Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 8 abril 2015 editado

     # 1

    Na minha casa, além da instalação doméstica de água , tenho torneiras no exterior e um sistema de rega automática.

    Quando passo os fins de semana fora e também nas férias, fico sempre com receio que algum tubo rebente ou que alguém por vandalismo vá ao jardim abrir uma torneira.

    Por isso, seria muito útil que eu conseguisse receber no telemóvel alarmes de fuga de água, e ter acesso remoto aos consumos diários de água. Também seria interessante poder fechar a água remotamente...

    Alguém conhece um contador de água inteligente que faça este tipo de coisas?

    Nota: já tive uma pequena fuga num tubo exterior que me custou umas centenas de euros em água...
  1.  # 2

    Colocado por: euAlguém conhece um contador de água inteligente que faça este tipo de coisas?


    Não me parece que haja contador de água que faça isso tudo.

    Tem que fazer isso por partes: controlar o gasto de água, cortar a água e avisar no telemóvel.

    Para controlar o gasto basta ligar um 'reed switch' (não sei o termo correcto em português) ao contador de água. Quase todos os contadores de água recente têm suporte para esses switchs. Isso não é mais do que um interruptor que activa quando o o ponteiro lá passa, criando um impulso. Basta monitorizar esse impulso para ver se está a gastar ou não. Com domótica isso faz-se facilmente mas assim isolado não sei, mas deve haver concerteza algo para isso.

    Para cortar a água basta uma electroválvula logo após o contador.

    Para avisar no telemóvel... há imensas maneiras.


    Se calhar com um raspberry ou um arduino consegue fazer isso tudo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, electrao
      Hydrometer-Photo-Reed-Switch.jpg
  2.  # 3

    Colocado por: euQuando passo os fins de semana fora e também nas férias, fico sempre com receio que algum tubo rebente


    Eu também. Por isso é que corto a água na torneira junto ao contador... :)

    Custa zero euros. :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 4

    ...Isso tudo é possivel, basta instalar um sistema de domótica.
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
  4.  # 5

    OK, voltei a ler e encontrei as palavras "sistema de rega automática", pelo que cortar a água tout court não é provavelmente uma opção.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 9 abril 2015 editado

     # 6

    Pois o problema é mesmo a rega automática... o problema não é só o jardim, mas também uma pequena horta. Sem a rega automática, nas férias de agosto ficava tudo seco...

    Estou a ver que vou ter mesmo que usar vários componentes diferentes. É pena que não exista um contador que faça isso tudo... simplificava as coisas.
  5.  # 7

    mesmo que exista um contador assim, nao me parece que o SMAS ai da zona o ia deixar instalar!!
  6.  # 8

    Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo que exista um contador assim, nao me parece que o SMAS ai da zona o ia deixar instalar!!


    Pode manter o contador da companhia (para facturação) e ter um contador para outros usos. Assim a companhia das águas não tem como implicar!
  7.  # 9

    eu durante um ano tive um contador Inteligente....... era tao inteligente que nao contava, depois as aguas do sado trocaram por um menos inteligente!
  8.  # 10

    Colocado por: loverscouteu durante um ano tive um contador Inteligente....... era tao inteligente que nao contava, depois as aguas do sado trocaram por um menos inteligente!
    conheço muitos que tanto contam como descontam!
    • eu
    • 14 abril 2015 editado

     # 11

    Colocado por: Sergio Rodriguesmesmo que exista um contador assim, nao me parece que o SMAS ai da zona o ia deixar instalar!!

    Obviamente que é para instalar depois do contador do SMAS... quando construí a casa já deixei uma caixa do lado de dentro do muro para fazer isto e também para instalar um regulador de pressão (*) (e para um filtro, que já lá está), mas com tanta confusão que ocorreu no final da construção, só agora tenho tempo e paciência para tratar da questão.

    (*) A pressão aqui é tão elevada que tenho receio que estrague alguma máquina.
  9.  # 12

    Existe contadores de impulsos simples rasgo 48x48 mm ou 48x96 mm, em que têm um contacto para impulso e um para reset dos mesmos impulsos.
    Procure por pulse counter. Isto se só quiser ler o consumo de água dentro de casa, se for para ver remotamente aí já é mais dispendioso.
  10.  # 13

    Um contador com saída para um modem GPRS e até lê no telemóvel.
  11.  # 14

    Colocado por: eu(*) A pressão aqui é tão elevada que tenho receio que estrague alguma máquina.

    Há redutores de pressão no mercado

    Com indicador, sem indicador ...



    Também tem reguladores de pressão

  12.  # 15

    http://www.resopre.pt/web/misc/pdf/592.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  13.  # 16

    Com este tipo de relais, pode conseguir fazer o que pretende, na primeira foto é um contador de passagem (ou se o seu contador permitir mete um Reed switch9, na segunda o relais GPRS SMS e na terceira uma válvula magnetica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
      G3-4-font-b-Water-b-font-Flow-font-b-Sensor-b-font-font-b-Switch.jpg
      Relay sms.jpg
      magnetventil.jpg
  14.  # 17

    É possível eu requerer um contador de água só para a rega automática?
    Tem custos.
  15.  # 18

    Colocado por: futsalÉ possível eu requerer um contador de água só para a rega automática?
    Tem custos.


    depende da zona.....em setubal (aguas do Sado) é possivel pedir um contador para rega e piscina. os custos sao os mesmos de pedir um ramal e contador normal...

    alem destes custos iniciais o preçario é diferente. convem fazer contas ao consumo para ver se realemnte compensa ter este contador ou nao
  16.  # 19

    Colocado por: euNa minha casa, além da instalação doméstica de água , tenho torneiras no exterior e um sistema de rega automática.

    Quando passo os fins de semana fora e também nas férias, fico sempre com receio que algum tubo rebente ou que alguém por vandalismo vá ao jardim abrir uma torneira.

    Por isso, seria muito útil que eu conseguisse receber no telemóvel alarmes de fuga de água, e ter acesso remoto aos consumos diários de água. Também seria interessante poder fechar a água remotamente...

    Alguém conhece um contador de água inteligente que faça este tipo de coisas?

    Nota: já tive uma pequena fuga num tubo exterior que me custou umas centenas de euros em água...

    Tem que instalar um datallogger ao contador. Não há contador que faça isso .

    Datallogger Tipo Zeben LC2+ da microcom. Que custa 250 euros. Nele tem de colocar um cartão GSM com assinatura.
    Depois ou tem um servidor em casa onde instala o software ou paga licença anual Zeus web.
    Ao contador tem de ligar um gerador de impulsos, para ligar ao datalogger. Custa 30 euros
    Zeus web funciona em Android
    Ai recebe notificações, em função de alarmes que possa configurar, consumos da habitação e pode, programar pelo algoritmo, em caso de rotura o fecho da agua por eletrovalvula
    • eu
    • 30 maio 2019 editado

     # 20

    Obrigado callinas, mas isto foi em 2015.

    Entretanto, pouco tempo depois de criar este tópico, comprei um contador com gerador de impulsos incorporado, liguei-o a um raspberry PI com modem GSM e funciona perfeitamente: guarda logs de consumos, faz estatísticas e avisa-me por SMS quando gasta mais que x m3 de água por dia.
 
0.0179 seg. NEW