3 abril 2015 editado

     # 10

    Colocado por: P+VO dl 53/14 não se aplica à construção nova.


    Só para esclarecer que eu não disse que se aplicava. Não era minha intenção induzir a autora do post em erro.
    Escrevi em resposta à Maria e, no caso dela, tratando-se de um reconstrução aplica-se.

    Isabel:

    Antes de arranjar um profissional para responder ás suas perguntas, aguarde por opiniões e conselhos de gente aqui do fórum. Pode encontrar alguém que já passou pelo mesmo e queira partilhar consigo essa experiência.

    Fale também com outras pessoas (amigos, família, etc) para saber as opiniões deles. Quando se sentir confortável, tome a sua decisão e avance com a parte técnica. Tenha a mente aberta para o caso de ser necessário ``desconstruir´´ alguma coisa.

    Lembre-se que o técnico vai ouvi-la e tentar encontrar a melhor solução para si, mas o conceito deve ser seu. Leve a(s) ideia(s)!
  8.  # 11

    O meu avô tinha uma casa na Praia da Luz à beira mar onde tinha 3 quartos (todos com duas camas duplas) e 2 casas de banho no rés de chão e no 1º andar tinha uma pequena cozinha e o resto era uma gigante sala de estar/jantar com uma grande varanda com vista para o mar. Foi uma das melhores casas de férias por onde já passei, simplesmente genial. Ai aquelas fins de tarde... Que saudades.
 
0.0173 seg. NEW