Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde, irá ser colocado por uma empresa um recuperador inserivel com ventiladores em lareira existente no meu apartamento, sem lã de rocha c a saida de fumos de 200mm. Gostaria de aproveitar o calor para o hall dos quartos situado na mesma parede atrás da hotte com uma saida de calor ,tenho 2 dúvidas:

    1- Para ter o melhor rendimento quer no hall quer na sala devo usar apenas uma saida de calor direta do recuperador para o hall ou simplemente fazer a despressurização da hotte com 2 grelhas em baixo e cima somente na parede do hall e aproveitar esse calor .

    2- o Recuperador tem entrada de admissão de ar exterior sei que devo usa-lo para renovar o ar mas será obrigatório e como devo fazê-lo, o apartamento estando de frente para a lareira possui alteamento de madeira até ao terraço que são cerca de 2 metros contudo não me parece viável pois o buraco ficava ao nível do terraço do lado exterior pelo que poderia entrar agua da chuva.

    Se tiver alguma dica agradeço desde já principalmente para a primeira questão visto que a segunda só com fotos mesmo que irei postar brevemente .

    modelo em vista Bellido llama cristal 80 (aparenta ter boas características :) ) .

    Digam de vossa Justiça!!!
    Mais uma vez obrigado.

    Ricardo Silva
  2.  # 2

    Eis planta 3d do apartamento...
      render 1.jpg
  3.  # 3

    Render 2 .
      render 2.jpg
    • rfrs80
    • 15 abril 2015 editado

     # 4

    render 3.
      render 3.jpg
  4.  # 5

    não conheço o recuperador mas eu colocava 1 saida ventilada para o hall
    colocava também as entradas em baixo e a saida em cima para despressurização da hotte

    penso que assim ficava com uma distribuição do calor mais homogénea

    colocava também a entrada de ar exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfrs80
  5.  # 6

    Colocado por: fsilva106não conheço o recuperador mas eu colocava 1 saida ventilada para o hall
    colocava também as entradas em baixo e a saida em cima para despressurização da hotte

    penso que assim ficava com uma distribuição do calor mais homogénea

    colocava também a entrada de ar exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rfrs80


    Sim,acho que uma saída direta do recuperador e com grelha regulável para o hall faz sentido, mas as entradas e saídas para despressurização da hotte farei na frente da sala onde fica o recuperador ou na parede do hall ou até mesmo no do quarto que fica nas costas do recuperador...eis a questão!!!


    Como não tenho teto falso e não pretendo fazer para já por isso queria saber a distribuição mais homogénea possível, em casa só tenho gás natural para sanitários e cozinha, nao tenho qualquer radiadores para aquecimento.
  6.  # 7

    a despressurização fazia na sala,
    para o hall dos quartos deixava só uma saída regulável como disse
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfrs80
  7.  # 8

    Hoje falei com outro instalador disse para usar as duas as saídas do recuperador com tubos em forma de x para haver equilíbrio na saída de calor e onde as grelhas terão registo de intensidade, contudo este instalador é defensor da lã de rocha pois diz que evita perda de rendimento do recuperador e proteje a alvenaria da hotte e reduz os cheiros da hotte para a sala. Enfim cada instalador tem a sua forma de instalar devia ser obrigatório haver somente uma forma ...para descomplicar claro.
  8.  # 9

    Colocado por: rfrs80as duas as saídas do recuperador com tubos em forma de x para haver equilíbrio na saída de calor e onde as grelhas terão registo de intensidade

    tendo regulação de caudal nas grelhas acaba por ser irrelevante a igualização da perda de carga das condutas,

    Colocado por: rfrs80contudo este instalador é defensor da lã de rocha pois diz que evita perda de rendimento do recuperador e proteje a alvenaria da hotte e reduz os cheiros da hotte para a sala.

    o isolamento térmico dos recuperadores serve para aumentar o rendimento dos mesmos, no entanto não permite tirar partido de toda a energia gerada pelo mesmo, portanto a menos que se pretenda usar exclusivamente as saídas ventiladas sem qualquer aproveitamento para o espaço onde esta instalado o recuperador a lã mineral é dispensavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfrs80
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealves
    tendo regulação de caudal nas grelhas acaba por ser irrelevante a igualização da perda de carga das condutas,


    o isolamento térmico dos recuperadores serve para aumentar o rendimento dos mesmos, no entanto não permite tirar partido de toda a energia gerada pelo mesmo, portanto a menos que se pretenda usar exclusivamente as saídas ventiladas sem qualquer aproveitamento para o espaço onde esta instalado o recuperador a lã mineral é dispensavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rfrs80


    Colocado por: jorgealves
    tendo regulação de caudal nas grelhas acaba por ser irrelevante a igualização da perda de carga das condutas,


    o isolamento térmico dos recuperadores serve para aumentar o rendimento dos mesmos, no entanto não permite tirar partido de toda a energia gerada pelo mesmo, portanto a menos que se pretenda usar exclusivamente as saídas ventiladas sem qualquer aproveitamento para o espaço onde esta instalado o recuperador a lã mineral é dispensavél.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rfrs80


    Pois entendo, contudo sem utilizar isolamento termico até que ponto somente com as grelhas de despressurizaçao aproveito calor do recuperador/saida de fumos para o espaço do recuperador. inclusive já me falaram que podia abrir saidas ventiladas do recuperador e usar a hotte como "tubo" para as grelhas no hall e no quarto e somente com as grelhas de despressurizaçao em que a superior passava a ser outra saida como a do hall e do quarto mas acho que fissurava a hotte toda e deixada de ter registos para as divisoes.infelizmente o recuperador tambem nao tem registo proprio para controlar o calor da frente do recuperador.

    Jorge alves diga-me no meu caso como faria a instalação para obter máximo rendimento.
  10.  # 11

    não conhecendo em detalhe as características do recuperador, acho que não devia colocar isolamento termico no recuperador e deixar as saidas da hotte para a sala e as ventiladas para os outros espaços,

    se o caudal de ar especifico do recuperador for muito elevado esta ideia pode não ser a mais correcta,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rfrs80
  11.  # 12

    Obrigado pela ajuda Jorge, potencia é 10kw, caudal do ventilador corpo duplo é de 220 m3/hora, saida de fumos 200, rendimento 79% .
  12.  # 13

    Colocado por: jorgealvesnão conhecendo em detalhe as características do recuperador, acho que não devia colocar isolamento termico no recuperador e deixar as saidas da hotte para a sala e as ventiladas para os outros espaços,

    se o caudal de ar especifico do recuperador for muito elevado esta ideia pode não ser a mais correcta,
    Estas pessoas agradeceram este comentário:rfrs80



    Tenho esta ideia pois queria aproveitar a entrada direta de ar de combustão que o recuperador tem com menos de 60 cm de tubo de 100mm resolvo isso , infelizmente não irei conseguir entrada de ar do exterior mais assim posso usar o ar do escritório quando nao estiver a usar a saida de ar quente do escritorio . que Acham?
      instalacao recup.png
  13.  # 14

  14.  # 15

    agora só falta testar!!

    não fez entradas por baixo na hotte??
  15.  # 16

    Colocado por: fsilva106agora só falta testar!!

    não fez entradas por baixo na hotte??


    Fiz uma entrada em baixo 15*15 e outra em cima 15*30 na lateral da hotte, esqueci-me de tirar fotos :(
 
0.0208 seg. NEW