Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia.

    Pretendo montar um sistema de rega (um pouco arcaico), para um terreno onde tenho relva.

    O terreno tem 25m de comprimento por 15 de largura. Ao lado tenho um grande tanque de água.

    O objectivo seria:

    Colocar no tanque uma daquelas bombas eléctricas de água sujas, tipo esta ( http://www.aki.pt/jardim/equipamento-de-jardim/rega-e-gestao-da-agua/bombas/bomba-submersivel-para-aguas-sujas/Bomba%C3%81guasSujas-P33149.aspx#.VSTmBdzF_ik ), ligada a um/dois daquelas aspersores que andam à volta (como há nos terrenos agrícolas).

    Será que este tipo de bombas, tem capacidade para dar pressão aos piscas? O tanque está ao nível do terreno, portanto a elevação da água será só a necessária para mandar a água longe através dos piscas.
  2.  # 2

    Arcaico quer dizer: antiquado, velho, antigo. Será isso que você quer?

    Veja também no Leroy Merlin.
  3.  # 3

    Realmente, rudimentar ou simples será mais adequado.

    Basicamente, será uma bomba, uma mangueira, e 1 ou 2 aspersores no meio do terreno.

    A minha principal duvida é saber se essas bombas de 400W (escolho estas de águas sujas porque são das mais baratas) são suficientes para os aspersores projectarem a água a uma distancia de cerca 6/7 metros.
  4.  # 4

    Penso que não tem pressão suficiente. Essas bombas são de elevação. Use uma qualquer de superficie com entrada e saida de 1" ou mais, um controlador de pressão na saida e liga a restante tubagem a partir dai. Coloque válvulas de corte à saida da bomba e em qualquer circuito que alimente.
    Uma bomba barata e durável é por exemplo as da LEO:
    Concordam com este comentário: LuisPereira
      DSC_0004.JPG
  5.  # 5

    È esta aqui: http://www.hidraulicart.pt/loja-online/bombas-superficie/bomba-de-agua-superficie-mew-jet100-4346/

    Se for, também só tem 750w. Deverá ser suficiente, o problema é que custa cerca de 100€.
  6.  # 6

    È esta aqui: http://www.hidraulicart.pt/loja-online/bombas-superficie/bomba-de-agua-superficie-mew-jet100-4346/

    Essa é ótima. E é autoferante, é boa para aspiração negativa (puxar de uma poço). Tenho duas dessas e nunca dão problemas.
  7.  # 7

    As submersíveis, dão a impressão de serem mais práticas. Isto porque, o sistema de rega não é fixo. É para usar 2/3 vezes por semana no Verão, e voltar a arrumar.
  8.  # 8

    Começo a estar mais inclinado para uma bomba de superfície em detrimento de uma submersível.

    Comparando duas, com o mesmo preço e a mesma potencia, verifica-se que a de superfície atinge uma pressão de 3.5 bar contra 0.8 da submersível. 4 vezes mais pressão.

    Apesar disso a submersível, tem quase 3 vezes mais de caudal hora que de mais potencia???

    Superfície: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Rega/Rega-de-superficie/Bombas-de-superficie-e-grupos-de-pressao/13719454.aspx

    Submersível: http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Jardim/Rega/Rega-de-superficie/Bombas-de-aguas-limpas-e-sujas/13427974.aspx
  9.  # 9

    A potência de uma bomba hidráulica é função do caudal e altura manométrica (pressão).
    Bombas com igual potência podem ter curvas de pressão/caudal diferentes. A mesma potência pode corresponder a uma altura manométrica maior mas em consequência terá um menor caudal. Se tiver um maior caudal terá uma menor capacidade de pressão.
    As características e número de aspersores é que permitem dimensionar uma bomba com um determinado caudal/altura manométrica. Por outro lado, em função do desenvolvimento da rede de rega, poderá haver necessidade regulação do caudal que evite diferenças de área de rega entre os aspersores mais próximos e mais afastados da origem.
    Estas considerações terão mais ou menos importância em função da dimensão da instalação.
 
0.0142 seg. NEW