Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Pretendo arrendar o meu imovel pela 1ª vez.

    Quero fazer tudo completamente legal, pagar os impostos todos etc para meu bem e para bem do futuro arrendatário.

    A questão é que não faço ideia por onde começar. A minha ideia era publicitar no OLX e fugir a imobiliárias.

    Alguém me consegue ajudar?

    Minuta de contrato ao abrigo da nova lei do arrendamento?

    Devo ir as finanças?

    Que procedimento devo seguir?


    Agradeço antecipadamente a ajuda que possam dar.
    •  
      jccp
    • 6 abril 2015 editado

     # 2

    Pde por no olx e em todos os sites de anuncio online...mas vai receber bastantes telefonemas de imobiliárias

    ponha o nº de tf numa janela ou varanda

    peça irs ,recibos de ordenados e fiadores aos candidatos a inquilinos

    faça um contrato e registe nas finanças/ou no site da AT

    há minutas online para contratos de arrendamento


    passe recibos da renda,tambem disponiveis através do site das finanças a partir de maio...se o senhorio tiver mais de 65 anos pode faze-lo em papel
  2.  # 3

    Colocado por: PAULOEe fugir a imobiliárias.

    Porquê?

    Arrendar hoje e pagar uma renda a uma imobiliária é exactamente o mesmo que arrendar daqui a 30 dias sem imobiliária, e melhor do que arrendar daqui a 2 meses sem imobiliária.
    •  
      jccp
    • 6 abril 2015

     # 4

    faça um seguro da casa.

    peça o certificado energetico a uma agencia especializada...é obrigatório mas praticamente não há fiscalização,nem se quer pedem quando se regista o contrato,mas se quer fazer tudo certinho tire o certificado é mais ou menos 250€ depende da area da casa

    acho que é mais ou menos isto
    •  
      jccp
    • 6 abril 2015

     # 5

    Colocado por: Picareta
    Arrendar hoje e pagar uma renda a uma imobiliária é exactamente o mesmo que arrendar daqui a 30 dias sem imobiliária, e melhor do que arrendar daqui a 2 meses sem imobiliária.


    o problema com as imobiliarias é que alugam ao 1º que aparecer para faturarem a comissão...salvo raras excepções nenhuma delas está para se preocupar se os inquilinos têm condições ou não para suportar a renda..e quem se lixe é o senhorio.

    já várias vezes me telefonaram da (s) imobiliária (s) a dizerem que tinham a casa arrendada e quando eu exigia ver irs recibos de ordenado ...nikles
  3.  # 6

    Colocado por: jccpo problema com as imobiliarias é que alugam ao 1º que aparecer para faturarem a comissão...

    Pensava que era o proprietário que decidia as condições dos candidatos e arrendava...
    •  
      jccp
    • 6 abril 2015

     # 7

    Colocado por: PicaretaPensava que era o proprietário que decidia as condições dos candidatos e arrendava..


    pois,devia ser assim, mas se o senhorio mora longe da casa a arrendar e não tem meios ou conhecimentos para verificar a papelada arrisca-se a ser entalado...e se confiar cegamente no vendedor (que patuá têm eles) então quando der por ela é tarde.

    chame-me racista mas eu especifiquei bem a um vendedor que não queria lá ciganos...surpresa...quando vou á imobiliária assinar o contrato estava lá o lelo...pois é!!

    não digo que todas as imobiliarias trabalham assim...mas que as há,há.

    comissão da imobiliária...uma renda,paguei, mas para me dar o recibo tive que lhe pagar o iva...lol...e mais,assustaram-me logo:olhe que é necessario o certificado energético:!sa finanças estão a exigir!!!"...ahahahahh para comerem mais uns trocos no certificado...mas tudo bem business é business

    desenrasco-me melhor sozinho,obrigado
    Concordam com este comentário: Morilo, FilipeOliveira78
  4.  # 8

    Até a data, o arrendamento corre bem. inclinos cumpridores.

    Obrigado pela ajuda.
 
0.0126 seg. NEW