Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, acabei de comprar um terreno com 2300 m2 e com uma moradia e gostava de fazer obras. A casa foi construída em 1937, pelo que não precisa de licença de utilização, assim queria fazer umas obras de contenção dos danos e mudar o telhado. Queria evitar para já entrar com projeto, pois tenho o empréstimo bancário para pagar e daqui a uns anos pretendo pedir um projeto e ai sim aumentar a moradia, uma vez que esta moradia tem 16 metros de comprimento por 5 metros de largura e paredes de xisto com 75 cm de espessura e para já seria ideal para mim.

E é aqui que entra o meu problema, a área interna útil da casa é apenas de 60 metros quadrados aproximadamente. Assim passo a explicar o que pretendia fazer e gostava da vossa ajuda.

1- Construir uma parede (de bloco ou com outro material) "colada" à fachada da casa (só parte da frente) mantendo exatamente as dimensões das portas e janelas e posteriormente deitar a baixo a parede interna de 75cm de espessura assim ganharia este espaço ao longo da casa.

2 - prolongar o telhado para a frente cerca de 1,5 metros mantendo a inclinação do mesmo, pois o telhado antigo está rente à parede e queria evitar a entrada de água quando chover.

3- Prolongar o telhado (com a mesma inclinação da casa), aumentando o "comprimento da casa" e depois deixar aberto para garagem ou fechar em madeira(fazer paredes em madeira), mas sem acesso à casa (tenho medo é se fechar em madeira o máximo que possa construir seja 10m2).

Estas para já eram as minhas dúvidas, pois eu andei a ler o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação e existem algumas nuances relativas ao que fazer na reconstrução.

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: Pedro.mcr1- Construir uma parede (de bloco ou com outro material) "colada" a fachada da casa (só parte da frente) mantendo exatamente as dimensões das portas e janelas e posteriormente deitar a baixo a parede interna de 75cm de espessura assim ganharia este espaço ao longo da casa.

Isto precisa de licenciamento, e consequentemente de um projecto.

Colocado por: Pedro.mcr2 - prolongar o telhado para a frente cerca de 1,5 metros mantendo a inclinação do mesmo, pois o telhado antigo está rente à parede e queria evitar a entrada de água quando chover.

Idem

Colocado por: Pedro.mcr3- Prolongar o telhado (com a mesma inclinação da casa), aumentando o "cumprimento da casa" e depois deixar aberto para garagem ou fechar em madeira(fazer paredes em madeira), mas sem acesso a casa (tenho medo é se fechar em madeira o máximo que possa construir seja 10m2).

Idem
    Concordam com este comentário: Rafael Fortes
    • HMAF
    • 14 abril 2015

# 3

Colocado por: Pedro.mcrBoa noite, acabei de comprar um terreno com 2300 m2 e com uma moradia e gostava de fazer obras. A casa foi construída em 1937, pelo que não precisa de licença de utilização, assim queria fazer umas obras de contenção dos danos e mudar o telhado. Queria evitar para já entrar com projeto, pois tenho o empréstimo bancário para pagar e daqui a uns anos pretendo pedir um projeto e ai sim aumentar a moradia, uma vez que esta moradia tem 16 metros de comprimento por 5 metros de largura e paredes de xisto com 75 cm de espessura e para já seria ideal para mim.

E é aqui que entra o meu problema, a área interna útil da casa é apenas de 60 metros quadrados aproximadamente. Assim passo a explicar o que pretendia fazer e gostava da vossa ajuda.

1- Construir uma parede (de bloco ou com outro material) "colada" à fachada da casa (só parte da frente) mantendo exatamente as dimensões das portas e janelas e posteriormente deitar a baixo a parede interna de 75cm de espessura assim ganharia este espaço ao longo da casa.

2 - prolongar o telhado para a frente cerca de 1,5 metros mantendo a inclinação do mesmo, pois o telhado antigo está rente à parede e queria evitar a entrada de água quando chover.

3- Prolongar o telhado (com a mesma inclinação da casa), aumentando o "comprimento da casa" e depois deixar aberto para garagem ou fechar em madeira(fazer paredes em madeira), mas sem acesso à casa (tenho medo é se fechar em madeira o máximo que possa construir seja 10m2).

Estas para já eram as minhas dúvidas, pois eu andei a ler o Regime Jurídico da Urbanização e Edificação e existem algumas nuances relativas ao que fazer na reconstrução.

Obrigado

Boa tarde Pedro.

Eu também passei pela mesma situação que acima descreveu, com a excepção do empréstimo ao banco, porque comprei a pronto, numa oportunidade única.

Adquiri um terreno com uma casa com 65m2 construída anteriormente a 1937 com o intuito de remodelar para ir habitando, no entanto o espaço era pouco, o telhado estava precisar de muitas obras e as paredes apesar de estarem boas, eram de "adobo" com algum salitre a nível inferior e com 60cm de largura.

Escusado será dizer que optei por demolir tudo e fazer um projecto para uma moradia com 100m2 de raíz e com possibilidade de aproveitamento do sótão!

No seu caso interessa saber se de facto a casa está minimamente habitável e sem problemas estruturais!

Julgo que antes de mexer no telhado e nalgumas paredes deveria "falar" com um engenheiro de estruturas ou com um técnico projectista, quanto mais não seja para lhe sugerir o que fazer!

Atenção às obras de improviso porque existe muita boa gente que gosta de facilitar e que passa ao lado da responsabilidade.

H
  3.  # 4

Caro Pedro,

Como já dito, todas essas opções carecem de licenciamento. A casa tem um bom pé-direito? Dá para criar um aproveitamento de águas?

Cumprimentos
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  4.  # 5

Meta fotos para receber ideias

Tem de ter 1 papel da câmara da licença habitação antiga depois dai se ela só tem 60 habitavel é sobre pagara nas finanças.... Pode usar o resto dentro 4 paredes ninguém precisa saber
  5.  # 6

Obrigado pelas informações, vou ver se coloco aqui algumas fotos.
    Hoje estive na câmara e confirmei o que já sabia não posso mexer na casa nem sequer colocar janelas tipo velux no telhado, uma vez que como não posso abrir janelas a casa tem muito pouca luz. Um dos problemas da casa é que por fora está um pouco torta de um dos lados mas não poderei mexer Um outro problema é que tenho 2 anos para a tornar habitat pois fiz empréstimo bancário com obras.

Uma outra solução era mesmo partir para um projeto, mas eu não tenho qualquer noção de valores/preços. Alguém me sabe dizer aproximadamente quanto iria ficar fazer um projeto num arquitecto e submete lo à câmara? Seria uma casa simples em forma de L com 180 metros quadrados piso térreo.

Se alguém me poder ajudar agradecia.
  6.  # 7

Aqui ficam as fotos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MaryFr
      DSC03824.JPG
      DSC03836.JPG
  7.  # 8

Foto
      DSC03918.JPG
  8.  # 9

Boa noite Pedro,

Envie-nos email para [email protected] e fazemos-lhe uma proposta.

Obrigado
    Nuno costa
    Www.doisarquitectos.com
  9.  # 10

Boa noite,

Se quiser receber propostas ora para recuperar, ora para edificar de novo, contacte [email protected]

Cumprimentos,
    SMG, Arq

smgarquitecto.com
  10.  # 11

Boa noite
    Caso queira podemos fazer lhe chegar uma proposta.
    Cumprimentos,
    Rafael Fortes
    Arquitecto

laborató[email protected] facebook.lar.laboratoriodearquitectura 963614228
    •  
      FD
    • 20 abril 2015

# 12

Colocado por: Pedro.mcrAlguém me sabe dizer aproximadamente quanto iria ficar fazer um projeto num arquitecto e submete lo à câmara?

Preço médio entre 2.000€ e 5.000€.
    Claro que há mais caro e mais barato mas, esta é a média.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas

0.0173 seg. NEW