Iniciar sessão ou registar-se
    • jcab
    • 9 abril 2015 editado

     # 1

    Boas,

    O apartamento onde actualmente vivo com o meu pai, pertence ao meu pai e à minha mãe.

    Primeira pergunta:
    A minha mãe faleceu em 2007, pelo que o apartamento passou a ser 75% do meu pai e 25% meu. Certo?

    A partilha contudo ainda não foi efectuada. A carta referente à cobrança de IMI vem sempre em nome de:
    NOME DA MINHA MÃE - CABEÇA DE CASAL DA HERANÇA DE
    Representado por: NOME DO MEU PAI

    Segunda pergunta:
    O meu pai não fez a partilha. Quando ele falecer, eu continuo com direito aos supostos 25%, não tendo feito a partilha enquanto ele ainda estava vivo?


    Cumpts.
  1.  # 2

    Tem irmãos ou é filho único?
    • jcab
    • 9 abril 2015 editado

     # 3

    Tenho irmão. Mas é irmão com pai igual e mãe diferente.

    Portanto, quando a minha mãe faleceu, 50% da parte da minha mãe vai para mim e os restantes 50% para o meu pai.
    Resultando um total de 25% para mim e 75% para o meu pai.

    E quando o meu pai falecer, ficaria eu com 25% + 37,5% = 62,5% e o meu irmão com 37,5%.

    Certo?

    Mas as minhas questões da primeira mensagem permanecem.
  2.  # 4

    Colocado por: jcabA minha mãe faleceu em 2007, pelo que o apartamento passou a ser 75% do meu pai e 25% meu. Certo?


    certo.

    Colocado por: jcabQuando ele falecer, eu continuo com direito aos supostos 25%, não tendo feito a partilha enquanto ele ainda estava vivo?


    sim

    Colocado por: jcabE quando o meu pai falecer, ficaria eu com 25% + 37,5% = 62,5% e o meu irmão com 37,5%.


    certo
  3.  # 5

    Obrigado.

    Agora falta só isto:

    Segunda pergunta:
    O meu pai não fez a partilha. Quando ele falecer, eu continuo com direito aos supostos 25%, não tendo feito a partilha enquanto ele ainda estava vivo?

    Qual a diferença entre fazer esta partilha agora, enquanto estiver ainda viva, ou depois?
  4.  # 6

    Colocado por: jcabO meu pai não fez a partilha. Quando ele falecer, eu continuo com direito aos supostos 25%, não tendo feito a partilha enquanto ele ainda estava vivo?


    Já tinha respondido, sim.

    Colocado por: jcabQual a diferença entre fazer esta partilha agora, enquanto estiver ainda viva, ou depois?


    Em termos práticos...nenhuma...
 
0.0112 seg. NEW