Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas.
    Recentemente surgiu-me a possibilidade de ficar com uma casa antiga de aldeia, no Alentejo. Dita casa está na família há mais de 60 anos, mas, por falta de entendimento entre os herdeiros, acabou por ficar esquecida e está num estado lastimável. É uma casa pequena, com cerca de 65 m2, sem casa de banho, esgotos, água ou eletricidade e com paredes exteriores e central de cerca de 70 cm e paredes dos quartos de 10 cm. Anexo um esboço de como estão agora organizadas as divisões.
    A casa iria servir-me de casa de férias e/ou como armazém/oficina de todo o material que vou acumulando.
    Ora ja estive a pesquisar pelo forum e sei que o consenso é que é preferível mandar abaixo do que remodelar mas em quanto é que ficará essa diferença? Quanto custa uma máquina à hora para partir tudo? As paredes grossas estão sólidas, será que picando e rebocando e depois forrado a pladur não será uma opção barata para as renovar e a estrutura interna também executada em pladur?
    Se eu não pegar na casa agora, provavelmente mais dia menos dia vem os telhados todos abaixo, o que me dá pena. No entanto com esta crise os €€ não abundam.
    Agradeço qualquer sugestão ou mesmo contacto de Engº ou Arquitecto da zona do Alentejo, Beja.
      estrudes.png
  2.  # 2

É dificil dizer-lhe o que quer que seja sem fotos interiores e exteriores do imóvel.
    Pode ser recuperável ou não.

Se deita abaixo, vai ter de mandar elaborar todos os projectos requeridos, submeter na Câmara municipal, empreiteiro, taxas e licenças. Pode não ser a opção mais vantajosa.
    Qual o Concelho?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
    • P+V
    • 6 abril 2015

# 3

Colocado por: armangarsei que o consenso é que é preferível mandar abaixo do que remodelar
    não sei onde foi buscar essa ideia... O Pedro Barradas poderá ajudá-lo a tomar a decisão mais acertada.
  3.  # 4

A casa está no Concelho de Serpa.
    Eu realmente gostaria de evitar mandar abaixo. Sei que vai ser impossível não fazer projeto porque a casa não tem janelas, apenas tem a porta da rua e a porta do quintal, e nós queremos ter pelo menos um quarto e um escritório com umas boas janelas. O telhado está em muito mau estado, terá que ser completamente substituído.
    Não tirei muitas fotos quando lá estive, vou colocar o que tenho.
      estrudes2.png
  4.  # 5

Fachada
      estrudes3.png
  5.  # 6

Vista do quintal
      estrudes4.png
  6.  # 7

Serpa para mim é algo longe para uma obra dessa dimensão e com essas características, mas posso dar-lhe o contacto de uma colega da cidade de Serpa.
    Quer?

Essas casinhas tem sempre potêncialidades para se fazer coisas engraçadas. Aproveitado a "nova" lei da reabilitação urbana, até lhe simplifica os projectos a entregar.
  7.  # 8

Consulte um projectista. Mesmo que acabe por não trabalhar sob um projecto, ele vai tirar-lhe muitas das suas duvidas.

Pense na utilização que vai fazer da casa e no dinheiro que quer/pode gastar.

Pessoalmente, a solução que menos me atrai é a de deitar tudo a baixo e construir de novo.
    Remodelar é mais barato do que reconstruir ou construir de novo, mas não lhe fica muito barato. Uma boa remodelação sai-lhe dispendiosa.

Na perspectiva da reconstrução, pode eliminar a parede interior em pedra e com isso ganhar algum espaço. Pode ainda colocar laje (betão) no tecto e cobertura.

Creio que não tem área para ampliação.

Depois...tem muito para fazer de novo: esgotos, canalização, electricidade, etc.

Que corra tudo bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Raizes
  8.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasSerpa para mim é algo longe para uma obra dessa dimensão e com essas características, mas posso dar-lhe o contacto de uma colega da cidade de Serpa.
    Quer?

Essas casinhas tem sempre potêncialidades para se fazer coisas engraçadas. Aproveitado a "nova" lei da reabilitação urbana, até lhe simplifica os projectos a entregar.

Sim claro, pode enviar se faz favor.
    Vi a sua obra de Panoias e o antes estava bastante parecido à nossa no presente, tanto eu como a a minha mulher gostámos imenso de como a casa ficou.

Colocado por: noiteclaraConsulte um projectista. Mesmo que acabe por não trabalhar sob um projecto, ele vai tirar-lhe muitas das suas duvidas.

Pense na utilização que vai fazer da casa e no dinheiro que quer/pode gastar.

Pessoalmente, a solução que menos me atrai é a de deitar tudo a baixo e construir de novo.
    Remodelar é mais barato do que reconstruir ou construir de novo, mas não lhe fica muito barato. Uma boa remodelação sai-lhe dispendiosa.

Na perspectiva da reconstrução, pode eliminar a parede interior em pedra e com isso ganhar algum espaço. Pode ainda colocar laje (betão) no tecto e cobertura.

Creio que não tem área para ampliação.

Depois...tem muito para fazer de novo: esgotos, canalização, electricidade, etc.

Que corra tudo bem!

Noiteclara, obrigado pelo comentário. Neste momento estou a recorrer ao forum para ter algum feedback o mais diverso possível. A utilização da casa será como segunda habitação principalmente e o dinheiro é claro que é muito pouco. Como a casa está ensanduichada entre os vizinhos, as hipoteses de ampliar ficaram bem reduzidas. Posso ganhar alguma área coberta no fundo do quintal mas isso já vai depender da Câmara?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

Já enviei MP com o contacto.
    Boa sorte com a empreitada.
  10.  # 11

Em relação ao comentário da noite clara, achei interessante a questão das paredes; na minha casa tenho paredes em pedra mas gostava de manter a sua aparencia rustica de pedra; se fizer parede por fora perco isso; talvez por dentro seja a solução para mim mas o espaço não é muito. Já por fora não tenho o mesmo problema de ficar ensanduichado. Enfim, pros e contras.

Quanto ao armangar, acho que tem ali um belo espaço nas traseiras para fazer uns churrascos com os amigos em privacidade :-) As paredes antigas preocupam-me na otica da humidade; senão julgo que é uma pena mandá-las abaixo. Faltam janelas para o lado da rua mas isso é porque foram fechadas no passado por segurança se bem me parece, certo?
  11.  # 12

Colocado por: Raizes
    Quanto ao armangar, acho que tem ali um belo espaço nas traseiras para fazer uns churrascos com os amigos em privacidade :-) As paredes antigas preocupam-me na otica da humidade; senão julgo que é uma pena mandá-las abaixo. Faltam janelas para o lado da rua mas isso é porque foram fechadas no passado por segurança se bem me parece, certo?

Sim, o quintal é bastante agradável ao final da tarde e, embora não tenha saída para a rua, compensa esse facto pelo sossego.
    A falta de janelas acho que era comum nas construções mais antigas. Com menos aberturas as casas ficavam mais frescas de verão e conservavam o calor de inverno graças às paredes grossas. Para iluminação usavam as telhas de vidro. A segurança acho que ninguém prestava muita atenção a isso, quando fui crescendo íamos a casa uns dos outros e bastava jogar a mão pelo postigo aberto para destrancar a porta, enfim, outros tempos.

Actualizando a minha situação: já falei com construtores e com arquitetos e cada um tem a sua opinião hehe. Estou à espera de orçamentos para projetos para construção. Já foi feita uma medição e para variar nada bate certo com a caderneta :/
    Para me entreter, fiz um esboço do exterior em 3D no Sketchup, nada de especial. O interior ainda está tudo em aberto, se alguém quiser contribuir aceito sugestões para um T2.
      3d.png

0.0118 seg. NEW