Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, já recebi a 1ª proposta para aquecimento e climatização. Como não sou entendido no assunto e a pouca informação que tenho foi do que li aqui no forum, venho pedir-vos que comentem o que pesam da proposta.

A solução que me foi proposta consiste em :

Sistema de aquecimento de água - 2 colectores solares verticais Ferco FC2.2M + suporte + 1 acumulador de 300 l + 1 controlador solar TDC1 + 1 grupo solar Ferco R6 + 1 vaso de expansão AG 25S
    liquido anticongelante + 1 resistencia eléctrica + mão de obra

Sistema de climatização - 2 colectores solares verticais Ferco FC2.2M + suporte + 1 acumulador de 300 l + 1 controlador solar TDC1 + 1 grupo solar Ferco R6 + 1 vaso de expansão AG 25S
    liquido anticongelante + 1 resistencia eléctrica + mão de obra
    Na cozinha e casas de banho radiante hidráulico - baixa pressão circulação forçada - tubo pex 16 x 2.0 a trabalhar a 43 ºC - entre casas das máquinas e colectores tubo multicamada - placas em polistereno expandido 30kg/ m2 para guiar os tubos - controlador de temperatua/ termostato de ambiente - caixa de colector ( tubos distanciados 24 cm)
    para o resto das divisões é proposto unidades interior ventiloconvectoras médio perfil FWT04CT com comandos por cabo FWEC1A + tubos multicamada e acessórios

E para dar apoio ao sistema de climatização Daikin Altherma ERLQ006CV3

Não faço ideia se esta é a melhor solução para o pretendido, mas à partida não sei até que ponto a instalação de piso radiante na cozinha e casas de banho será a mais indicada, pois o prédio não é de construção recente e nesta altura não se preocupavam com o isolamento térmico e muito menos nas placas, não sei se o calor não se irá perder todo pela estrutura do prédio. Também acho que teria de desnivelar o piso na cozinha e casas de banho, para termos altura para instalar o radiante, não sei ????

Por favor comentem e apontem alternativas sem se influenciarem com esta proposta ;-)

Ainda não está 100% definido mas é muito provável que o apartamento vá ficar com a disposição do desenho
      sergio - 3cozinha bruno.png
  2.  # 2

Só não entendi uma coisa:

Se esta a equacionar aplicar prh na cozinha e is vai alterar quotas. Porque não aplica em todas as divisoes?
  3.  # 3

Olá, pc ferreira , eu ainda não equacionei nada, isto foi a proposta. Acho que como sabem que vamos ter de mexer no chão da cozinha e casas de banho para os roços para a passagem da canalização e esta parte tem chão ceramico, enquanto o resto é parquet com 10mm de espessura e teria de ser todo levantado e também que como não há isolamento, a solução piso radiante sem isolamento com madeira por cima perde em eficiencia, penso que foram estas razões da proposta.
  4.  # 4

Colocado por: Sergio AfonsoOlá, pc ferreira , eu ainda não equacionei nada, isto foi a proposta. Acho que como sabem que vamos ter de mexer no chão da cozinha e casas de banho para os roços para a passagem da canalização e esta parte tem chão ceramico, enquanto o resto é parquet com 10mm de espessura e teria de ser todo levantado e também que como não há isolamento, a solução piso radiante sem isolamento com madeira por cima perde em eficiencia, penso que foram estas razões da proposta.

A única questão tem mesmo a ver com as quotas. Nao sei que sistema de prh lhe propuseram, mas com isolamento térmico, precisará no mínimo (salvo agumas excepções) 75mm + acabamento.
  5.  # 5

efectivamente PRH seria a ultima das opções para este caso, principalmente pela diferença de cotas do pavimento,

ainda ando ás voltas com os calculos mas estou inclinado para uma solução de Bomba de calor reversível com ventilo-convectores murais em cada divisão, ou mesmo ar condicionado tradicional mural que é capaz de ser a solução mais equilibrada e económica uma vez que é no Algarve e permite usar as maquinas existentes.
    Colocado por: Sergio Afonsotubos distanciados 24 cm

de qualquer maneira nunca poderia ter este afastamento de tubagem, pois para arrefecimento teria que ter no maximo 150mm, sendo aconselhado metade disso em sistemas de baixo perfil ou cargas termicas elevadas como é o caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  6.  # 6

Colocado por: jorgealvesefectivamente PRH seria a ultima das opções para este caso, principalmente pela diferença de cotas do pavimento,

ainda ando ás voltas com os calculos mas estou inclinado para uma solução de Bomba de calor reversível com ventilo-convectores murais em cada divisão, ou mesmo ar condicionado tradicional mural que é capaz de ser a solução mais equilibrada e económica uma vez que é no Algarve e permite usar as maquinas existentes.

E nos is usar o sistema ditra-heat não?

Ou entao pensar no prh em tudo, pois com 52mm + acabamento já incluindo isolamento térmico resolve o problema.
  7.  # 7

tecto radiante ta feito!!
  8.  # 8

Colocado por: pc ferreiraE nos is usar o sistema ditra-heat não?

por exemplo,
  9.  # 9

Colocado por: Sergio Rodriguestecto radiante ta feito!!

haja €€€€ que a solução existe, mas AC é a mais consensual.
  10.  # 10

ficava um mimo
  11.  # 11

Colocado por: jorgealves
    haja €€€€ que a solução existe, mas AC é a mais consensual.

Então talvez seja melhor eu esquecer a climatização com o aproveitamento dos colectores para água quente. Depois penso em AC para climatização.

Hoje me conversa com o canalizador que me vai dar um orçamento, ele disse-me que para eu ter caudal para ser possível usar em simultâneo várias torneiras, eu deveria ter 2 acumuladores de agua quente ligados em paralelo, pois só assim é que terei caudal de água quente para banhos em simultâneo. O que me dizem desta opinião? obrigado
  12.  # 12

e varias torneiras são quantas?!?!?! 10, 20? toda a gente toma banho ao mesmo tempo??
  13.  # 13

4 banhos e máquina de roupa por exemplo :-(
    é pouco provável que aconteça, mas no máximo é possível 8 pessoas tomar banho ao mesmo tempo, há local poderá é não haver água :-)
  14.  # 14

Colocado por: Sergio Afonsoter caudal para ser possível usar em simultâneo várias torneiras, eu deveria ter 2 acumuladores de agua quente ligados em paralelo, pois só assim é que terei caudal de água quente para banhos em simultâneo.

Não tem de certeza!O que tem é mais água quente acumulada e em vez de serem ligados em paralelo, na eventualidade de serem ligados em série, poderia aumentar a pressão por gravidade contudo o caudal só aumenta em função do diametro da tubagem de alimentação existente.

O que lhe interessa ter mais água acumulada se a tubagem existente não tem capacidade(caudal) para absorver essa água!

Sabe por acaso qual o diametro da tubagedm existente?

Esse canalizador deve rever a matéria!
    Concordam com este comentário: jorgealves
  15.  # 15

Colocado por: Costa53

Não tem de certeza!O que tem é mais água quente acumulada e em vez de serem ligados em paralelo, na eventualidade de serem ligados em série, poderia aumentar a pressão por gravidade contudo o caudal só aumenta em função do diametro da tubagem de alimentação existente.

O que lhe interessa ter mais água acumulada se a tubagem existente não tem capacidade(caudal) para absorver essa água!

Sabe por acaso qual o diametro da tubagedm existente?

Esse canalizador deve rever a matéria!

O que ele diz que vai orçamentar é : vindo do depósito de água fria / bomba , para casa - águas frias e terraço para depois ser aquecida vai usar tubo de polgada e meia e depois até aos colectores 3/4 de polgada e para agua quente falou-me em polgada e depois também 3/4 junto aos colectores
  16.  # 16

dasss tubo de 1e1/2 é á valente!!!!
  17.  # 17

Colocado por: Sergio Rodriguesdasss tubo de 1e1/2 é á valente!!!!

ele estava ainda com duvidas de ser estas as medidas ou 1 polgada e depois par os 3/4 para agua fria e 3/4 para agua quente e depois para 32mm(desta não estou certo ou 25mm- isto de misturar polgadas e mm deixa-me confuso), mas disse que para jogar pelo seguro é melhor as outras...
  18.  # 18

com 2 esquentadores fica com agua quente de sobra!!!
  19.  # 19

Colocado por: Sergio Rodriguescom 2 esquentadores fica com agua quente de sobra!!!

pois mas gostava de ver-me livre do gás, pois de inverno não aquece a água e só aquece quando a botija é nova ainda tem mais de metade e deixa de aquecer :-(
    Para além de com o sol é capaz de sair mais barato :-)
  20.  # 20

Colocado por: Sergio Afonsopois de inverno não aquece a água

ai aquece!!! e com 27l por min é agua com fartura!!! http://www.vulcano.pt/consumidor/productos/catalogo/producto_1344
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sergio Afonso

0.0223 seg. NEW