Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Pretendo realizar uma construção de dois pisos, em que o piso inferior é uma cave enterrada que irá servir para instalar uma instalação frigorífica, arrumos e uma casa de banho. Não pretendia que as paredes fossem em betão por causa do custo, e logo o candidato a empreteiro sugeriu paredes em blocos de cimento com tela asfaltica pelo exterior...
    Entretanto reparei que nos aterros dos lotes contíguos aparece água (e que não é da chuva...), devido a estes terrenos estarem localizados numa zona baixa, sendo o solo composto por areão grosso...

Gostaria de saber se esta solução será indicada, visto que a água nasce ali, e não tenho bem a certeza se vou poupar agora a fazer umas paredes em blocos para depois andar a gastar mais tarde para lidar com infiltrações, e sobretudo tendo em atenção que vão ser ali colocadas as instalações frigoríficas?
  2.  # 2

Acho que você já respondeu a você mesmo: faça bem feito para só ter que fazer uma vez. Esse é o tipo de coisas que ou é solucinado na origem ou então nunca mais se resolverá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ts10
  3.  # 3

O que é que está previsto no projecto?

Já falou com o autor do projecto?
    Concordam com este comentário: pc ferreira
  4.  # 4

No meu entender acho que deve fazer como està definido no projecto de estabilidade.
    Em relação ao aparecimento de agua no interior, penso que isso tanto pode acontecer em blocos como em betão armado. O que tem que ser garantido é uma boa drenagem e impermeabilização na zona de encostos de terra...
  5.  # 5

Colocado por: PicaretaO que é que está previsto no projecto?

Já falou com o autor do projecto?
    Concordam com este comentário:pc ferreira

O que ficar no projecto é o que eu puder pagar, e se conseguir gastar 3000, não vou em conversas de gastar 30000 a fazer paredes em betão sem ser preciso...
    No entanto também não quero ir na conversa do candidato a empreiteiro da "meia bola e força"...

Em todo o caso, para o terreno descrito, será que paredes em blocos de cimento uma boa opção?
  6.  # 6

Colocado por: pintomanuelserá que paredes em blocos de cimento uma boa opção?

Não sei. E se a laje cai? se o muro de betão está a suportar a laje, e se vai retirar o muro a laje até pode cair!!
    ...mas já vi que o que interessa são os €€€. Disse isso a quem fez o projecto?
  7.  # 7

Não estou a perceber. Então mas a equipa de projecto vai projectar a solução que poder pagar??? Não deveria ser mais ao contrario : a equipa de projecto deve projectar e encontrar as soluções mais convenientes para a sua construção, de preferência a um custo mais reduzido possivel.

Colocado por: pintomanuelO que ficar no projecto é o que eu puder pagar

Isto é apenas a minha opinião, não sei que equipa de projecto você constratou, mas não me convence...

Vou dar um exemplo : imagine que pretende uma casa de 500 m2, mas não tem orçamento para pagar a estrutura da casa. Não serà melhor diminuir a area, em vez de reduzir a qualidade da construção???
  8.  # 8

Colocado por: Picareta
    Não sei. E se a laje cai? se o muro de betão está a suportar a laje, e se vai retirar o muro a laje até pode cair!!
    ...mas já vi que o que interessa são os €€€. Disse isso a quem fez o projecto?

Há de existir uma estrutura em betão a suportar a laje, as paredes é que serão em blocos...

Colocado por: santosvieiraNão estou a perceber. Então mas a equipa de projecto vai projectar a solução que poder pagar??? Não deveria ser mais ao contrario : a equipa de projecto deve projectar e encontrar as soluções mais convenientes para a sua construção, de preferência a um custo mais reduzido possivel.

Isto é apenas a minha opinião, não sei que equipa de projecto você constratou, mas não me convence...

Vou dar um exemplo : imagine que pretende uma casa de 500 m2, mas não tem orçamento para pagar a estrutura da casa. Não serà melhor diminuir a area, em vez de reduzir a qualidade da construção???

Não estou a reduzir a qualidade da construção, e esta naturalmente deve sujeitar se ao $$$ disponível. Agora a solução para a cave em betão é que me parece exagerada...

Em todo o caso o que entendo é que poderá ser em blocos se for bem feita a drenagem/isolamento...
    • eu
    • 15 abril 2015

# 9

Olhe que fazer em betão não fica assim tão mais caro como se pensa... não custa 30,000 euros nem perto disso...
  9.  # 10

Colocado por: pintomanuelHá de existir uma estrutura em betão a suportar a laje

Exactamente. Por isso mesmo não pode fazer essa alteração sem consultar o projectista.

Quanto aos blocos nas paredes da cave. Esqueça isso e pense em poupar nos acabamentos.
  10.  # 11

Há de existir uma estrutura em betão a suportar a laje

As terras também precisam de ser suportadas, por isso é que são necessárias paredes em betão

0.0141 seg. NEW