Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Será verdade?
    Amadeu Neto não esconde o entusiasmo. Passou a ser mais fácil controlar 15 ovelhas das mais irrequietas do rebanho da queijaria de Ribeira de Alpeadre, através de coleiras eletrónicas ligadas à internet. Em maio, o projeto-piloto da internet das coisas aplicado à pecuária, em parceria com a tecnológica portuguesa Sensefinity, vai ser alargado à maioria das 400 ovelhas do rebanho. E com uma inovação adicional: as coleiras ligadas à internet vão ter uma superfície fotovoltaica para que tenham autonomia energética (deixa de ser necessário trocar pilhas).

    Esta utilização pioneira da internet das coisas ("internet of things", na versão inglesa) numa queijaria da Beira Baixa, é um exemplo que demonstra que esta revolução tecnológica está a chegar também aos sectores tradicionais, além de já estar a invadir o quotidiano das pessoas, nas casas, nas cidades e em quase todos os sectores de atividade económica
  2.  # 2

    Pelo andar da carroça vamos ver qualquer dia as ovelhas a ordenharem-se a elas propias!
  3.  # 3

    Colocado por: José1982Passou a ser mais fácil controlar 15 ovelhas das mais irrequietas do rebanho


    passaram a ser ovelhas tele-comandadas?
  4.  # 4

    Esta coleira servirá como localizador GPS ou que outro tipo de controlo lhes faz?
    Em termos práticos para que serve?
    Se é para ovelhas também deve dar para cães?
    preços?
  5.  # 5

    A noticia está na internet.
  6.  # 6

  7.  # 7

    Absurdo. essa cooperativa deve ter tido o sistema de borla em troca de publicidade. Creio que muito rapidamente vão abandonar a ideia, deixem as coleiras começarem a avariar. Hoje tenta-se incutir a informática não importa em quê. Por vezes a informática atrapalha mais de que resolve. Haverá certas áreas em que adoptar estas "modernices" só tornarão o negocio menos competitivos. Acho que anda tudo cego, tudo com vontade de gastar dinheiro em tecnologia que não acrescentará nada ao negocio.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 5 abril 2015

     # 8

    Concordo com o Franklin. Neste país, muitas vezes investe-se sem fazer as contas do retorno do investimento...
  8.  # 9

    Mas afinal para que serve, qual o preço e que beneficios trás?
  9.  # 10

    Colocado por: FranklinAbsurdo. essa cooperativa deve ter tido o sistema de borla em troca de publicidade. Creio que muito rapidamente vão abandonar a ideia, deixem as coleiras começarem a avariar. Hoje tenta-se incutir a informática não importa em quê. Por vezes a informática atrapalha mais de que resolve. Haverá certas áreas em que adoptar estas "modernices" só tornarão o negocio menos competitivos. Acho que anda tudo cego, tudo com vontade de gastar dinheiro em tecnologia que não acrescentará nada ao negocio.
    Concordam com este comentário:eu
    esta enganado que em super grandes exportações compensa,em França por exemplo tem jovens agricultores que aderiram ao controlo de ovelhas por coleiras e tratores com GPS e dizem eles que graças a esses sistemas conseguem fazer os horarios de trabalho normais na vez de andarem dia e noite ou então a contratar pessoas que teriam que ser pagas,ou seja perda financeira porque ja anda a ela por ela os salarios de agricultores!
 
0.0121 seg. NEW