Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boa tarde

    gostaria de saber qual a melhor opção no meu caso, na qual vou passar a descrever, se alguém que saiba das leis e normas nestes casos agradecia a ajuda.
    tenho um apartamento no porto do qual estou a pagar um crédito habitação e gostaria de vender para comprar um em Vila Nova de Gaia, uma vez que a minha vida é toda lá, gostava de saber o que vou ter que pagar ao banco, finanças, etc. Tenho este crédito já à 6 anos com um spread muito bom ( 0,7) , sei que agora não vou conseguir abaixo dos 2% mas a minha vontade é mesmo muita de mudar de zona , uma vez que também pouparia no combustível, visto trabalhar em Vila Nova de Gaia.

    Obrigado
    • RuiLR
    • 10 abril 2015 editado

     # 2

    O que fica a pagar ao banco depende do diferencial de crédito (entre o que tem e o que vai contrair) e do prazo para o seu pagamento. Mas é sempre um novo empréstimo, ou seja, um novo contrato. Vai ser sempre penalizado por causa do spread.

    Faça as contas ao combustível, mas parece-me que não é por aí. São 20 km (ir e voltar) mas se continuar a utilizar o carro em Gaia para ir trabalhar, não vai cortar totalmente nesta despesa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  2.  # 3

    Pensei que o pessoal do Norte já dizia Gaia :)
    Bom...André 2015...porque não tenta ir a uma agencia imobiliária, eles podem ter clientes interessados em trocar de casa, especialmente se for para ir para o Porto. Por exemplo ainda há pouco estive a ver a Bolsa de Permutas da Remax, náo sei se as outras agências têem também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  3.  # 4

    Obrigado por responderem, em relação ao combustível sim tem razão, embora possa poupar algum, mas a questão principal é mesmo que quero mudar para Gaia, porque tenho lá tudo... Menos a casa :-) O montante que devo será abatido quando vender o imóvel certo? O apartamento custou 70 mil, pedi 62 mil, devo cerca de 56 mil, em principio conseguirei vender pelos mesmos 70 mil.
    A nível de finanças o que poderá acontecer, ao vender e comprar outro imóvel?
    AnaPaula sim terei de ver essa opção, mas já me disseram que é muito difícil conseguir fazer permutas...
  4.  # 5

    Colocado por: André2015A nível de finanças o que poderá acontecer, ao vender e comprar outro imóvel?

    Nada, uma vez que diz:

    Colocado por: André2015O apartamento custou 70 mil......vender pelos mesmos 70 mil

    Mais valia zero, IRS zero...
    De qualquer forma, mesmo que haja alguma mais valia (por força do VPT, por exemplo) não haveria impostos a pagar uma vez que se trata de reinvestimento. Note-se que estes aspectos são independentes dos créditos e dos seus impostos e custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
    • RuiLR
    • 11 abril 2015 editado

     # 6

    A fiscalidade para a troca de casa é a mesma aplicada à aquisição. Ou seja, as regras são as mesmas.

    No seguimento daquilo que já aqui foi dito pelo El_58, deverá analisar bem a situação no sentido de apurar se há ou não mais-valia, se essa mais valia é reinvestida (ou não) na compra da casa nova, etc.

    http://www.deco.proteste.pt/casa/comprar-vender-casa/simule-e-poupe/quanto-pago-ao-fisco-pela-venda-da-minha-casa

    Já pensou em vender a casa para arrendar outra (em vez de comprar)?
    É possível que o seu banco possua um fundo de investimento imobiliário onde poderá vender a sua casa para depois arrendar uma casa desse fundo.

    Relativamente ao crédito não se esqueça que, mesmo que o banco lhe baixe o spread para um valor de 2%, para ter a noção dos custos inerentes ao crédito, aquilo que deve analisar é a Taxa Anual Efectiva Revista (TAER). É a TAE do empréstimo com os custos associados à aquisição de produtos e serviços financeiros que vai ter de contratar com o novo empréstimo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
  5.  # 7

    Obrigado mais uma vez pela vossa disponibilidade, estive a pensar e vou pôr através de uma imobiliária.
    Algumas dúvidas que tenho sobre as imobiliárias se me puderem responder agradecia :-)
    - Existe contratos?
    - Se por acaso no final não for vendido o apartamento através de imobiliária temos de pagar algo à mesma (imobiliária) ?
    - Quem paga as despesas que a imobiliária tem? por exemplo a deslocação e tempo que eles fazem com os possíveis compradores ao visitarem o nosso imóvel...

    Muito obrigado pelo vosso tempo :-)
  6.  # 8

    Colocado por: André2015- Existe contratos?

    Sim


    Colocado por: André2015- Se por acaso no final não for vendido o apartamento através de imobiliária temos de pagar algo à mesma (imobiliária) ?

    Não

    Colocado por: André2015- Quem paga as despesas que a imobiliária tem?

    A imobiliária.
    O André paga a comissão que for estabelecida no contrato, apenas se se concretizar a venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: André2015
 
0.0137 seg. NEW